A/C Pê Tê Campu$ do Vale (UFRG$)

17:11 | 15/01/08 | Walter Valdevino

Hong Kong tem a economia mais livre do mundo; Brasil fica em 101º

Hong Kong é a economia mais livre do mundo pelo 14º ano consecutivo, na frente de Cingapura, segundo estudo divulgado nesta terça-feira pelo centro de análises “The Heritage Foundation”.

O Brasil aparece na 101ª posição, com 55,9% de liberdade econômica, que o coloca em um intervalo classificado como “relativamente não-livre”. Quanto mais alta a pontuação, menor o nível de interferência do governo na economia.

A corrupção e as relações de trabalho foram os fatores que mais ajudaram a reduzir o conceito do país em 2007, segundo a fundação. “Os impostos sobre pessoa física e jurídica são um fardo“, diz o relatório.

Entre as dez categorias avaliadas, o país teve a menor pontuação no item corrupção (37%), e o maior, em governo (88,8%). O item trabalho apontou 63,8% de liberdade. A Heritage Foundation diz que corrupção ela está presente em licitações públicas e também em tribunais das instâncias menores, e isso pode desencorajar investimentos.

Entre os países da América Latina, o Chile aparece em oitavo lugar na lista mundial de economias abertas, à frente da Suíça e Reino Unido.” (Folha Online)

Postado por Walter Valdevino, 17:11, 15/01/08, na(s) categoria(s) Demência seletiva. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

11 comentários para “A/C Pê Tê Campu$ do Vale (UFRG$)”

  1. Mangaba diz:

    Culpa de décadas sob o NEOLIBERALI$MO!

  2. Cisco diz:

    OK, seguindo a promessa do Walter, para quando é o fechamento d’A Nova Corja?

  3. Paulo diz:

    Alguém pode desenhar pra mim (em esboços detalhados, please) a metodologia utilizada?

    NUNINTINDINADA

    Mr. Pê.

  4. Pellizzari diz:

    Chile, eu disse.

  5. Walter diz:

    Azar é o de vocês. Sou um monstro neoliberal (apesar de bolsista do Lula). Não se confia em monstros neoliberais, portanto não cumprirei minha palavra e não deletarei o blog.

  6. Paulo diz:

    Parabéns, Pellizzari, vais ganhar um prêmio.

    Boa Walter, arregaça as mangas e mostra que neoliberalismo = fascismo

    hehehe

    Mr. Pê

  7. Mário Covas diz:

    O Brasil precisa de um choque de capitalismo.

  8. Willian Wallace diz:

    http://www.heritage.org/index/countries.cfm

    O legal é que no grupo do Brasil só tem países desenvolvidos. Quem não observar o padrão presente nessa lista ganha de presente uma viagem para a Coréia do Norte.

  9. Willian Wallace diz:

    esqueçam a redundância, please.

  10. adso diz:

    chorei agora ao saber que vivemos num país de economia pouco livre.
    achava que eu me sentia mal por outros motivos, mas agora descobri que isto que é o problema. :(

  11. Walter diz:

    Foi mal, adso.

    É que achei que alguns itens avaliados ali na pesquisa - como liberdade para capitalistas malvados abrirem seus botecos na esquina e gerar emprego; quantidade absurda de taxas que os mesmos capitalistas malvados donos dos botecos precisam pagar para ter o boteco aberto; incapacidade da Ju$ti$a de impedir o fornecedor do boteco de dar calote e de manter na cadeia o marginal que tentou assaltar o boteco - tivessem alguma relação com a nossa maior preocupação de classe méRdia desocupada que fica postando/comentando em blogs: medo de sair na rua e levar um tiro no meio da cara.

    Mas devo ter me enganado. DescuLLpa.

Comente