O show da Esquerda

11:29 | 15/01/08 | Gabriel Brust

Comentário de Arnaldo Jabor sobre Chávez e as Farc no Jornal de Globo de ontem à noite:

“A esquerda mundial já teve um momento de beleza: Che Guevara, Fidel Castro jovem, Cienfuegos, até mesmo o Mao da longa marcha. Era uma bandeira de coragem, da luta por um novo homem. A esquerda já foi esperança. Mas o tempo passou. Depois ela se mostrou incompetente, se corrompeu por dentro, criou uma classe privilegiada, matou milhões em nome da vida, reprimiu milhões em nome da liberdade, mata milhões de fome na Coréia do Norte até hoje. Foi tudo um fracasso histórico e acabou. Só existe na América Latina, como show, e na mente de intelectuais medíocres como um sonho infantil. O show de Chávez se limpando do vexame depois que o rei da Espanha lhe mandou calar a boca foi patético. Aquele arrogante ditadorzão bancando o bonzinho com as crianças. Depois diz que os terroristas das Farc não são terroristas, mas “grupos de insurgentes”. Na hora os terroristas o refutaram: “somos terroristas sim, e financiados pela cocaína. Matamos com grana da droga e seqüestramos mais seis ontem”. E vocês acham que intelectuais europeus e brasileiros têm coragem de denunciar Chávez e as Farc? Eles têm medo de serem chamados de reacionários. Aqueles criminosos na floresta da Colômbia não são os heróis cubanos em Sierra Maesta, não. São traficantes de drogas em nome de um sonho que virou um pesadelo para a América Latina.”

Postado por Gabriel Brust, 11:29, 15/01/08, na(s) categoria(s) Mídia má. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

45 comentários para “O show da Esquerda”

  1. Paulo diz:

    Caro Gabriel: sou obrigado a concordar, apesar de não gostar muito do Jabor.

    Chávez + FARC = PêTê profundo

    Mr. Pê

  2. joelribeiro diz:

    Não falou pouco ,mas disse tudo!

  3. Ricardo A diz:

    Será que o Elvis faz uma camisa com os dizeres: “100% reacionário”?

  4. Ricardo A diz:

    Será que o Elvis faz uma camisa com os dizeres: “100% reacionário”? Compro uma.

  5. maustar diz:

    bom o insigtht da beleza…até pq o chaves é feio pra caramba…até q o jabor muito de vez em quando não fala só bobagem

  6. Gabriel B. diz:

    O Jabor tem alguns bons momentos de vez em quando. E nesse texto ele mostrar um poder de síntese matador.

  7. emf diz:

    O chavez é feio pra caramba mas dizia ontem o JC que havia um affair entre ele e a Naomi Campbell hahahah

  8. Eduardo diz:

    Jabor é comentarista profissional, declara o q seus patroes ordenam. Estive na Finlandia mes passado, pais q faz fronteira com o antigo mundo comunista, onde Lenin viveu exilado por 2 anos, o contato q tive com a forma de vida comunista foi impressionante, um modelo social inteligente e progressista, com algumas correçoes voltarà ainda mais forte. Poloneses, Romenos e Albaneses tb nao reclamam do antigo regime e apontam medidas q o teriam aperfeiçoado, mas nao se mostram arrependidos de forma alguma, alias, o comunismo fez da URSS uma potencia em pouco tempo.

  9. Gabriel B diz:

    Eduardo: teu comentário só confirma o que o Jabor disse. Só mesmo aqui na América Latina seria possível ler um comentário delirante como teu.

  10. emf diz:

    só um comentário! Revolução Dos Bichos ou George Orwell explicam o que o comunismo, e não os ideais socialistas, pode causar!

  11. Lucas C. diz:

    o mais ridículo é essa discussão imbecil “capitalismo X comunismo (ou socialismo)”.

    Acordem, por favor.

  12. Leonardo diz:

    Eduardo, com um comentário destes tu mereces o título de Ideólogo Petista Honorário. Vai pra uma colônia de férias que o Stalin instalou na Sibéria, dizem que o clima lá é ótimo! E eles adoram comunistas!

  13. Gabriel B. diz:

    De fato, Lucas, o que me impressiona é como ainda pode haver essa discussão, há superada em qualquer lugar.

  14. Eduardo diz:

    Gabriel, delirante é vc, nao sou dono da verdade e tb nao aceito a tua verdade sem antes questiona-la. Ouço relatos de pessoas q viveram em tres paises da antiga URSS, tenho um convivio quase diario com eles na universidade, depoimentos de quem viveu o regime, se vcs consideram q possuem condiçoes de avaliar o socialismo melhor do q quem viveu sob o referido…realmente sao muito especiais. Esse ser desprezivel e boçal q é pago pela globo para ser porta voz dos seus interesses nunca deve ter passado perto da embaixada da URSS, muito menos ter vivido um periodo em Moscou, analisando o modelo de administraçao socialista. Esse Jabor é superficial, cinico e debochado, faz mal ao desenvolvimento mental de qualquer um, ao menos o triste comentario gerou aqui uma discussao interessante.

  15. Wagner diz:

    Eduardo, melhor comentário de todos os tempos!!! Até a múmia de Lênin levantou para aplaudir.

    Vou ali comer uma criancinha com o Michael Jackson e já volto.

    W

  16. Paulo diz:

    Esse Eduardo é mesmo brasileiro:

    NÃO DESISTE NUNCA… HAHAHAHAHA

    PELAMOREDEOS… vai morar em Cuba ou na China, cara, e deixa nós tentarmos implantar um pouco de capitalismo por estas bandas.

    Mr. Pê

  17. Flávio diz:

    Eduardo, também existem milhões de admiradores de ditaduras de direita. Hitler, Franco e Pinochet têm defensores ardorosos até hoje. Mesmo aqui no Brasil, quem não conhece um tiozinho saudosista dos “bons tempos” dos milicos? O fato de pessoas lembrarem desses tiranos com nostalgia não os torna menos escrotos. O mesmo critério vale para as ditaduras comunistas, que duraram mais tempo e mataram mais gente.
    Uma dica: há relatos de autores como Alexander Soljenítsin, Vaclav Havel e Ryszard Kapuscinski que talvez possam te ajudar a ter uma visão menos estreita do que realmente foi o “paraíso comunista”.

  18. Eduardo diz:

    Hehehehe, sò nao dou a coisa por decidida, to preparando uma viagem pra Moscou, dificil pq nao da pra ficar pouco tempo, se quiser analisar um pouco mais a fundo a situaçao, avanços e retrocessos q o regime trouxe. Lenin foi um grande cara, ele e Marx foram homens muito fortes, altruistas, foi legal ver o boletim de escola de Lenin, apenas uma nota estava abaixo da maxima no ano todo, ver q Marx tinha uma caligrafia muito parecida com a minha “horrivel”, essas coisas q fazem esses grandes homens descerem do pedestal e se tornarem humanos e nao “comedores de criancinhas”. Outra, convenhamos, o Kremlin é lindissimo.

  19. mcb diz:

    o mais ridículo é essa discussão imbecil “capitalismo X comunismo (ou socialismo)”.

    Acordem, por favor.[2]

  20. Caue diz:

    Cara, esse Eduardo não existe, não é possível. Deve ser um pseudônimo do Walter pra incendiar a gurizada, que anda muito unilateral…

    Indo pra Rússia, no intervalo da excursão pela saudosa ex-URSS, não esquece de perguntar pro pessoal o pq da aprovação colossal do Putin.

    Tu vai descobrir que eles têm curtido o capitalismo às ganha por lá de uns tempos pra cá. Só não curtiam antes pq não podiam.

  21. Paulo diz:

    PUTAQUEOPARIO…

    GRANDESMERDA

    Dizem que Pinochet tinha hemorróidas, e nem por isso o acho mais “humano”.

    Ademais, visitando a Rússia de hoje vai ser difícil entender um regime que já se foi a quase 20 anos.

    Melhor seria se vc fosse pra Coréia do Norte, China ou Cuba.

    Lênin? GRANDE HOMEM, reponsável por quantas mil mortes mesmo? 200? 300? 500?

    Marx? Suas idéias até que eram interessantes, principalmente ao se desconsiderar as fraudes que utilizou para sustentar suas teses.

    Kremlin? Lindo mesmo, e não foi obra dos vermelhos.

    Mr. Pê

  22. Walter diz:

    Eu jamais conseguiria escrever trechos tão $en$a$ionai$, Caue.

  23. Eduardo diz:

    Q Pinochet o caramba, o cara tinha 180 quilos de ouro depositado em um banco em Hong Kong, ele era filhote de banqueiro, nao de socialista. Falso f. de uma p.

    Sabias q o Kzar ordenou q disparassem contra uma manifestaçao pacifica em q morreram 1000 pessoas na hora??? fora os feridos e os q morreram depois???

    Queres mais MORTES??? O Iraque esta cheio… bem fresquinhas, e o Iran??? Queres mais “progresso capitalista”??? Ao inves de socialismo??? Podemos dizer q tu és um assassino??? Desejando tanto assim o sucesso do teu “capitalismo”???? Essa tua certeza imbecil vai te custar caro…talvez um figado sendo extraido pela boca…afinal, matar arabe para financiar um modelo falido pode???

  24. B diz:

    Boa, Eduardo, tua presença é indispensável.

  25. leandro diz:

    Eduardo, aproveita e chama mais gente da tua patota. Vai ser divertido ler as respostas do pessoal da nova corja às imbecilidades esquerdistóides que otários como você adoram vomitar.

  26. träsel diz:

    não devia, mas vou me dar o trabalho de responder como se o eduardo tivesse feito comentários sensatos:

    é muito fácil encontrar romenos, albaneses e às vezes russos insatisfeitos com o “capitalismo”. acontece que nesses países o estado desmoronou e tudo virou caos. não se elimina uma burocracia da noite pro dia sem causar sérios problemas de miséria e criminalidade. a albânia virou anarquia. é óbvio que nenhum cidadão pode gostar disso.

    agora, vai lá e pergunta para um alemão oriental, que viveu uma transição tranqüila, o que acha de antes e depois da queda do muro.

  27. fabs diz:

    os unicos romenos que eu conheço (por o acaso meus vizinhos) acham muita graça quando eu comento que tem gente na américa latina achando comunismo uma opção viável.

    mesma coisa um colega hungaro, que fala que não consegue levar a sério qualquer um que ache comunismo viável.

    e vamos combinar que nem Hungria, nem Romenia, são exemplos do sucesso do capitalismo. É que comparativamente tá muito melhor que antes.

  28. Paulo diz:

    Vou tentar desenhar, Eduardo:

    “Q Pinochet o caramba, o cara tinha 180 quilos de ouro depositado em um banco em Hong Kong, ele era filhote de banqueiro, nao de socialista. Falso f. de uma p.”

    Me referi ao Pinochet não porque acho que ele era socialista, mas justamente por ser ditador e que instituiu um capitalismo que deu certo no chile (faça uma visita lá e me diga o que acha, por exemplo, da fruticultura deles).
    Nem por isso acho que os meios utilizados por ele (ditadura), justificam os fins. Foi sanguinário? foi. Merece o inferno? EU acho que sim.

    “Sabias q o Kzar ordenou q disparassem contra uma manifestaçao pacifica em q morreram 1000 pessoas na hora??? fora os feridos e os q morreram depois???”

    Da mesma forma, não estou defendendo o Czar, pois repudio a violência como forma de tomada ou manutenção do poder.
    Esse fato, entretanto, não serve pra justificar os massacres cometidos pelos revolucionários comunistas russos.
    A violência, infelizmente, é parte da doutrina comunista.
    Marx, referindo-se à Comuna de Paris, disse que um dos seus erros fundamentais “foi a magnanimidade desnecessária do proletariado: em vez de exterminar os seus inimigos, dedicou-se a exercer influência moral sobre eles.
    Engels: “A violência joga outro papel na história, tem um papel
    revolucionário: é, segundo a frase de Marx, a parteira de toda a velha sociedade, é o instrumento com a ajuda do qual o movimento social se dinamiza e rompe formas políticas mortas”.
    Lenin:
    “A liberdade da classe operária não é possível sem uma revolução sangrenta”.

    “Queres mais MORTES??? O Iraque esta cheio… bem fresquinhas, e o Iran??? Queres mais “progresso capitalista”??? Ao inves de socialismo??? Podemos dizer q tu és um assassino??? Desejando tanto assim o sucesso do teu “capitalismo”???? Essa tua certeza imbecil vai te custar caro…talvez um figado sendo extraido pela boca…afinal, matar arabe para financiar um modelo falido pode???”

    Meu amigo: no Iraque e no Afeganistão (acho que você quis se referir a ele, não ao Irã, já que neste as mortes ocorrem nos porões, sem a presença Americana), NUNCA houve mortes sangrentas antes da intervenção Americana. Você tem toda razão. O povo daquela região vivia bem contente, cuidando de suas cabras. Nunca houve massacres de minorias religiosas ou étnicas (curdos, v.g.), ou guerra entre eles mesmos.
    Você está precisando deixar esses manuais de doutrinação de lado e estudar um pouco de história.

    Agora, quanto às agressões verbais, tipo me chamar de assassino, imbecil, e dizer que vou perder meu fígado, que posso fazer?

    É sintoma de alta intoxicação PêTê, de um esquerdopata puro e assumido. Não tenho nem resposta quanto a isso.

    O mais importante: a diferença entre um esquerdopata e um liberal legalista como eu: enquanto um esquerdopata tenta justificar as ilegalidades (crimes) cometidos, quase sempre utilizando a palavra “contexto”, o liberal legalista quer ver aplicada, pura e simplesmente, a lei.

    Mr. Pê

  29. Tosco diz:

    Sinal dos tempos! Nenhum esquerdista ousou apoiar um socialista assumido!
    =oD~

    VIVA LA MODERNIDAD!

  30. Wllian Wallace diz:

    ir para Moscou hoje para entender o comunismo é no mínimo erro experimental.

  31. Sérgio diz:

    Eduardo:

    “Poloneses, Romenos e Albaneses..”

    Eu conheço 2 romenos, 1 ucraniana e 1 lituana - todos eles odiavam o comunismo e passaram fome na época.

  32. eduardo diz:

    Nao sou socialista nem capitalista, creio em uma soluçao de meio, formada pela fusao dos dois modelos.

    Conheço bem o capitalismo americano e europeu, e estou analisando o socialismo q existiu na antiga URSS, sou teimoso o suficiente para nao aceitar as palavras de vcs, ao menos até agora nao existiu nada de verdadeiramente OBJETIVO nos vossos depoimentos, ninguem trouxe argumentos decisivos, hj mesmo tive o depoimento pessoal de uma colega Russa, ela disse q somente os q obtivessem notas acima de 8 podiam ir para a universidade, sempre gratuita, quem nao apresentava desempenho para seguir a universidade poderia entrar nas escolas tecnicas e entrar no mundo do trabalho. Se o estudante se mostrasse, posteriormente, capaz poderia voltar à universidade, sempre na area profissional desenvolvida. O Estado determinava qual o curso universitario q o estudante deveria seguir, dentre aqueles q existia mais carencia no sistema. Em todos os momentos o Estado te contrata, emprego era funçao do Estado, quando alguem casava e constituia familia fazia requerimento de um apto e o Estado providenciava.

    Ouvir depoimentos sobre o tema é o correto, agora, uma coisa é ouvir jabor, outra um cidadao russo ou polones.

    O socialismo é dialético, preve nao a sua morte mas a sua evoluçao, seguramente os paises q adotaram esse regime nao caminham para o capitalismo, esse tb cheio de defeitos, basta ver os lucros dos bancos no Brasil e o sistema de saude norte americano.

  33. Queijo diz:

    Arnaldo Jabor,
    Grande intelectual.

  34. Flávio diz:

    Pior que a crônica do Jabor pega leve com os comunas. Detona as FARC e Chávez, no que está corretíssimo, mas fala com uma certa nostalgia da Revolução Cubana (”heróis cubanos em Sierra Maesta”)…

  35. Flávio diz:

    Pior que em sua crônica Jabor pega leve com os comunas. Detona as FARC e Chávez, no que está corretíssimo, mas fala com uma certa nostalgia da Revolução Cubana (”heróis cubanos em Sierra Maesta”)…

  36. Caue diz:

    “O Estado determinava qual o curso universitario q o estudante deveria seguir, dentre aqueles q existia mais carencia no sistema. Em todos os momentos o Estado te contrata, emprego era funçao do Estado, quando alguem casava e constituia familia fazia requerimento de um apto e o Estado providenciava.”

    Mundo perfeito, de fato. O que será que acontece se eu resolver me opor a esse Estado em algum momento da minha vida?

  37. Stefano diz:

    Jabor é um esquerdoso rançoso e cretino, travestido de Intelectual Arejado d’Ipanema. Só escreve lixo, lero-lero, inutilidades.

  38. wednesday diz:

    “São traficantes de drogas em nome de um sonho que virou um pesadelo para a América Latina” isso é um trecho do manual da TFP Seção Zona Sul ou é um mais um cheirador hipócrita reclamando do fornecimento?

  39. wednesday diz:

    o mais DIVERTIDO dessa galera que frequenta e defende os opiniões dos blogueiros aqui é que NUNCA, eu disse NUNCA atuaram nos lugares onde transitaram. NUNCA debateram política com líder comunitário, agricultor, operário ou qualquer outro segmento. ENTÃO, o PT e o LULA ganharam a eleição. PRONTO: todo mundo virou crítico da política, dos regimes políticos, foi como acharam para dar vazão ao monte de teoria enfiaram da cabeça.

    na vida real, no dia-a-dia, atuaram ou atuam onde mesmo?!?!

  40. Paulo diz:

    Quarta-feira: se você conhecesse o lugar em que morei quase que a minha vida inteira, não falaria isso.

    Já debati política, sim, com empresário, agricultor (pequeno, não grande), operário, enfermeira, professor, profissional liberal.

    E li “As veias abertas da América Latina” com 14 anos. Li o “O Capital”, “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”, e sei lá mais que tantas besteiras, que ainda guardo na minha estante.

    Ninguém tem nada a ver com isso, mas a resposta tem que ser dada: comecei a trabalhar com 12 anos de idade, fui operário, levantei as cinco da manhã pra trabalhar, sofri pra estudar, principalmente o segundo grau noturno, levei um tempão pra começar minha faculdade.

    Hoje, fomado, pós graduado, profissional liberal (graças a Deus bem sucedido), vejo que minhas oportunidades não me foram dadas, nem aos meus irmãos, pelo meu berço (meu pai foi operário até se aposentar), nem pelo Estado.

    Foi através do meu esforço, como deve ser com qualquer um.

    Tenho sérias dúvidas de que teria sido alçado de “casta” caso nosso regime não fosse o capitalismo, ainda que tosco.

    Mr. Pê

  41. Persegonha diz:

    Os poloneses, romenos e albaneses que o tal Eduardo conheceu deviam ser membros do “baixo clero” do partidão… hehehehe

  42. Rodrigo diz:

    Quarta-feira: já fui em trocentas “assembléias” do Orçamento Participativo. Coisa mais democrática do mundo: numa delas, quase mataram um cara na Vila Cruzeiro porque ele queria montar uma rádio com a grana da prefeitura, mas SEM apoiar o cacique local. Muito menos o governo.

    Não vou ficar arrotando onde já estive e quem já li. Isso é coisa de quinta série. Mas posso garantir que conheço o modus operandi dos petistas há décadas, e não depois que Lula foi eleito.

    O cara precisa agüentar gente que acredita que o mundo foi criado por Lula em 2003 e tem formato de estrela. É dose.

  43. Willian Wallace diz:

    todo petista acredita que seus opositores nunca leram, argumentaram, viveram, assistiram, discutiram, participaram, etc, etc. Certamente não. Todos opositores do petismo ficam o dia inteiro lendo Caras e tomando 12 anos.

    Será que eles não vão mudar a tônica da lavagem cerebral? Esse negócio de que nós somos puros, cultos, idealistas e altruístas que salvarão o povo já fede mais que carniça de cavalo.

  44. Carlos Alberto diz:

    Está cetíssimo o Jabor. É isso ai.
    E a oposição, onde está que não faz nada?

  45. Carlos Alberto diz:

    Está cetíssimo o Jabor. É isso ai.
    E a oposição, onde está que não faz nada?

Comente