Aseredu cuntinua num intendendu a Tenéti

0:16 | 25/06/08 | Marcelo Träsel

As fortes emoções das últimas semanas no Bovinão distraíram a Nova Corja para problemas muito mais sérios para o cotidiano do cidadão — porque, francamente, achincalhar a desgovernadora é divertido e tal, mas não vai realmente mudar a vida de ninguém. Agora, se o substitutivo que reúne três projetos de lei completamente dementes que tentam regular o uso da Internet for aprovado, podem ter certeza de que a vida vai ficar bem mais difícil para todo mundo.

1150ac0011image_media_vertical.jpg

Ainda num tendí a Tenéti num sinhô, mais u Bradescu mi pagô a campanha pra aprová essi projetu! (Foto: Agência Brasil)

O capitão desses projetos é ninguém mais, ninguém menos do que o senador Eduardo Azeredo (P$DB), de quem o caro leitor provavelmente se lembrará pelo envolvimento no Valerioduto. Conforme o repórter Rodrigo Oliveira descobriu na época em que Azeredo tentou aprovar seu primeiro projeto demente para a Internet, o senador mineiro recebeu dinheiro do Bradesco para sua campanha. Coincidentemente, o banco é proprietário da Scopus, uma empresa de autenticação de dados, das poucas capazes de implementar os sistemas exigidos para que os provedores de acesso identifiquem todo usuário a cada intercâmbio de dados via rede.

O substitutivo foi proposto pelo deputado Luiz Piauhylino (PDT-PE) e um dos projetos originais é do nosso ídolo Renaaaaaan Calheiros. Ou seja, só gente do mais ilibado caráter está decidindo o futuro da Internet no Brasil. A demên$$ia é tanta que nem dá para saber por onde começar a desmontar o projeto. O Sérgio Amadeu fez uma boa análise dos problemas que o artigo 22 vai trazer para os provedores e, conseqüentemente, para o bolso do cidadão comum. Os nobres senadores certamente não se deram o trabalho de averigüar quanto custa manter três anos de dados sobre todos os sites pelos quais cada usuário passou, as mensagens que trocou via MSN, os comentários que deixou em blogs, os e-mails que trocou, os arquivos que baixou em redes P2P.

O mais grave desse projeto é ser mais uma daquelas medidas dos parlamentares para retirar do Estado a responsabilidade por manter a lei e a ordem. A lógica é mais ou menos a seguinte: “nossa polícia e nosso Judiciário são incompetentes e lerdos demais para investigar crimes na Internet e prender os culpados, então vamos obrigar os provedores a reunir evidências de ilegalidades no lugar deles e repassar o custo para os trouxas que nos elegeram”. No fim das contas, é isso que propõe Eduardo Azeredo. É como se o governo obrigasse as empresas de ônibus a pedir identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3×4 em TODAS as viagens, para o caso de algum passageiro cometer um assalto.

O senador Azeredo é tão legal que até produziu uma apresentação em slides para explicar as maravilhas de seu projeto do coração (originalmente apresentada em um seminário promovido pelo Valor Econômico). Gosto particularmente desse trecho:

E ainda que a pena dos crimes de calunia, injúria e difamação aumentam-se de dois terços caso os crimes sejam cometidos por intermédio de dispositivo de comunicação, rede de computadores ou internet, ou sistema informatizado. 

Parece que os blogs e sites independentes andam incomodando mesmo os parlamentares, ahn? Deve ser chato mesmo ter gente lembrando que você foi um dos fundadores do Valerioduto. Outra parte boa:

Obrigações dos Provedores (2)

(…)

alertar aos seus usuários, em campanhas periódicas, quanto ao uso criminoso de rede de computadores ou internet;

Calma aí, cara pálida! Internet não é concessão pública, como rádio ou televisão. Por que os provedores terão de gastar dinheiro com uma atribuição que deveria ser do governo? Aliás, por que os usuários terão de gastar dinheiro, porque todo aumento de custo será repassado. Azeredo encerra com otimismo:

A combinação da convergência digital com a integração competitiva resultará numa Inclusão Digital sem precedentes no Brasil.

Com leis objetivas de combate às novas modalidades de delinqüência, coibindo o anonimato na internet, temos plena condição de nos posicionarmos entre os pioneiros e inovadores.

O Legislativo tem feito a sua parte.

Seria interessante ele explicar exatamente como aumentar os custos operacionais dos provedores vai favorecer a tal “integração competitiva”, que segundo o próprio senador é condição para a inclusão digital no Brasil. No mais, se para ser pioneiro e inovador é preciso ignorar completamente a realidade, o Conselho Editorial da Nova Corja prefere se manter subdesenvolvido, obrigado.

Tags: , , , , , , ,

Postado por Marcelo Träsel, 0:16, 25/06/08, na(s) categoria(s) Esquadrão da Morte Moral, Num tendemu a Tenéti. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

54 comentários para “Aseredu cuntinua num intendendu a Tenéti”

  1. marcus diz:

    Adoro ver os parlamentares brasileiros discutindo a internet. São tantas idéias sem noção que até acho graça.

  2. dante diz:

    na verdade, é tipo um brainstorming. vai que sai alguma coisa boa daí, né?

    tipo um ATENTADO, algo assim.

    :]

  3. Fróid diz:

    Nunca vi tanta asneira num projeto só… meodeos!!!! A politicalha tem verdadeira ojeriza á liberdade de expressão.

  4. marlon diz:

    “a pena dos crimes (…) aumentam-se”

    analfabetismo funcional comanda a vala [2].

  5. marcelo träsel » Atentado à liberdade na Internet diz:

    […] na Nova Corja um artigo a respeito do substitutivo de vários projetos de lei que tentam regular o uso da […]

  6. Aze(re)do Strikes Back. Again. « Savoir-Faire diz:

    […] o fantástico Deputado Federal, ator, dançarino e apresentador de talk-show Eduardo Azeredo tenta passar seu projeto de lei na marra. De novo. O Bradesco financiou sua campanha, Duduzinho é sócio de uma firma de certificação […]

  7. Walter Valdevino diz:

    Azeredo = favelado mental assim como todos os outros tucanóides que não se pronunciarem contra essa demência.

  8. Eleitor diz:

    Sou da informática e acho interessante a proposta de guardar logs por 3 anos. Se um provedor de serviços ou internet não pode arcar com os custos, então não se intrometa a prestar um serviço que viabiliza a prática de crimes “anônimos”. Afinal, não foi a filha de 30 dias de vocês que foi abusada por um pedófilo, que tirou fotos e disponibilizou para seus contatos no grande recurso do Orkut de álbum protegido.

    Quanto a exigir documentos para acessar a internet realmente é uma palhaçada, não sei de onde tiraram essa idéia tosca, se não tem conhecimento sobre o assunto para propor leis inteligentes, copiem que tem (EUA), as chances de errar são menores.

    Agora essa história de convergência digital, integração competitiva, inclusão digital.. essa frase foi um chute no saco, sem pé nem cabeça.

  9. Fróid diz:

    Bom… eu também sou da informática acho que a idéia de guardar dados é tosca demais. Crimes são cometidos a cada segundo que passa com armas de fogo, automóveis, as próprias mãos, etc….

    Seguindo esse raciocínio zarolho teríamos que identificar cada transeunte de cada rua do mundo… de preferência filmando tudo.

    Os pedófilos além de usar o Orkut também usam máquinas fotográficas, automóveis e outros dispositivos …… será que vão criar uma lei para “porte de cameras fotográficas’????

  10. Fernando diz:

    Fantástica a apresentação de slides…
    “O PLS trata como objeto, o dado ou a informação em meio digital, a menor quantidade de informação considerada como tal (o bit)…”
    Ou seja, se eu anotar num papel 11001101011001, posso ter roubado seus bits!
    Coisa mais patética…

  11. Luciano Gomes diz:

    Este é o contra-golpe. O golpe do governo. A implantação do BigBrother, idealizado por Arthur blair (George Orwell) no livro 1984.
    Quer dizer que meu histórico de visitas a sites, minhas preferências, meus relacionamentos, etc estarão à disposição do governo? Ah, pára! Eu nem tenho perfil no orkut que é pra não me expor, agora vou ter que ficar à mercê do governo? Não basta ter que pagar os impostos, agora tenho que dar satisfação do ao governo? Vá se catar! Qualquer dia estarei recebendo uma mensagem do SiSegEleTeI (Sistema de Segurança Eletrônica, de Telecomunicação e Informação - é só dar corda que eles criam algo assim) dizendo:

    “Prezado cidadão:

    Nossas redes de monitoramento detecaram que você tem pesquisa em sites de busca sobre o assuntos “assassinato”, “presidente”, “casa branca”.
    Lembramos-lhe que nosso relacionamento internacional com os Estados Unidos da América nos obriga a informar tal interesse particular aos órgão de defesa e segurança daquele país.
    Lamentamos informar que você está fichado no FBI, CIA, MIB, SBT, CSS, VTF, VTNC, FDP e todas as possíveis combinações de três e quatro letras do alfabeto latino.”

    Puts, eu estava só procurando o filme “Todos os homens do presidente”.

    Teremos dias negros pela frente….

  12. Malditos robôs diz:

    Próximo passo é a criação de robôs para vigiar todos.

    Nada Consta (O robô no Planalto é da sequência desse curta)
    http://www.youtube.com/watch?v=6NRtLi_PDEs

  13. Marcelo Träsel diz:

    Eleitor, se os provedores guardarem logs de quem usou qual IP por três anos, até acho que é viável e possivelmente razoável. O problema é que querem que guardem logs não apenas de qual usuário tinha determinado IP que foi usado para cometer um crime, mas também em quais sites o sujeito entrou, com quem trocou e-mails, quais arquivos baixou, etc. etc.

    Na praça da Sé, em São Paulo, é fácil comprar um CD com as declarações de renda de todos os brasileiros. Imaginem o que não fariam com esses dados os provedores…

  14. gg diz:

    AZEREDO BRANCO AZEDO AZEREDO CORRUPTO E SAFADO
    AZEREDO BRANCO AZEDO AZEREDO CORRUPTO E SAFADO
    AZEREDO BRANCO AZEDO AZEREDO CORRUPTO E SAFADO
    AZEREDO BRANCO AZEDO AZEREDO CORRUPTO E SAFADO
    AZEREDO BRANCO AZEDO AZEREDO CORRUPTO E SAFADO
    AZEREDO BRANCO AZEDO AZEREDO CORRUPTO E SAFADO
    AZEREDO BRANCO AZEDO AZEREDO CORRUPTO E SAFADO

    Pronto. Podem me prender agora.

    O Futuro da Internet® no Brasil™ a NovaCorja já anunciou: é contratar serviços de empresas situadas nos Estados Unidos, praticamente o único lugar do mundo com liberdade de expressão assegurada (excetuando lugares onde você pode falar e gritar o que pensa, que ninguém te ouve mesmo - tipo Himalaias ou Deserto do Saara).

  15. gg diz:

    Continuando… O “interessante” desse projeto é que, incumbidos, de monitorar/interceptar o tráfego de cidadãos, provedores começarão a atuar como censores e inspetores. Só Deus (Azeredo?) sabe como isso vai ser implementado na prática.

    O projeto autoriza, inclusive, se não me engano, invasão de computadores.

    Azeredo também defendeu que os ofendidos que processem os servidores. Claro, quando eles já abusam hoje, jogando internautas fora da rede por tráfego P2P (que pode ser perfeitamente legítimo, como baixar aulas), o que virá depois?

    (gg pensa muito…)

    Já sei! Cargo de TI novo!

    “Terra Networks oferece emprego
    —————————-

    Olhador de pornografia. Experiência desejada: 3 anos de habilidade comprovada. Mãos peludas desejável.

    Função: olhar fotos de gurias novas desnudas o dia inteiro. Ser capaz de determinar se os peitinhos são pequenos demais e estimar se a garota é de menor. Chamar a polícia.”

    - Hmmm, alô, delegado? Oi! É o Jão Zil, lembra? Pois é…Tudo bem. Olha só, tem um cliente nosso que tá olhando umas fotos. Eu não sei não, eu acho que a guria tem 17, seu delegado. Ah, tá bom. Vou mandar a foto pro Senhor.

    MAUAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

  16. gg diz:

    Caras…Guardar logs por *3* anos.

    Sem noção…Imaginem os custos.

    Ah. Os custos vão ser repassados para você, usuário-trouxa.

    Depois o Governo vai fazer um projeto de integração digital que vai subisidiar custos para pobres.

    A *sua* conta de banda-larga em 2012: R$300,00, pacote básico.

  17. Cynthia diz:

    Céus, não faz sentido algum!

  18. fer diz:

    Eu guardo meus próprios logs (para evitar futuros problemas como e$$es) e daí eu descobri que gero 200 mb de logs por semestre. Marromenos.

  19. fer diz:

    Putz, esqueci de dizer o principal. Era “e aí façam os cálculos. 200 megas X zilhões de usuários”.

  20. Rodrigo Veleda diz:

    A solução é mandar o Azeredo para a Olímpiada de Pequim e torcer para que lá ele fique!

    http://naosouumnumero.blogspot.com/2008/06/internet-no-brasil-com-um-tom.html

  21. Guilherme diz:

    Bah, vamos fazer uma vaquinha pra patrocinar um curso de informática pro indivíduo e seus bem pagos acessores… Agora tudo é concessão do governo e com direito a pedágio!

  22. Rico diz:

    O Brasil é cansativo, Jesus.

  23. efeefe diz:

    impressionante como safadeza de assessor poe lah no meio a tal da “inclusao digital” sem nenhum sentido pra ajudar a passar a lei.

    como diria meu amigo tipuri, inclusao digital eh fixacao de proctologista :P

  24. Darcio diz:

    Olha a China exportando “know how” de censura à Internet. Se isso sair do papel, crie conteúdo e o guarde na Moldávia, Macedônia, Alemanha…

  25. Lella diz:

    [”Qualquer dia estarei recebendo uma mensagem do SiSegEleTeI (Sistema de Segurança Eletrônica, de Telecomunicação e Informação - é só dar corda que eles criam algo assim) dizendo:

    “Prezado cidadão:

    Nossas redes de monitoramento detecaram que você tem pesquisa em sites de busca sobre o assuntos “assassinato”, “presidente”, “casa branca”.
    Lembramos-lhe que nosso relacionamento internacional com os Estados Unidos da América nos obriga a informar tal interesse particular aos órgão de defesa e segurança daquele país.
    Lamentamos informar que você está fichado no FBI, CIA, MIB, SBT, CSS, VTF, VTNC, FDP e todas as possíveis combinações de três e quatro letras do alfabeto latino.”

    Puts, eu estava só procurando o filme “Todos os homens do presidente”.

    Teremos dias negros pela frente….”]

    Hehe… Essa foi ótima!

    Com a proximidade das Eleições, os ‘alguns’ políticos estão em pânico com os Blogueiros.

    Alguém teria o nome dos Senadores que estão com ele nessa?

  26. Júlio diz:

    Tinha que ser o Eduardo Azeredo!!! Já mandei e-mails para os senadores…e no site do congresso! Entrem todos e mandem suas mensagens de indignação! O link:

    http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=alo_sugestoes&area=alosenado

  27. GeracaoInternet.com» Arquivo do Blog » Geração Internet: ATENÇÃO! diz:

    […] que tenha resultado em algum crime e os incrimina caso não ajam como dedos-duros. É perfeita a comparação feita pelo blog NovaCorja: “É como se o governo obrigasse as empresas de ônibus a pedir identidade, CPF, comprovante […]

  28. Digital Drops » Blog Archive » Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos diz:

    […] nos blogs: Sergio Amadeu Boing Boing Fabio Seixas, Versão txt Google Discovery Software Livre Nova Corja Pedro Dória Raquel […]

  29. Blogagem Política diz:

    […] à vocês a leitura do blog do samadeu, e a diversos outros posts […]

  30. Tiago Celestino .blog - Eu digo NÃO ao projeto do Senador Azeredo diz:

    […] Aseredu cuntinua num intendendu a Tenéti - Nova Corja […]

  31. Café, Insônia e Nenhuma Criatividade » Blog Archive » Escondam os IPOD’s, deletem as MP3’s, excluam os animês! diz:

    […] A Nova Corja […]

  32. Eles querem acabar com a liberdade na Internet! | Trankera - Portal de Blogs diz:

    […] A Nova Corja […]

  33. Krix Apolinário » Blog Archive » Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos diz:

    […] nos blogs: Sergio Amadeu Boing Boing Fabio Seixas, Versão txt Google Discovery Software Livre Nova Corja Pedro Dória Raquel […]

  34. Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos « Linux para Todos! diz:

    […] nos blogs: Sergio Amadeu Boing Boing Fabio Seixas, Versão txt Google Discovery Software Livre Nova Corja Pedro Dória Raquel […]

  35. Blogagem Coletiva: Blogagem Política [19.07.08] | 30 & Alguns diz:

    […] Drops Software Livre Sergio Amadeu; Boing Boing Fabio Seixas, Versão txt Google Discovery Nova Corja Pedro Dória Raquel Camargo Hedonismo Rodrigostoledo e-code […]

  36. Senador, para que exagerar? | inovaVOX.com diz:

    […] dos melhores blogs sobre o caso, o Nova Corja, dá mais detalhes sobre o […]

  37. Senador Azeredo: internautas não são criminosos » Ladybug Brasil - Sobrevôos, descobertas, achados. diz:

    […] Saiba mais: Sergio Amadeu Boing Boing Fabio Seixas, Versão txt Google Discovery Software Livre Nova Corja Pedro Dória Raquel […]

  38. Se Você Não Fizer Alguma Coisa, A Internet no Brasil Se Tornará Uma Versão Cibernética da Alemanha de Hitler diz:

    […] do Progresso do Conhecimento na InternetSoftware Livre - Baixar arquivo na Internet pode virar crimeNova Corja - Aseredu cuntinua num intendendu a TenétiRaquel Camargo - Contra o Projeto de Lei do Senador […]

  39. aHomba.com » Blog Archive » Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos diz:

    […] nos blogs: Sergio Amadeu Boing Boing Fabio Seixas, Versão txt Google Discovery Software Livre Nova Corja Pedro Dória Raquel […]

  40. É Tudo ou Nada » Blog Archive » Seja contra a lei que nos transforma em criminosos na internet diz:

    […] nos blogs: Sergio Amadeu Boing Boing Fabio Seixas, Versão txt Google Discovery Software Livre Nova Corja Pedro Dória Raquel […]

  41. Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos - Proteste Tamb?m! Assine a peti??o contra a Burocratiza??o da Web no Brasil e a Invas?o de Privacidade. | veines-noires.org _ vs.28 ??? diz:

    […] Brasil Sergio Amadeu Boing Boing Fabio Seixas, Vers?o txt Google Discovery Software Livre Nova Corja Pedro D?ria Raquel Camargo Obscure […]

  42. Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos | betohayasida.net diz:

    […] “É como se o governo obrigasse as empresas de ônibus a pedir identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3×4 em TODAS as viagens, para o caso de algum passageiro cometer um assalto.” - Nova Corja […]

  43. ØØ7 - Somente Para Os OUTROS Olhos — A Revista Papo de Homem - Lyfestyle Magazine diz:

    […] Drops Sergio Amadeu Boing Boing Fabio Seixas, Versão txt Google Discovery Software Livre Nova Corja Pedro Dória Raquel Camargo André Bernardi Ladybug Brazil Blosque Jovem Nerd Cristina De […]

  44. Candido Vieira diz:

    # dante diz:
    9:13, 25/06/08

    na verdade, é tipo um brainstorming. vai que sai alguma coisa boa daí, né?

    tipo um ATENTADO, algo assim.

    :]

    Ta mais pra shitstorming…

  45. Censura: Síndrome da Rainha de Copas assola o país « Censura não ! diz:

    […] doutoranda em Educação ? Lúcia Freitas, jornalista - Desabafo de Mãe ? Marcelo Träsel http://www.novacorja.org/?p=3869 e http://www.insanus.org/martelada/archives/024491.html ? Marcio Poetsch, jornalista e […]

  46. SeteAntenas.com » Nas Gavetas » Projeto de Lei demente do senador Azeredo diz:

    […] a vida de todos que acessam a internet será um inferno. Sobre o assunto, a Nova Corja fez um post espetacular sobre o assunto. Enquanto os brasileiros se preocupam com “Caso Isabela”, “Caso […]

  47. Sete Antenas.com » Nas Gavetas » Projeto de Lei demente do senador Azeredo diz:

    […] a vida de todos que acessam a internet será um inferno. Sobre o assunto, a Nova Corja fez um post espetacular sobre o assunto. Enquanto os brasileiros se preocupam com “Caso Isabela”, “Caso […]

  48. Diana Pádua » Criminalização da Internet no Brasil: DIGA NÃO! diz:

    […] Projeto de Lei que trata de crimes pela Internet . Baixar arquivo pela Internet pode virar crime . Aseredu cuntinua num intendenu a Tenéti . Contra o Projeto de Lei do Senador Azeredo . Manifesto contra o Projeto de Lei que transforma […]

  49. Lei Azeredo « diz:

    […] fim das contas, o texto ficou bem ameno se comparado à versão anterior, que previa cadastro de todos os usuários da rede, mas ainda contém detalhes que inviabilizariam […]

  50. Van diz:

    calma gente, calma! vcs. parecem desorientados. Inspira, expira, inspira, expira, isso.

  51. Tiago Celestino.blog - Eu digo Não ao projeto do Senador Azeredo diz:

    […] Aseredu cuntinua num intendendu a Tenéti - Nova Corja […]

  52. o que andam falando de mim - parte IV « Senador Azeredo diz:

    […] no Nova Corja ( poxa, meu blog poderia se chamar Velha Corja) saiu mais um post inflamado sobre o meu Projeto. […]

  53. Blogagem Coletiva: Blogagem Política [19.07.08] | 30 e Alguns diz:

    […] Drops Software Livre Sergio Amadeu; Boing Boing Fabio Seixas, Versão txt Google Discovery Nova Corja Pedro Dória Raquel Camargo Hedonismo Rodrigostoledo e-code […]

  54. Criminalização da Internet no Brasil: DIGA NÃO! | Midiamorfose diz:

    […] Projeto de Lei que trata de crimes pela Internet . Baixar arquivo pela Internet pode virar crime . Aseredu cuntinua num intendenu a Tenéti . Contra o Projeto de Lei do Senador Azeredo . Manifesto contra o Projeto de Lei que transforma […]

Comente