Arquivo para a categoria ‘Dose diária de demência’

Dose F5 de demência - 28/07/2009

17:32 | 28/07/09 | Rodrigo Alvares

BM flagra bateria e carregador de celular com
pombo-correio próximo ao Presídio Central (Zero Hora)

Policiais militares flagraram pouco antes das 13h desta terça-feira um pombo-correio no 4º Regimento de Polícia Montada (RPMON) da Brigada Militar no bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre.

A ave caiu no pátio da corporação enquanto transportava um carregador e uma bateria de celular dentro de uma mochila, de acordo com o major João Diniz Prates de Godoy, que responde pelo comando do 4º RPMON:

Foto:André Feltes
6750485.jpg

‘Conseguimos ver que a pomba se dirigia ao Presídio Central.’

De acordo com o major, a força do vento ou o peso do equipamento teria derrubado o pombo, que não apresentava ferimentos graves. Mesmo assim, será encaminhado ao departamento veterinário da Universidade Federal do RS (UFRGS) para observação.

O major Godoy informou que o monitoramento será reforçado no entorno do presídio.”

Dose Lula de agenda futebolística

18:31 | 03/07/09 | Rodrigo Alvares

Foto: Antonio Cruz/ABr
1430at3039.jpg
“Lúcio, que tal a liderança do PT no Senado? Nem gravata o Mercadante me dá”

Sarney empurra enquanto pode

18:40 | 01/07/09 | Rodrigo Alvares

Repórter do CQC é derrubado por
seguranças de Sarney (Último Segundo)

O repórter Danilo Gentili, do programa Custe o Que Custar (CQC) da Band, foi derrubado pelos seguranças do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), nesta quarta-feira. Na chegada do peemedebista à Casa, Gentili tentou perguntar a Sarney ‘como é não ser tão poderoso quanto se pensava’, quando foi agarrado e levado ao chão pelos policiais que escoltavam o mandatário do Congresso.

Foto: AE
4919356danilo_gentili_brasil_272_398.jpg
“Seguranca do Sarney acabou de fazer comigo o que queriam fazer com ele”

Mais tarde, após o encerramento da sessão plenária, Gentili e grande parte da imprensa nacional tentaram conseguir uma declaração de Sarney sobre seu possível afastamento.

Nessa ocasião os seguranças se limitaram a dar cotoveladas e chutes nos calcanhares do repórter do CQC que perguntava: ‘Se o senhor sair da presidência a crise vai acabar ou ficar pior que antes?‘.

Tanto para a reportagem do CQC quanto para os demais veículos de comunicação, Sarney se limitou a dizer: ‘Não vou falar, vocês estão me impedindo de andar’.”

Dose F5 de demência - 25/06/2009

15:19 | 25/06/09 | Rodrigo Alvares

1) “Blog da Petrobras ignora medida do MPF. Fatos e Dados diz que GLOBO ‘requenta factóide de 2006′

petro.jpg

O blog Fatos e Dados, da Petrobras, contestou nesta quarta a reportagem sobre Wilson Santarosa publicada pelo GLOBO alegando que ela “requenta factóide de 2006″. O blog ignorou o fato novo de que o procurador da República Mário Lucio Avelar, do Ministério Público Federal em Mato Grosso, solicitou esta semana a quebra do sigilo telefônico de Santarosa no período de 1º a 15 de setembro de 2006, época em que os aloprados negociaram a compra do dossiê contra tucanos. (…)

NOTA DA REDAÇÃO: A Petrobras prefere ignorar, por conveniência, que um fato novo motivou a reportagem do GLOBO: na investigação sobre o caso dos aloprados, o Ministério Público Federal pediu a quebra de sigilo telefônico de seu gerente executivo de Comunicação Institucional, Wilson Santarosa. Se este ou a empresa têm algum reparo a fazer, devem se dirigir, portanto, ao MP.

Por desinformação ou má-fé, a Petrobras ignora também que o jornalista Anselmo Carvalho Pinto é colaborador do GLOBO há mais de dez anos - uma pesquisa mais detalhada encomendada à sua assessoria de imprensa particular ou a alguns dos mais de cem jornalistas que emprega teria evitado o constrangimento desta informação equivocada.

Se a Petrobras tivesse procurado o GLOBO antecipadamente, teríamos esclarecido isso. O gerente Santarosa não foi ouvido pois a decisão do Ministério Público é uma medida processual pública.”

2) Blogueiro elogia senador e ganha emprego (Blog do Noblat)

Os atos secretos tornados públicos anteontem pelo 1 secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), demonstram que durante o mandato de José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa entre 2003 e 2005 foram criados 67 novos cargos, realizadas 65 nomeações e 18 exonerações. Dos cargos criados, 42 constaram de um ato de 31 de janeiro de 2003, ou seja, um dia antes de ele assumir a presidência da Casa, mas que foram, depois, preenchidos em sua gestão. (…)

Blogueiro da Paraíba, Higino Brito Vieira sempre deu muito espaço para o senador conterrâneo Efraim Morais (DEM-PB), em sua página na internet, com elogios à sua atuação. Em outubro passado, foi nomeado para um cargo comissionado no Interlegis, por indicação do senador. O ato secreto só foi publicado em abril deste ano.

Quem mandou perguntas, que se cuide

14:28 | 24/06/09 | Rodrigo Alvares

Do Painel, na Folha de S.Paulo de hoje (para assinantes):

Palhinha. O piloto do Blog do Presidente será exibido no Fórum do Software Livre amanhã, um dia antes de Lula comparecer ao evento com Dilma Rousseff. O blog usará ferramentas de código aberto do sistema WorldPress, mas ainda não está definido se ficará hospedado nessa rede.”

Espero que não sigam o exemplo do Blog da Petrobras e mostrem respostas para as perguntas enviadas por jornalistas antes de enviá-las a eles.

Dose F5 de demência - 18/06/2009

0:27 | 18/06/09 | Rodrigo Alvares

Mendes compara jornalista a cozinheiro
e vota contra exigência de diploma (Folha)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, defendeu nesta quarta-feira a extinção da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Mendes é relator do recurso. (…)

Mendes chegou a comparar a profissão de jornalista com a de cozinheiro. ‘Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área. O Poder Público não pode restringir, dessa forma, a liberdade profissional no âmbito da culinária. Disso ninguém tem dúvida, o que não afasta a possibilidade do exercício abusivo e antiético dessa profissão, com riscos eventualmente até à saúde e à vida dos consumidores‘, disse.”

Neta de Brizola assina abaixo-assinado pela CPI contra Yeda (Folha)

A neta do ex-governador gaúcho Leonel Brizola, vereadora Juliana Brizola (PDT), assinou nesta quarta-feira o abaixo-assinado em favor da CPI que investiga denúncias de corrupção contra o governo de Yeda Crusius (PSDB). Seu partido, fundado pelo avô, está dividido na Assembléia Legislativa: três assinaram o pedido de CPI e outros três se recusaram a fazer o mesmo.

Sem apoio suficiente para instalar a CPI, a oposição à tucana começou a colher assinaturas da população para pressionar deputados a aderir ao requerimento.

Juliana formalizou seu apoio assinando o abaixo-assinado no gabinete da deputada Stela Farias (PT).

Os petistas esperam que a adesão da neta de Brizola pressione os deputados pedetistas que ainda resistem à CPI. Até agora, a oposição conseguiu 17 das 19 assinaturas necessárias ao requerimento. (…)

Muito cacique para pouco índio

19:58 | 12/06/09 | Rodrigo Alvares

Foto: Domingos Tadeu/Pr
frevo.jpg
“Dilma, não sei se aguento muito mais disso. Te recupera logo, ok? Ok

‘Todos nós somos o cara’, diz Lula em Sergipe (G1)

Ao ser anunciado como ‘o cara’ pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (12), que todo brasileiro é o cara.

‘Meus queridos companheiros e companheiras, na verdade todos nós somos ‘o cara’, disse o presidente, ao iniciar o discurso na cerimônia de inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto. (…)

A Petrobras é nossa

18:59 | 08/06/09 | Jones Rossi

Muito legal essa história de blog da Petrobras. Quem melhor pode ensinar jornalismo ao Brasil que profissionais de assessoria de imprensa? Lembro dos tempos de faculdade, quando todos nós almejávamos o cargo mais alto do jornalismo: assessoria de imprensa. Correspondente de guerra, jornalismo científico? Isso era para os sem ambição, os fracassados.

Ninguém entendeu melhor a internet que eles. Mal posso esperar pelos novos e estimulantes passos dessa galera da pesada que vai aprontar altas confusões contra os malvadões da velha mídia. Imaginem só quando sair o twitter da Petrobras? Falta o Facebook da Petrobras e um perfil no Orkut com fotos do churrasco do fim de semana na plataforma P-alguma coisa, devidamente cheia de comentários dos mil e lá vai cacetada funcionários da comunicação: “KI FOTU BUNITA”. “ME ADD”. “OLHA A CLAUDINHA MAMADA, RSRSRS”.

Na real, achei ótima a iniciativa. Eu tenho o humilde costume de gravar não só minhas entrevistas, mas também o contato com as assessorias de imprensa. Então, nada mais justo que divulgar a conversa inteira. Certa vez, outra estatal de energia simplesmente mandou um email à minha editora na época negando ter dado uma entrevista para mim, simplesmente por não gostarem do que foi publicado. Em vez de refutar com argumentos, o que não poderiam fazer, já que a matéria estava correta, resolveram negar tudo. O problema é que eu tinha tudo gravado, em MP3, disponível via iTunes, RSS e o que mais quisessem.

Então, aproveitando este espírito de transparência suprema, comemoro a nova era estabelecida pela assessoria da Petrobras, que jamais teve a intenção de acossar jornalistas e estragar a apuração prévia. Afinal, se você é jornalista, trabalha sério e consegue informações exclusivas, por que não torná-las públicas via blog da Petrobras, para toda a concorrência ver? Esse negócio de sigilo é tão pré-twitter, tão pré-iPhone apps. Vamos evoluir, gente.

Sent from my BlackBerry Wireless Handheld

Dose diária de demência - 18/05/2009

22:34 | 18/05/09 | Rodrigo Alvares

TAM admite que errou na cobrança das
passagens da mãe de Ciro Gomes (Folha)

A TAM admitiu nesta segunda-feira que errou na cobrança das passagens aéreas do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e de sua mãe, Maria José Gomes, para um voo de São Paulo para Nova York. Ambos viajaram juntos.

Em nota, a companhia aérea informa que houve uma inversão entre os documentos de crédito particulares da família do deputado e os emitidos com recursos da cota parlamentar de passagens.

‘No momento da emissão dos bilhetes, a loja da companhia em Fortaleza trocou, inadvertidamente, os documentos de crédito, emitindo as passagens de Ciro Gomes com créditos particulares da família e os bilhetes de Maria José Gomes com documentos de crédito oriundos da cota parlamentar‘, diz a TAM na nota.

A companhia aérea diz que vai enviar ofício ao Ministério Público Federal para esclarecer os fatos e ‘garantir a integridade das informações prestadas’. A Procuradoria pediu para a TAM as informações sobre as passagens emitidas com uso da cota dos deputados.

Reportagem do site Congresso em Foco desta segunda-feira informa que a Câmara pagou passagens aéreas para a mãe do deputado. (…) Hoje à tarde, a assessoria do deputado voltou a negar que a Câmara pagou as passagens da mãe do deputado e já admitia a possibilidade de a companhia aérea feito uma confusão na forma de pagamento.”

Dose diária de demência - 15/05/2009

19:28 | 15/05/09 | Rodrigo Alvares

Uma causa de peso (Diários de Brasília/ ZH)

O advogado de Yeda Crusius, José Eduardo Alckmin, também presta serviços ao deputado catarinense Gervásio Silva (PSDB), processado no Supremo Tribunal Federal por atentado violento ao pudor. O caso tramita sob sigilo, mas foi tornado público por conta de uma transmissão ao vivo de ontem da TV Justiça.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o deputado teria oferecido carona a uma servidora pública do Estado. Ao chegar a um hotel, ele teria pedido para tomar um banho e, de repente, teria surgido nu no quarto, apenas com uma gravata adornando o pescoço. Ato contínuo, Gervásio teria se jogado sobre a moça na cama. No mínimo inusitada foi a tese de Alckmin para defender o deputado.

‘Essa versão é totalmente inverossímil. Trata-se de uma pessoa com 140 quilos. Nem ela nem a cama aguentariam’, argumentou o advogado’.”

Dose diária de demência - 13/05/2009

16:20 | 13/05/09 | Rodrigo Alvares

Serra diz que Yeda tem condições de
se defender sozinha das denúncias (Folha)

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse nesta quarta-feira que a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), tem ‘condições de se defender’ das acusações de caixa dois durante sua campanha ao governo do Estado, em 2006.

Serra defendeu um ‘exame apurado’ dos depoimentos que ligam a governadora ao esquema de caixa dois antes de conclusões antecipadas que possam prejudicá-la. ‘Isso merece uma averiguação profunda antes de conclusões que podem ser levianas’, afirmou.”

Ex-ministro do TSE vai defender Yeda de acusações (Estadão)

O advogado Eduardo Alckmin passa a responder a partir desta quarta-feira, 13, pela defesa da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, das acusações de uso de caixa 2, na campanha eleitoral de 2006. Alckmin é advogado do PSDB e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No encontro de duas horas, na manhã de hoje, com Alckmin e o advogado Eduardo Ferrão, Yeda Crusius entregou toda documentação da campanha. Sobre as acusações, a governadora disse que é ‘tudo mentira’, ‘tudo calúnia’.

Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini
geddel.jpg
“Devolver a Ford para te ajudar, Yeda? O que eu ganho com isso?”

Ela deve se encontrar ainda hoje com o presidente do seu partido (PSDB), Sérgio Guerra, com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Yeda negou que vá pedir a Arruda agilidade na conclusão do inquérito sobre a morte do seu ex-assessor, Marcelo Cavalcante, que de acordo com as primeiras investigações teria cometido suicídio. Ela visitou em seguida o Ministério de Integração Nacional, onde pediu recursos para resolver problemas no Rio Grande do Sul, provocados pela seca.”

Dose diária de demência - 04/05/2009

16:33 | 04/05/09 | Rodrigo Alvares

O leitor Francisco Machado envia e-mail para contar como é gasto o dinheiro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro:

“Em nome do Princípio da Isonomia e do ‘notório e sabido certo despreparo de enfermeiros, médicos, bombeiros, socorristas’, o deputado estadual Jorge Babu, RJ, protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa obrigar a Secretaria da Saúde a cadastrar e divulgar em seu site todos os soropositivos do estado.

De acordo com o projeto, além do cadastramento, ‘todos os cidadãos contaminados com o vírus HIV deverão portar identificação própria de sua condição’.

babu.jpg

Qualquer semelhança com regimes totalitários, tatuagens de identificação e afins, não é mera coincidência: em 2008, o mesmo deputado foi acusado de chefiar um grupo de milícias na Zona Oeste da capital fluminense. Um ano antes, ainda foi preso (ao lado de Duda Mendonça) por participar de uma rinha de galos…

Eu sei que esse caso vem do RJ, mas devido ao ‘notório e sabido despreparo’ de muitos políticos gaúchos e portoalegrenses, acho que deveríamos nos manifestar contra esse absurdo fascista, discriminatório e antiético por aqui também.”

Leia aqui o projeto na íntegra.

Dose diária de demência - 28/04/2009

23:36 | 28/04/09 | Rodrigo Alvares

Baixo clero se revolta com restrições ao uso
de passagens; líder diz que haverá divórcios (Folha)

A decisão da Câmara de restringir o uso da cota de passagens aéreas da Casa para os deputados e seus assessores diretos revoltou parlamentares do chamado baixo clero –pertencentes a legendas pequenas– que defendem a extensão do benefício aos seus familiares. Nos bastidores, um grupo de ao menos 80 deputados fez duras críticas à decisão da Mesa Diretora, endossada nesta terça-feira pelos líderes partidários da Casa, de modificar a cota das passagens. (…)

Preocupados com o fim da regalia, alguns deputados argumentam que vão terão problemas com suas mulheres porque não poderão mais levá-las a Brasília –onde trabalham quatro dias por semana.

‘A gente vai para um rol de radicalismo que não contribui com a Casa. Muitos parlamentares não têm condições de manter suas atividades aqui e no Estado, precisam levar sua família. Amanhã, [os deputados] vão descasar casais. Muitas mulheres ajudam muito os deputados, elas certamente vão ficar chateadas‘, disse o deputado Luciano Castro (PR-RR).

O deputado Silvio Costa (PMN-PE) –que passou a defender a restrição das passagens depois de criticar publicamente as mudanças– admitiu que muitos parlamentares não ficaram satisfeitos com as limitações. ‘Uma farra de mais 40 anos, quando é mudada, não é muita gente que vai ficar satisfeita. É claro que essa decisão dos líderes deixou muita gente irritada’, afirmou.”

Dose diária de demência - 27/04/2009

13:39 | 27/04/09 | Rodrigo Alvares

Eugênio Rabelo usa cota aérea com time do Ceará (Folha)

O deputado Eugênio Rabelo (PP-CE) bancou com dinheiro da Câmara 77 passagens para 27 jogadores, dois técnicos e três dirigentes do Ceará Sporting Club, além de parentes e amigos dos atletas e radialistas encarregados de cobrir os jogos do time de futebol. (…)

Segundo a reportagem, os bilhetes são de 2007 e foram emitidos no período em que o parlamentar presidiu o clube paralelamente ao exercício do mandato no Congresso.

O Ceará tem a segunda maior torcida do Estado, ao lado de Fortaleza e Corinthians, e atrás do Flamengo, conforme pesquisa Datafolha de 2007.

A Folha informa que, segundo registros das companhias de aviação, Rabelo gastou ao menos R$ 31,2 mil da cota aérea com esses bilhetes. Em pelo menos dois casos, os bilhetes coincidem em data e destino com partidas do Ceará, atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro.”

Dose diária de demência - 24/04/2009

17:56 | 23/04/09 | Rodrigo Alvares

A cura para a Mentalidade Bovina vem aí:

Grupo internacional de cientistas decifra genoma bovino (G1)

Um grupo internacional de cientistas — entre eles participantes brasileiros — acaba de decifrar o genoma do gado bovino. Os pesquisadores também deram o passo seguinte e fizeram uma análise das variações genéticas desses animais, e a expectativa é a de que essas informações tragam uma revolução para as técnicas da criação de gado.

A pesquisa ganhou a capa da prestigiosa revista científica americana ‘Science’ e demonstrou algo que já era suspeitado pelos cientistas: o fato de que o ser humano está geneticamente mais próximo do boi do que do camungongo e do rato, animais mais comumente usados em laboratório para o estudo de doenças humanas. (…)

Divulgação
moo.jpg
“Ruminantes gaúchos foram fundamentais para a integridade da pesquisa”

Além desse impacto na alimentação, os resultados também podem trazer avanços para o estudo de doenças humanas. O genoma bovino mostra que ele pode, em alguns casos, ser o animal mais adequado para a realização de estudos com modelagem de doenças humanas. Isso por conta de sua proximidade genética com o homem — um ancestral comum das duas espécies deve ter vivido há cerca de 95 milhões de anos.”