Exclusivo ($$$): dívidas do Sr. Laranja com o Banrisul
21:58 | 13/08/08 | A Nova CorjaDe tédio não se morre no Bovinão, nosso querido pa$to.
Não é que bem na semana em que o Procurador Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, irá divulgar seu relatório sobre as desculpas da querida desgovernadora Yoda Cru$iu$ sobre a compra mi$terio$a de sua man$ão, um pombo-lôco-correio dá de cabeça nas vidraças blindadas do 98º andar do Busine$$ Center da Nova Corja Corp. (mudamos de andar por segurança, medo da Tauru$, ok?) e nos deixa um documento MUY intere$$ante.
Lembra de um dos nossos posts que citava o Estadão e dizia isto?:
“Além disso, o partido [Pê Tê] quer que o Ministério Público de Contas verifique se o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) lançou na conta de provisão de créditos de liquidação duvidosa dívidas que o vendedor do imóvel, Eduardo Laranja da Fonseca, teria com a instituição.”
Obviamente todos os bovinóides (zzz…zzz..zzz) ficaram curiosos para saber que dívidas seriam essas de Laranja e sua Self Construtora com o Banri$ul. Pois o pombo-lôco nos esclareceu (quase) tudo. Eis a montanha de dinheiro (clica na imagem para ler maismaiordegrande):

O que isso quer dizer? Muita coisa ou pouca coisa. Que Laranja estava realmente na fo$$a e aceitou vender a man$ão por R$ 250.000 (pobreza) a menos do que foi oferecido a José Luís Borsatto? Ou que está muito estranha essa situação de Laranja, devendo essa bagatela mas não sendo cobrado pelos R$ 2.251.011,28 (pobreza)? Ou a dívida com o Banri$ul não tem nada a ver com a dívida de Laranja com o Itaú (rolos conhecidos dos processos 70025387580, 001/1.06.0200512-8, etc.) usada pelo advogado de Yoda para justifcar os R$ 200 mil que faltam para fechar a conta da man$ão?
Aguardem as cenas dos próximos capítulos.
De tédio não se morre no Bovinão, nosso querido pa$to.
UPDATE (05:03 - zzz…zzz…zzz) - Xiiii. Maldito pombo-correio assanhadinho que andou entrando em outras janelas:
Folha de S. Paulo de hoje (quinta-feira, 14/08/08):
“Banrisul só cobrou vendedor de casa a Yeda após escândalo
Banco estatal demora 5 meses para entrar com ação de cobrança de dívida de R$ 2,2 mi
Para oposição, empresário pode ter se beneficiado no banco por causa de relação com governadora; Banrisul e Yeda negam irregularidades”
“GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE
O Banrisul só moveu ação de cobrança de dívida contra Eduardo Laranja da Fonseca, que vendeu uma casa à governadora Yeda Crusius (PSDB), após a compra do imóvel virar foco da crise política gaúcha.
Laranja é peça-chave na apuração que os oposicionistas PT e PSOL pediram ao Tribunal de Contas do Estado sobre o suposto enriquecimento ilícito da governadora. Yeda declarou ter comprado a casa por R$ 750 mil em dezembro de 2006 -valor superior ao da declaração de bens que ela apresentou antes da campanha (R$ 674 mil).
Entre novembro de 2003 e 2004, a Self Engenharia e Empreendimentos Imobiliários Ltda., que tem Laranja como principal sócio, obteve dois empréstimos no Banrisul -no valor total de R$ 3,7 milhões- para construir condomínios residenciais em Porto Alegre. Só parte das prestações foi paga. A Folha apurou que, em 23 janeiro deste ano, o Banrisul incluiu a dívida restante (R$ 2,2 milhões) na conta “créditos em liquidação” -etapa que antecede a fase da cobrança judicial.
O banco levou quase cinco meses para ingressar com ação de cobrança. Isso só foi feito em 6 de junho, quase 40 dias depois que a transação imobiliária entre Yeda e Laranja foi questionada na CPI, no auge da crise provocada pelo desvio de R$ 44 milhões no Detran. A fraude foi revelada pela Operação Rodin, da Polícia Federal, realizada em novembro de 2007 e que deflagrou a crise.
“A nossa suspeita é que o sr. Laranja possa ter sido beneficiado numa estatal a partir das relações dele com a governadora”, disse a deputada Stela Farias (PT), que pediu apuração no TCE sobre suposto favorecimento ilegal pelo banco.
O Banrisul nega irregularidades. Um dos diretores do banco, Urbano Schimitt, disse que não houve demora para ingressar com as ações. “Antes de ingressar com a cobrança judicial, o banco tentou uma negociação”, disse. Por meio de assessoria, Laranja não quis se manifestar.
O procurador do Ministério Público do TCE, Geraldo Da Camino, deve anunciar hoje se abrirá ou não apuração sobre a compra da casa. Na defesa ao TCE, Yeda diz que obteve R$ 592 mil com a venda de dois apartamentos e um Passat 98 para pagar R$ 550 mil de entrada na casa. Os outros R$ 200 mil só seriam pagos após Laranja liquidar outras dívidas com o Itaú, que também deram origem a ações de cobrança.
Segundo a defesa de Yeda, o ex-secretário de Governo Delson Martini -demitido em junho após ser citado em telefonemas de acusados da fraude do Detran- foi o comprador do Passat 98, por R$ 32 mil. Outros R$ 180 mil usados na compra da casa foram pagos pelo pai dele, Delacy Martini, pela compra do apartamento de Capão da Canoa (litoral gaúcho).”
Tags: Banrisul, catabum, dívida, Eduardo Laranja, liquidação, mansão, Self Engenharia, Titanic, Yeda
Postado por A Nova Corja, 21:58, 13/08/08, na(s) categoria(s) Desgovernada Yeda. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.
22:46, 13/08/08
MEDO!!
A casa vai cair!!
23:04, 13/08/08
hxauHUzhqhhuwqhhaHH~!!! agora cai mesmo!
23:20, 13/08/08
Impeachment djá !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
0:12, 14/08/08
20 DE SETEMBRO VEM AÍ. nada acontecerá. N-A-D-A.
0:36, 14/08/08
Mônica Leal deu mais grana pro Carnaval do que pro 20 de setembro (http://is.gd/1qVA).
CAIRÁ em nome da HONRA BOVINA.
0:55, 14/08/08
MÔNICA LEAL: SECRETÁRIA DE CULTURA = RESUMO DO RS
1:24, 14/08/08
de fonte segura:
a véia estourou as hemorróida legal…
prisão de ventre severa
ou
adicção por analidades sexuativas…
1:30, 14/08/08
Isso não quer dizer absolutamente nada. Coincidentemente, já trabalhei na área de recuperação de créditos. O Banco Central obriga as instituições financeiras a lançar em CL (créditos em liquidação) todas as dívidas pendentes há mais 180 dias. Geralmente, os bancos são mais conservadores, e lançam os créditos antes do prazo limite estipulado pelo BACEN. Lançar um crédito em CL não quer dizer que ele não esteja sendo cobrado. Pelo contrário, é a partir daí que os bancos passam a cobrança para firmas especializadas e escritórios de advocacia.
Quem repassou estes dados para o blog está cometendo crime passível de pena de 1 a 4 anos de reclusão.
1:55, 14/08/08
“Quem repassou estes dados para o blog está cometendo crime passível de pena de 1 a 4 anos de reclusão.”
tipo, se eu descobrir que um vizinho está devendo para alguma instituição financeira, posso ser considerado um criminoso?
1:56, 14/08/08
Não, mas se vc trabalhar na instituição financeira, copiar informações do cliente, e torná-las públicas, está cometendo crime.
1:56, 14/08/08
“Quem repassou estes dados para o blog está cometendo crime passível de pena de 1 a 4 anos de reclusão.”
“Banrisul é o melhor banco público do Brasil”
http://www.fgv.br/fgvportal/principal/idx_materia.asp?str_chave=11660&sessao=2
E não seja TÃO confiante assim sobre o CL. Amanhã (amanhã já é hoje - aksjdhkajdsa) tem mais diversão.
1:56, 14/08/08
Além de demissão por justa causa hehehe
Mas, sabe como é, essas coisas não acontecem em estatais.
1:59, 14/08/08
É por isso que é arriscado ter conta em banco estatal. Vejam o caso do Francenildo.
Agora imaginem se algum petista que trabalha no Banrisul ler o meu comentário, e achar que estou tentando defender a governadora. Amanhã meu extrato pode estar aqui no Nova Corja. Que vergonha!!!
2:12, 14/08/08
Marcelo, não te preocupa: o quinhão do PMDB (A/C Bu$atto) já está com seus próprios problemas para esconder.
7:27, 14/08/08
Entao ta, a unica forma de se obter esses dados é se um pobre funcionario resolver torna-las publicas…vai cachimbar formiga…
Mesmo q fosse a administraçao de Jesus Cristo (filho do home), eu agradeceria ao companheiro GAUCHO q ajudasse a esclarecer a historia. Esse é o maior golpe q o Estado ja sofreu em TODA A SUA HISTORIA.
VAMOS PENHORAR A CASA DELA, e pegar NOSSO dinheiro de volta!!!
7:35, 14/08/08
Isso não é de interesse de ninguém…
O que ozgauxus querem saber é “De quem é o pré-sal?”
7:38, 14/08/08
“Esse é o maior golpe q o Estado ja sofreu em TODA A SUA HISTORIA.”
=============================================
Nem é….
7:50, 14/08/08
Como meu nome sugere, fiquei deveras curioso com essas empresas que fazem parte do grupo societário da Self Engenharia, sendo elas:
STAREX SOCIEDAD ANONIMA
Pois eu fiu ver onde estão estas empresas, e não foi minha surpresa quando consultei a receita federal e apareceu isso:
STAREX SOCIEDAD ANONIMA
221-6 - EMPRESA DOMICILIADA NO EXTERIOR
RUA 18 DE JULIO 1357 501 MONTEVIDEU
STARMAX SOCIEDAD ANONIMA
221-6 - EMPRESA DOMICILIADA NO EXTERIOR
AV. LUIS P. PONCE 1302 1101 MONTEVIDEO
Que tal??? e a tal CPI não passou por lá???
Curioso!!!!
8:17, 14/08/08
Ah! Como é bom o meu petista infiltrado no Banrisul!
Ah! Eu tô maluco!
8:31, 14/08/08
O Banrisul é chinelagem total, mas tem uma das melhores taxas de juros do mercado. É banco para pobres desinformados e ricos informados. Além disso, graúdo esperto sempre mete grana em banco estatal - se falir, socorrem. O problema é o rabo preso, principalmente se o graúdo for político.
O Banrisul, no entanto, parece ter um dos piores processos operacionais para *tudo* do mercado. Vejam o tamanho das filas, p. ex. - indica que nada sabem sobre como tratar filas - coisa elementar - nada de estatística, tempo de espera, ou o que pensam os clientes de ficar 25 minutos em pé.
Vejam o vazamento. Já repararam com tem vazamento em banco estatal/federal? Aposto que o Banrisul, para ficar neste exemplo, não embutido em seus softwares sistemas de auditoria adequados. Se tivesse, não seria tão fácil vazar informações do cliente. Não imagino isso em certos bancos particulares - o vazador deixaria um rastro de fezes líqüida. Aliás, do que eu sei do Banrisul - o Horror, o Horror. Pelo menos. é a opinião do que achei do que soube de quem e como faziam seu software.
Tem petista em tudo, por aí, sindicalista. Deve ter sido um petista que vazou. No mínimo, é inimigo político. E se é que nem o Amorim explica, é para sujar mesmo.
8:38, 14/08/08
Concordo com os comentário do Marcelo Amorin, está certíssimo. É imoral, anti-ético e totalmente ilegal repassar informações sobre clientes (sigilosas) para terceiros, ainda que seja para o pessoal deste (bom) blog. Além do mais, o sensasionalismo pueril sobre tais informações leva a um induzimento de raciocínio, ou seja, de que poderia haver cumplicidade entre os atos do banco com eventual encobrimento para não-cobrança de uma dívida. O regogizo dos demais com estes dados fruto do ilícito retrata um posicionamento da choldra bovinóide, que tanto aplaude os que pilham como os que acusam os que pilham. Massss… 9 fora toda essa ladainha, uma coisa é certa, “onde existe fumaça, tem fogo”. Quem vai se queimar primeiro? Ou melhor, alguém vai se queimar? Olha que os bombeiros já começaram a trabalhar, basta ver o “silêncio” do Fer$t esta semana frente a Polícia Federal em Sta. Maria (!).
9:16, 14/08/08
Pessoal, é prática comum da zelite bovina abrir empresas no Uruguai, não ter nenhum bem em seu nome, mas morar na Bela Vista ou Moinhos e andar de Mercedes, BMW, etc. Se vc olhar a declaração de renda fica com dó… Quando a empresa quebra, simplesmente não pagam nada, e como não tem bens… fica por isto mesmo. O Sr. Laranja não está só nesta prática.
9:20, 14/08/08
O banner tá excepcional ! (a casa de cabeça pra baixo).
9:22, 14/08/08
Ómeudeus.
Espero que o sobrenome desse cara não tenha ligação com o sumiço de 180 pilinhas.
9:34, 14/08/08
O Marcelo está certo na análise sobre CL (créditos em liquidação). Quem sabe um pouquinho de contabilidade sabe que lançar um débito em CL e depois em prejuízo não quer dizer que esse débito não esteja sendo cobrado. Isso serve só para o resultado do balanço não indicar uma situação mais otimista que a situação real.
Agora, se o Banrisul, apesar dessa situação, continuou emprestando dinheiro para essa empresa, isso sim deveria ser investigado.
10:06, 14/08/08
Minha vó, q.Deus a tenha já dizia: Minha querida neta fofis não fale com dedo duro.
10:06, 14/08/08
O próximo poderá ser você.
10:13, 14/08/08
Quem sabe os jornali$tas mau$ e vendido$ do blog não dão uma passadinha nessa imobilária e verificam como foi montado o processo de venda da man$ão do laquê!
Sai cobras e lagartos…
É na Nilo Peçanha, próximo ao endereço da man$ão.
http://www.albertimoveis.com.br/
10:21, 14/08/08
zente amiga: por que nosso lair fer$t e o sr. Laranja não falaram nada? porque o buraco está mais embaixo. essa CL acima ainda é prova superficial. vamos N.C. há muito a chafurdar.
esse Laranja da Self não é judeu? eu sempre tive essa impressão…
10:21, 14/08/08
Van,
Se você se tornar político e mexer com dinheiro público de forma amedrontadora, sim, poderá ser você.
10:23, 14/08/08
O Laranja não é judeu. Mas é gay.
10:24, 14/08/08
Visitem a imobiliária Albert na Nilo Peçanha.
O ovo da $erpente foi chocado lá….
10:24, 14/08/08
Tô ligado, a intenção básica do post era fazer propaganda e por assim dizer obter um banner da Taurus, assim como já tem o nosso palestrante PB.
10:50, 14/08/08
oi
somente para lembrar que hoje celebra-se o DIA DO ORGULHO PERIFERICO.
Portanto, todos JA para a vila Areia, onde o palco esta armado para show da comunidade ninjitsu.
Serao distribuidas amostras de crack para degustacao, mas a pedra sera vendida por R$5 ou 5 camisinhas sabor chocolate.
Todos la!
11:01, 14/08/08
Momento cultural!
Da secretária da (in)cultura, Mônica Leal, em entrevista à revista Aplauso:
“O Conselho reclama que há muitos projetos na área de tradição e folclore.(AFIRMAÇÃO DO REPÓRTER)
Essa crítica deve ser porque o pessoal do Conselho sabe que eu gosto de montar.” (RESPOSTA DA SEC.)
11:03, 14/08/08
Basta defender a venda/porte de armas e tu ganha um banner da Taurus. Simples assim.
W
11:22, 14/08/08
e enquanto isso, lá no plano alto….” DD tb. afirmou que a Telecom Italia teria montado 1 esquema para impedir o sucesso de investigação q. estaria sendo feita pela empresa Kroll para descobrir se houve desvio de parte dos US$ 800 milhões q.a Brasil Telecom tinha pago para adquirir a Companhia Riograndense de Telecomunicações[CRT]. Dantas disse q. havia suspeita de que us$ 25 milhões desse total tivessem sido gastos no Brasil em pagamento de propinas”. Estadão, hoje.
11:22, 14/08/08
Diversos assuntos.
1- Sobre a casa da Yoda: VAMOS INVADIR JÁ!
2- Sobre o Laranja: o cara não tem vergonha de fazer um troço destes ainda mais com esse nome?
3- Sobre ética financeiro-política: ninguém pensou em tê-la na hora dos “favorecimentos” próprios.
4- Sobre a “colocação” da Mônica Leal: que pérola!
12:00, 14/08/08
“Edu diz:
7:27, 14/08/08
Entao ta, a unica forma de se obter esses dados é se um pobre funcionario resolver torna-las publicas…vai cachimbar formiga…”
Exatamente, a única forma de obter essas informações, é se alguém cometer um crime. Salvo se a justiça autorizou quebra de sigilo bancário.
E se vc concorda com isso, também concordaria se as suas informações bancárias fosse postadas no blog.
Posta aí, então hehehe
Acredito que o Banrisul tenha como descobrir quem acessou esses dados. Ouvi falar que isso aconteceu na época que a GM veio pro estado. Um petista do banco divulgou uns dados sigilosos e acabou indo pra rua.
Eu sou judeu, e não sou gay hehehe
12:03, 14/08/08
” Retaguarda protegida” ganhou os prêmios.
12:07, 14/08/08
Pô invade logo! implode! mas acaba com essa novela da casa da Irene, pelo amor!
12:09, 14/08/08
Marcelo Amorim,
Abra teus horizontes e pára de pensar só no PêTê. Essa roubalheira já ultrapassou todos os limites e não tem mais só a ver com política.
12:09, 14/08/08
Ô Freud tira a bundagorda do divã e vai lá tascar laranja podre na casa direne.
12:18, 14/08/08
Página A11 da Folha de SP de hoje
“Banrisul só cobrou vendedor de casa a Yeda após escândalo”
12:21, 14/08/08
[…] casa da Dinda 2 - A Vingança da Mansão Viram os documentos que o Nova Corja Conseguiu? Eu não to com tempo de comentar o assunto como gostaria. Só queria […]
12:23, 14/08/08
Cara, fiquei sabendo hoje. Vocês fazem parte do PIG. Como é que pode? Que coisa horrorosa. Não vou dormir essa noite.
13:18, 14/08/08
Eu não tenho nada a esconder, abro mão de meu sigilo bancário á quem se interessar.
Ass. Sigmund
13:28, 14/08/08
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1408200826.htm
São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Banrisul só cobrou vendedor de casa a Yeda após escândalo
Banco estatal demora 5 meses para entrar com ação de cobrança de dívida de R$ 2,2 mi
Para oposição, empresário pode ter se beneficiado no banco por causa de relação com governadora; Banrisul e Yeda negam irregularidades
GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE
O Banrisul só moveu ação de cobrança de dívida contra Eduardo Laranja da Fonseca, que vendeu uma casa à governadora Yeda Crusius (PSDB), após a compra do imóvel virar foco da crise política gaúcha.
Laranja é peça-chave na apuração que os oposicionistas PT e PSOL pediram ao Tribunal de Contas do Estado sobre o suposto enriquecimento ilícito da governadora. Yeda declarou ter comprado a casa por R$ 750 mil em dezembro de 2006 -valor superior ao da declaração de bens que ela apresentou antes da campanha (R$ 674 mil).
Entre novembro de 2003 e 2004, a Self Engenharia e Empreendimentos Imobiliários Ltda., que tem Laranja como principal sócio, obteve dois empréstimos no Banrisul -no valor total de R$ 3,7 milhões- para construir condomínios residenciais em Porto Alegre. Só parte das prestações foi paga. A Folha apurou que, em 23 janeiro deste ano, o Banrisul incluiu a dívida restante (R$ 2,2 milhões) na conta “créditos em liquidação” -etapa que antecede a fase da cobrança judicial.
O banco levou quase cinco meses para ingressar com ação de cobrança. Isso só foi feito em 6 de junho, quase 40 dias depois que a transação imobiliária entre Yeda e Laranja foi questionada na CPI, no auge da crise provocada pelo desvio de R$ 44 milhões no Detran. A fraude foi revelada pela Operação Rodin, da Polícia Federal, realizada em novembro de 2007 e que deflagrou a crise.
“A nossa suspeita é que o sr. Laranja possa ter sido beneficiado numa estatal a partir das relações dele com a governadora”, disse a deputada Stela Farias (PT), que pediu apuração no TCE sobre suposto favorecimento ilegal pelo banco.
O Banrisul nega irregularidades. Um dos diretores do banco, Urbano Schimitt, disse que não houve demora para ingressar com as ações. “Antes de ingressar com a cobrança judicial, o banco tentou uma negociação”, disse. Por meio de assessoria, Laranja não quis se manifestar.
O procurador do Ministério Público do TCE, Geraldo Da Camino, deve anunciar hoje se abrirá ou não apuração sobre a compra da casa. Na defesa ao TCE, Yeda diz que obteve R$ 592 mil com a venda de dois apartamentos e um Passat 98 para pagar R$ 550 mil de entrada na casa. Os outros R$ 200 mil só seriam pagos após Laranja liquidar outras dívidas com o Itaú, que também deram origem a ações de cobrança.
Segundo a defesa de Yeda, o ex-secretário de Governo Delson Martini -demitido em junho após ser citado em telefonemas de acusados da fraude do Detran- foi o comprador do Passat 98, por R$ 32 mil. Outros R$ 180 mil usados na compra da casa foram pagos pelo pai dele, Delacy Martini, pela compra do apartamento de Capão da Canoa (litoral gaúcho).
13:30, 14/08/08
Marcelo,
Pára de defender ladrão, por favor. Se depender da justiça pra abrir o sigilo bancário desse pessoal a gente pode preferir esperar por Je$u$ cristo again que é mais rápido.
Quanto a questão de ser crime tornar um dado bancário público: Me parece que eu sou de certa forma (assim como tu) acionista desse banco. E sério, não sei quanto a ti, mas EU QUERO SABER ONDE VAI PARAR MEU DINHEIRO.
13:58, 14/08/08
1) Só para organizar a coisa e para quem ainda não se deu conta (re$$aca do Grenal, eu sei…): o artigo da Folha na íntegra foi colocado no post às 05h03, no “Continue lendo…”
2) Ficar discutindo o “vazamento” das contas pela falência do Banrisul é de um banditismo igual ou maior do que discutir se foi “ético” ou não o Feijó ter liberado a gravação da conversa com o Bu$atto.
14:21, 14/08/08
tudo bem, todo mundo bandido aqui mesmo.
vamos discutir.
sjkdfhjksdfhkasdjhfsjklahfa
14:33, 14/08/08
Por essas e outras que eu não tenho conta no Banrisul S/A. Além do mais, só que gosta de “quebra de sigilo bancário”, só quem diz “minha conta bancária é um livro aberto” ou “podem vasculhar minha vida financeira a hora que quiserem”, para com isso tentar justificar a ilicitude de vazar informações sigilosas, é coisa de quem justamente não tem nada, ou seja, não tem nada na conta (é pobre ou hiposuficiente na acepção legal do termo), não tem nada na cabeça (a não ser vento) e, se não fosse suficiente, não tem nada mesmo a perder. Claro que pimenta no “kwait” dos outros é e sempre será colírio (!). Se o blog recebeu a informação bancária, seja porque meio for, poderia, como o fez, publicar. Agora, a questão é do funcionário que forneceu essa informação. Esse tipinho tem mais é que ir direto para a rua, melhor, cela da delegacia. Em país e sociedades sérias esse tipo de coisa dá cadeia. Masss… ainda estamos à léguas disso acontecer. Mas chegaremos lá. Por outro lado, antes que me esqueça, não sou judeu (italiano como meu sobrenome diz, com ascendência germânica), mas quem tem um mínimo de cultura histórica deveria honrar o povo judeu, um povo que diferente de todos os demais, tem a cerviz dura; que é o que falta para muitos, inclusive nós mesmos (!).
14:33, 14/08/08
Empresa no Uruguai? Esse Laranja é falcatrua na certa.
14:40, 14/08/08
Pedirei pra tia Yodinha me levar pra passear com ela na Holanda. Também to cansada disso aqui!
Mais alguém se pilha? ;p
14:45, 14/08/08
Por falar em ética no Banrisul, os que criticam o vazamento deste documento deveriam também criticar as propagandas do banco que só fala do governo do estado e nada do banco em si, desvirtuando a aplica
ção do dinheiro dos investidores. Outra coisa, é o único banco que ganha duas/três páginas de propaganda na ZH sob o argumento de divulgar os resultados. Como diria o Caretando, tá tudo fora da ordem.
14:45, 14/08/08
É óbvio que que lançar determinados créditos na provisão para liquidação duvidosa não quer dizer nada. E é óbvio que alguém vazou ilegalmente.
Mas também era óbvia a litigiosidade (=possibilidade de ser tomada pelos credores, inclusive pelo Itaú) da casa. Agora me digam: como dois professores de economia, “competentes”, embarcam nessa, e jogam toda suas economias e contraem dívidas para adquirir um bem assim?
É óbvio: só assumiriam tal risco pq já sabiam que ele deixaria de existir. Captaram?
14:49, 14/08/08
momento remember: quando assumiu, a secretária da (in)cultura, mônica leal, afirmou que conhecia muito pouco sobre a área, mas que ia aprender…
junto com a declaração feita à revista aplauso, mais uma pérola da representante maior da política cultura e do incentivo à produção artística desse nosso estado bovinóide
14:53, 14/08/08
Nunca mais compro Lapataia.
14:54, 14/08/08
Geraldo da Camino se pronuncia agora às 15h sobre o Palácio Jedi de Yoda. Que a força esteja com ele.
14:56, 14/08/08
…tem que colocar o Coronel Mendes na scretaria da cultura… tudo a ver com o governo da ratazana….
15:04, 14/08/08
Invasão do Uruguai para HOJE!
15:06, 14/08/08
João diz:
“[9:16, 14/08/08] Quando a empresa quebra, simplesmente não pagam nada, e como não tem bens… fica por isto mesmo.”
Como diria a Manu, sovacão depiladíssimo, “Beleza, João!”.
Tem certeza disso?
Fecharei minha empresa em breve devendo R$ 8 mil ao Fisco e, como não tenho bens… acho que fugirei para o pasto hermano.
Pessoal, a casa de cabeça pra baixo dava camiseta.
15:08, 14/08/08
lapataia do zaffari é um lixo.
15:29, 14/08/08
não é à toa que o uruguai é chamado de suiça da américa latina..
e, atenção, conaprole também está a venda na província
15:34, 14/08/08
la$sier: não se encerra ainda o caso da casa. há pontos obscuros que devem ser mais esclarecidos. :(
15:35, 14/08/08
“caso da casa” é $ic do La$ier
15:40, 14/08/08
[…] A Nova Corja - Exclusivo ($$$): dívidas do Sr. Laranja com o Banrisul […]
15:56, 14/08/08
João Carlos Cembranel diz:
14:33, 14/08/08
…. quem diz “minha conta bancária é um livro aberto” ou “podem vasculhar minha vida financeira a hora que quiserem”, para com isso tentar justificar a ilicitude de vazar informações sigilosas, é coisa de quem justamente não tem nada, ou seja, não tem nada na conta (é pobre ou hiposuficiente na acepção legal do termo), não tem nada na cabeça (a não ser vento) e, se não fosse suficiente, não tem nada mesmo a perder….
==============
Pô o Cembra escreveu um livro só pra me chamar de chinelão!!!
Pois saiba que SOU DONO DE UM BANCO chamado Banrisul.
Quem quiser comprar a minha parte, favor fazer proposta. Pode ser aqui pelo blog mesmo. Transparência total!!
16:22, 14/08/08
Fróid, mandei via FAX.
RSVP.
16:37, 14/08/08
DD diz: Freud troca pelo opportunity?
17:34, 14/08/08
Walter
“2) Ficar discutindo o “vazamento” das contas pela falência do Banrisul é de um banditismo igual ou maior do que discutir se foi “ético” ou não o Feijó ter liberado a gravação da conversa com o Bu$atto.”
Não diz nada na constituição que não se pode divulgar gravação de conversa entre duas pessoas - mesmo quando autorizado apenas por uma das partes. E nem sempre o que é legal é ético e vice-versa.
Não é questão de ser ético ou não, é questão de ser Constitucional. Daqui um pouco algum tucano do Banrisul pode colocar as informações da tua conta aqui, ou alguém do Itaú, ou sei lá onde vc tem conta.
O fato de sermos todos acionistas do Banrisul, não nos permite quebrar o sigilo bancário de ninguém. Então quer dizer que, pelo fato de Banrisul e BB serem bancos públicos, todas as informações dos milhões de correntistas são públicas? De onde tiraram isso? Quer dizer que se tenho ações do Itaú, tenho direito de dar uma olhada no saldo de todos os clientes?
Eu não estou defendendo o Laranja, nem sei quem ele é, e muito menos defendendo a Yeda, e menos ainda o Banrisul. Para mim, não deveriam existir estatais. Estou defendendo o Estado Democrático de Direito, o mesmo que permite que existam blogs como este, o mesmo que evita que vocês sejam condenados no processo do Políbio.
Agora, se vocês querem um Estado no qual a privacidade não é respeitada, se mudem pra China. Lá todos seriam condenados, a Yeda, Laranja e vocês (porque criticam todo mundo hehehe).
As informações bancárias do Laranja nada provam. Qualquer um que trabalhe em banco sabe que a instituição só entra com processo contra o devedor depois de esgotadas todas as possibilidades de cobrança por outros meios. Os processos judiciais são extremamente caros.
Poder-se-ia questionar se o banco foi prudente ao emprestar esses recursos para o empresário, mas aí a história é com os auditores do Banco Central. Sinceramente, acho que esse não é o caminho.
Por outro lado, a situação do Laranja poderia justificar ele ter vendido a casa pra governadora por um valor menor que o oferecido pelo outro interessado - já que este queria dar uma parte em dinheiro e outra parte num imóvel, em troca da casa.
17:37, 14/08/08
Ariela: se vc não possui bens, não há como cobrá-la. No Brasil não se prende por dívidas. Após a prescrição dos créditos vc segue a vida (com a “ficha suja”). Acontece que a empresa deve estar em seu nome, assim vc pode ser responsabilizada por fraude fiscal, se for o caso. Se vc tivesse montado uma offshore, com ações ao portador, no Uruguai (aproveitava e tomava umas Patricias geladas e comia uns panchos), poderia ter colocado a sua empresa em nome da dita offshore. Neste caso, quando vc quebrasse, não haveria como chegar na sua pessoa. Ainda poderia posar de vítima. Da próxima vez, faça como a zelite bovina.
17:59, 14/08/08
gg foi ver os juros do Maior e Melhor Banco do Mondo (Banrisul). Nem tão bom assim.
gg quer abrir empresa no Uruguay.
Por favor, postem ***$$$dicas$$$****
19:01, 14/08/08
Marcelo Amorim:
1) “Não diz nada na constituição que não se pode divulgar gravação de conversa entre duas pessoas - mesmo quando autorizado apenas por uma das partes. E nem sempre o que é legal é ético e vice-versa.”
Certamente nem sempre o que é legal é ético e vice-versa. Eu, sinceramente, acho meio bizarro sair divulgando por aí conversas com qualquer um.
Citei a aberração da discussão sobre “ética” que rolou quando o Feijó divulgou a gravação com o Busatto porque ali era um caso mais do que evidente não só de conversa que precisa ser aberta (entre duas pessoas que ocupam cargos públicos) mas de interesse público.
Depois do Bu$atto dizer exatamente estas palavras…
“Eu não tenho dúvida de que o Detran é uma grande fonte de financiamento.”
e
“Todos os governadores só chegaram aqui com fonte de financiamento - hoje é o Detran, no passado foi o DAER. Quantos anos o DAER sustentou?”
e TUDO FICAR NA MESMA, tá provado que nós somos um povo absolutamente cagado.
2) “Daqui um pouco algum tucano do Banrisul pode colocar as informações da tua conta aqui, ou alguém do Itaú, ou sei lá onde vc tem conta.
Tenho uma conta só, no Banco do Brasil. Se divulgassem a minha conta, não iam achar nada de muito interessante além de questionamentos sobre como eu consigo me manter vivo comprando a quantidade de cachaça que compro.
Mas certamente eu iria ficar incomodado pelo precedente. Todo mundo está cansado de saber que é crime violar sigilo bancário. Agora quem tem que resolver essas merdas é o melhor banco público do país, o Banrisul, segundo a FGV.
Aliás, é a mesma FGV que anda apresentando relatórios para sustentar a credibilidade de coisas como o Duplica R$. O saco de merda vai estourar sobre isso e não vai demorar muito tempo.
E quem também tem que ficar preocupado, como você disse, é quem tem conta no Banrisul. Saber que o sigilo de qualquer um pode ir pro saco deve ser inquietante, ainda mais pra quem anda fazendo falcatrua.
Agora, nós publicamos porque recebemos o troço e é de interesse público. E é de interesse público pelo simples fato de que a desgovernada “NÃO CONSEGUE” explicar a compra da casa, dá mil versões, bota parente de amigo pra justificar etc.
E te garanto que:
a) não foi por fonte do Banrisul que conseguirmos a documentação.
b) meio mundo da impren$a bovina (e paulistóide, como percebe-se pela matéria da Folha) já estava com esses documentos.
3) “O fato de sermos todos acionistas do Banrisul, não nos permite quebrar o sigilo bancário de ninguém. Então quer dizer que, pelo fato de Banrisul e BB serem bancos públicos, todas as informações dos milhões de correntistas são públicas? De onde tiraram isso? Quer dizer que se tenho ações do Itaú, tenho direito de dar uma olhada no saldo de todos os clientes?
Não, ninguém falou isso.
4) “Agora, se vocês querem um Estado no qual a privacidade não é respeitada, se mudem pra China. Lá todos seriam condenados, a Yeda, Laranja e vocês (porque criticam todo mundo hehehe).
Eu tenho uma opinião particular sobre isso, que é a de que toda pessoa pública deveria ter um sitezinho para colocar seus extratos bancários mensais. Mas aí é pedir demais.
5) “As informações bancárias do Laranja nada provam. Qualquer um que trabalhe em banco sabe que a instituição só entra com processo contra o devedor depois de esgotadas todas as possibilidades de cobrança por outros meios. Os processos judiciais são extremamente caros.
Poder-se-ia questionar se o banco foi prudente ao emprestar esses recursos para o empresário, mas aí a história é com os auditores do Banco Central. Sinceramente, acho que esse não é o caminho.”
Pois eu não tenho dúvida de que este é o caminho, entre outros.
O Geraldo da Camino não alegou “a necessidade de aprofundar a análise de alguns pontos dos mesmos [documentos oferecidos pela Yoda], cujo teor não será detalhado em respeito ao sigilo decretado pelo MPC quanto a dados bancários e fiscais” à toa.
6) “Por outro lado, a situação do Laranja poderia justificar ele ter vendido a casa pra governadora por um valor menor que o oferecido pelo outro interessado - já que este queria dar uma parte em dinheiro e outra parte num imóvel, em troca da casa.”
Exatamente. É o que foi escrito no post:
“O que isso quer dizer? Muita coisa ou pouca coisa. Que Laranja estava realmente na fo$$a e aceitou vender a man$ão por R$ 250.000 (pobreza) a menos do que foi oferecido a José Luís Borsatto?”
O problema é que são tantas versões (aliás, nenhuma tinha mencionado dívidas do Laranja com o Banrisul, só com o Itaú) e tanta loucurada que a situação só chegou a este ponto por absoluta falta de transparência. Se a desgovernada tivesse dado uma explicação convincente, nada disso estaria acontecendo.
E tem outra: qualquer pessoa que já comprou ou vendeu um imóvel (sem fazer falcatrua) sabe que é preciso apresentar certidão negativa de ônus até do padeiro da esquina para que o negócio seja fechado. Se QUALQUER uma das partes está enrolada, nenhuma imobiliária/corretor de imóvel séria/o aceita fechar o negócio.
Tá aí mais uma merda pra se investigar.
Zzz…zzz…ronc…zzz…ronc…
19:39, 14/08/08
o que eu realmente gostaria de saber é:
por que o suruba SEMPRE sai com cara de feliz filho do austin powers em fotos?
20:51, 14/08/08
Prá Tiele : arrá…tu tb quer conhecer o PRESIDENTE DA HOLANDA??????
abraço em ti e no blog
21:13, 14/08/08
Imobiliária não pede certidão negativa nenhuma. Quem pede é o banco que está financiando. Se o cara vai pagar à vista, é o comprador que tem que pedir, para garantir que o vendedor não está enrolado. Se o imóvel está hipotecado (ou alienado fiduciariamente) aparece na matrícula do registro de imóveis (coisa que o dito não estava). Estranho que agora surgiu essa informação de que 200.000 não foram pagos por causa de uma dívida no itaú, mas o imóvel em si não estava bloqueado. Ou seja, o Banrisul aceitou o financiamento se o vendedor tinha pendência? Cada vez mais estranho… Quando os mortais vão comprar casa, não é bem assim que funciona.
A propósito, ninguém foi a Capão pedir cópia da matrícula do apto de lá? Só para ver se o conceito de contrato de gaveta é o mesmo para todo mundo.
0:45, 15/08/08
Walter
“E te garanto que:
a) não foi por fonte do Banrisul que conseguirmos a documentação.”
Mas a informação certamente foi repassada por alguém de dentro do Banrisul. Não estou dizendo que ela foi repassada diretamente pra vocês. Mas não tem como ter acesso a esses dados sem ter acesso ao sistema do banco.
Obrigado por discutir respeitosamente cada ponto do que eu escrevi.
Daniela
“Quando os mortais vão comprar casa, não é bem assim que funciona.”
Certamente, as coisas são muito mais fáceis e rápidas pra quem é amigo de algum político que tem ingerência no banco. As portas se abrem, as taxas caem, e os funcionários são pressionados pra fazerem tudo bem rapidinho. Pra evitar isso, só privatizando. Mas isso nunca vai acontecer, ninguém quer largar a teta, e que tetona!
2:18, 15/08/08
Há tanto podre dentro do banrisul que vocês nem imaginam. Já trabalhei na recuperação de créditos e vi coisas que até Deus duvida. Só uma pergunta: Se num banco privado, uma agência desse prejuízo de mais de 10 milhões em menos de um ano, o que aconteceria com os administradores? Rua, né? no banrisul, não é assim. Nada aconteceu, apenas foram trocados de lugar. Podreira pouca é bobagem…
3:37, 15/08/08
((( hahahaha)))
Amei, João. De qualquer forma, tenho tido pesadelos com o cara da Receita me cobrando na porta de casa, relho na mão e eu pelada na sala.
Beleza, como diria a Manu, desodorante vencido e já vêvaza rolando nu’a sarjeta da Cidade Baixa.
De qualquer forma, minha passagem tá comprada.
Patrícia?? Valeu.
Pero me gusta más belgas e alemãs [ik].
9:52, 15/08/08
Laranja DOOU a casa para Yoda em troca da quitação das dívidas com o Banrisul.
Aposto minhas meias.
11:40, 15/08/08
Já repararam que todas as estagiárias do Banri são gostosas?
Pq será?
12:02, 15/08/08
“O Banrisul, no entanto, parece ter um dos piores processos operacionais para *tudo* do mercado. Vejam o tamanho das filas, p. ex. - indica que nada sabem sobre como tratar filas - coisa elementar - nada de estatística, tempo de espera, ou o que pensam os clientes de ficar 25 minutos em pé.”, marcelo diz, pois é, mas do que os cliente ficarem 25 minutos em pé, são os funcionários 6 horas sentados, com dor no corpo, sem poder beber água ou ir ao banheiro, pois os coitadinhos da fila reclamam. Tem mais que privatizar mesmo, assim não é qualquer um que poderá entrar, a fila vai diminuir, como nos bancos privados e os funcionários serão tratados como seres humanos.
13:19, 15/08/08
Laura, sua burra! Fui eu quem disse aquilo! Porra, tu parece funcionário do Banrisul, caraio!
13:31, 15/08/08
Outra versão:
1) A merda casa tava superfaturada. R$ 1 milhão ?! Em POA ?! Fala sério, esta cidade é uma merda. Não tem porque uma casinha daquelas custar ! milhão. Sorry, gado. Voltem a ruminar. POA _não_ é demais.
2) O Banrisul é incompetente pra caralho - e isto é um fato - e demorou para cobrar, porque todo mundo naquele banco coça o saco o dia inteiro - outro fato.
3) Um petista filha-da-puta quebrou o sigilo e vazou. Como o Banrisul é uma merda e não tem gente qualificada em informática - e não tem mesmo, igual a certoss bancos privados não tem _MESMO_ - a sujeira não vai deixar rastro, porque eles têm um sistema _RUMINANTE_ auditoria - isto é, _NÃO_ tem um sistema automatizado de auditoria. O que pode ser bem conviniente para o governo da vez. A gente sabe que, por exemplo, o PT adora operar com espião detrás do balcão. Coisa de comunista mesmo.
Resultado: não vai dar em merda nenhuma. O Banrisul continua como está. Gaúcho é burro mesmo e gosta de ler a Zero Hora e assistir a RBS TV. O Banrisul segue sendo a merda que é, com substandard de profissionalismo e vai todo mundo chupar chimarrão na cuia fungada no Domingo naquele parque sujo e enlameado.
13:31, 15/08/08
“Conveniente”, claro.
13:36, 15/08/08
É, qual é que é com o lance de “judeu” de alguns aqui?
Eu explico —> MAIS UM SINTOMA de como gaúcho é subdesenvolvido mentalmente. Gaúcho _ainda_ acha que fazer piada preconceituosa é “bacana”, “tri”.
Gaúcho burro, anti-semita e racista só se cura indo pra algum lugar desenvolvido. Tent isso na Av. Paulista ou em uma firma nos EUA ou Inglaterra, “darling” pra você ver como você vai aparentar “cool” (”cu”, para quem não sabe inglês).
15:51, 15/08/08
Av. Paulista = lugar desenvolvido.
Virou meu objetivo de vida.
19:36, 15/08/08
huahuahuahuaha
boa, gg
0:19, 27/08/08
“E te garanto que:
a) não foi por fonte do Banrisul que conseguirmos a documentação.
b) meio mundo da impren$a bovina (e paulistóide, como percebe-se pela matéria da Folha) já estava com esses documentos.”
O Marcelo Amorim está certo. Esse extrato consolidado só pode ser obtido por que tem uma dita senha no ACICS, sistema do Banrisul. O banco tem SIM como averiguar o login de quem acessou este consolidado. Espero que esta pessoa tenha a sua devida punição em breve.
Quem critica também o tempo de 5 meses (achei até rápido, pode ter sido em razão da publicidade mesmo) pela “demora” na cobrança judicial, não vale nem a pena prestar atenção. Quem fala esse tipo de bobagem não tem a mínima idéia de como são os procedimentos pra que isso se efetive.
Laura: “Tem mais que privatizar mesmo, assim não é qualquer um que poderá entrar, a fila vai diminuir, como nos bancos privados e os funcionários serão tratados como seres humanos”.
Concordo ironicamente com a Laura, porque sou contra a privatização.
Se o Banrisul é lotado, é porque recebe/paga depósito judicial, abre conta de pensão alimentícia a mando da Vara de Família, é porque abre poupança sem te exigir muita coisa, é porque recebe tudo quanto é título pra pagar, abre conta eleitoral (que os bancos privados se negaram a abrir, ainda que seja vedado pelo BACEN negar esse tipo de conta), etc. Se tu fores na fila do caixa e perguntar quem é cliente de fato do banco, te garanto que pelo menos metade não é. O “problema” do BANRISUL é que ele não é apenas uma “Máquina” de fazer lucros como os bancos privados, e cumpre muito em prestação de serviços.
A situação dos funcionários não vou discutir pq a jornada de trabalho no Banrisul é tão desgraçada qto a de qualquer outro banco, ainda que privado. Os bancários vivem numa situação de alto estresse, pressão por metas, LER, entre outros problemas já levantados (não é a toa que é a categoria com o maior índice de suicídio).
Mais irônico ainda é que foi na gestão da Yeda que o perfil do banco tem mudado no sentido de convergir para o perfil de um banco privado… pra quem gosta do discurso de eficiência da iniciativa privada vai gostar do que o Banrisul está se tornando. Claro que a mudança é gradual, mas converge pra privatização, infelizmente.
20:24, 30/08/08
[…] novembro de 2006, no qual a man$ão era ofertada por R$ 850 mil. Oito meses depois e $eu Laranja, atolado até o pescoço em dívidas, teria reduzido o preço da casa em R$ 600 mil (pobreza. horror). Ok? […]
7:55, 09/09/08
[…] Por força de decisão judicial, este blog foi obrigado a retirar algumas informações deste post. […]
9:57, 09/09/08
cacete, não achei na wayback machine nem no cache do google.
:P
11:26, 09/09/08
É só ir no site do TJ ler a nota de expediente. Aparentemente, eles esqueceram do segredo de justiça pra isso…
11:28, 09/09/08
É uma vergonha! Nao li o conteudo, estou curioso.
Um idèia, no futuro, é escrever certas partes invertendo as letras internas.
Tipo assim: Ltears itnearns ficando de còpia para a posteridade. Será que a justiça teria um estudo cientifico que certificaria o conetùdo como sendo tal?
11:42, 09/09/08
Quem não deve não teme… Pediram pra tirar o conteúdo por que têm culpa no cartório…
Mr Orange estamos de olho…
DÁ-LHE GRÊMIO!!!
12:53, 09/09/08
BLANKA WINS !!!
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=47792
BLANKA NEVER DIE !
13:37, 09/09/08
chama no cache do google:
http://64.233.183.104/search?q=cache:DIKm5Mxt_m8J:www.urlfan.com/local/exclusivo_davidas_do_sr_laranja_com_o_banrisul/95039115.html+“Exclusivo+($$$):+dívidas+do+Sr.+Laranja+com+o+Banrisul”&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br
16:46, 09/09/08
[…] judicial, retirou do post “Exclusivo ($$$): dívidas do Sr. Laranja com o Banrisul” (http://www.novacorja.org/?p=4118) informações sobre o empresário Eduardo […]
17:33, 09/09/08
[…]O Blog “a Nova Corja”, foi censurado por uma decisão judicial da 7ª Vara Cível[…]
22:02, 09/09/08
[…] excelente blog A Nova Corja foi obrigado a excluir parte de um de seus posts hoje, por determinação da Justiça. Imagem colocada no site A Nova Corja em substituição ao […]
22:55, 09/09/08
[…] O blog Nova Corja, ligado a assuntos políticos do Rio Grande do Sul, foi intimado a tirar do ar informações sobre o caso “mansão da Yeda-Selfp Engenharia e Empreendimentos Imobiliários - […]
19:41, 10/09/08
[…] Agora, um meritíçimo da 7ª Vara Cível de Porto Alegre mandou censurar o blog Nova Corja (link para o post que teve partes censuradas e a repercussão do mesmo na net). O processo é promovido […]
16:49, 18/11/09
Estou tentando citar a empresa Self - Engenharia em uma ação de cobrança de honorários periciais. Alguém sabe o endereço atual da empresa do Laranja?
Abraços!
12:04, 08/05/10
fiz um financiamento na sabemi em 2009 apareceu um jovem me comunicando que o banco matone tinha uma resttuição para me devolver queria que eu assinase uns papes mais eu não assinei ficor por isso mesmo so que apos uns meses euvi o desconto em meu cotracheque so que no momento em que eu precisei de um refinaciamento não posso faser porque o banco não esta repassando para o outro como devo proceder.