Murro na cara (A/C Unisinos)

14:49 | 22/09/08 | A Nova Corja

Trechos da palestra do jornalista e advogado Polibio Braga para o curso de Jornalismo Especializado da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) no dia 11 de agosto de 2008:

Estudante - Eu tinha mais uma pergunta sobre a denúncia que o blog fez. Por que o senhor considerou crime penal e não crime de imprensa a postagem do blog?
Polibio Braga - Ah, sim… A Nova Corja, né? Todos conhecem o assunto?… Eu acho o seguinte… eu acho que a liberdade de imprensa tem limites. A minha própria liberdade de imprensa tem limites. Qual é o limite? A lei, o que diz a lei. Isso vale para mim, vale para quem me critica, vale para qualquer um. Eu acho que todas as vezes em que um jornalista ultrapassa os limites legais, ele está sujeito a ser punido, como eu sou. Eu tô com treze processos… eu considerei que as críticas que foram feitas contra mim estavam capituladas no código penal. Considerei que aquilo constituiu um crime, na minha opinião. Porque eu considero um crime alguém colocar que eu, como jornalista, estou vendendo a minha opinião e a minha notícia… [que] estou vendendo notícias. Para mim, uma das coisas mais abomináveis que um jornalista pode fazer é vender notícia. Quer dizer… você me paga e eu vendo notícia. Isso para mim é jornalismo marrom, isso é estelionato, acho que isso é um crime grave. E esse blog me acusou de fazer exatamente isso. Então, no meu direito como jornalista eu processei, tô processando criminal e civilmente.
Estudante - Mas o senhor chegou a realmente ameaçar os integrantes do blog? Aqueles e-mails que eles publicaram são verdadeiros?
Polibio Braga - Sim, sim. Ameacei sim. E quem tiver coragem de me dizer isso na minha cara vai levar um murro na cara.
Estudante - Quem tiver coragem de dizer o quê…?
Polibio Braga - Não… e eu bato mesmo. Eu apanho também…
Estudante - Quem tiver coragem de lhe dizer o quê?
Polibio Braga - Que eu sou corrupto na minha cara. Vai entrar no gás comigo.

(…)

Polibio Braga - O que eu acho que muitas vezes acontece, e no meu caso também está acontecendo, e se tem essa visão é que esse pessoal desse blog, eles têm pontos de vista políticos diametralmente opostos ao meu. Eles são meus adversários políticos e idiológicos [$ic]. Então me atacam do ponto de vista político e idiológico [$ic].

(…)

Estudante - O senhor se arrependeu no caso da Unisinos na resposta que o senhor deu pr’aquele estudante? O senhor chegou a se arrepender? Porque teve um entrevista que foi publicada na internet, no Portal3, se não me engano, na qual o senhor pediu desculpas para ele.
Polibio Braga - Não, mas aquilo foi outra coisa. É que eu tinha chamado ele de analfabeto. Eu disse: “olha, me desculpo por ter chamado vocês de analfabetos funcionais”. Mas foi só isso. Mas disso eu me desculpo, porque eles não são analfabetos funcionais. Se tu me perguntar o que eu acho eu posso dizer…
Estudante - E o que o senhor acha?
Polibio Braga - Acho que eles tão perto disso.
Estudante - Mas isso é focalizado nos estudantes da Unisinos ou nos estudantes em geral de jornalismo?
Polibio Braga - Tu achas que eu vou dizer aqui na frente de quarenta pessoas o que eu penso?
Estudante - Mas o senhor parece bem corajoso. Pode falar.
Polibio Braga - Não, não. Não chega a tanto.

(…)

Polibio Braga - Recebo muita ameaça por e-mail, mas sempre é covarde. Mas é sempre gente que não tá… como que chama…
Estudante - Anônimo.
Polibio Braga - É. Inventam email. Porque se o cara me mandar com o email dele, eu vou identificar o IP dele e toco-lhe uma interpelação, um processo judicial. Eu já peguei uns três ou quatro leitores meus e interpelei judicialmente. E eu interpelo todos… que agirem criminosamente em relação a mim. Como nesse caso que nós falamos. Seu eu achar que é crime… por exemplo, “você é um jornalista corrupto”. Esse cara pode contar como dois mais dois que vai me ver na frente do juiz. Não tem conversa. Agora dizer que “você é um mal jornalista”, “você é feio”, “você não sei o quê”… pode dizer o que quiser. Eu sei que sou feio mesmo.”

Tags: , , ,

Postado por A Nova Corja, 14:49, 22/09/08, na(s) categoria(s) Cara de pau, Demência moral. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

60 comentários para “Murro na cara (A/C Unisinos)”

  1. La Carmencita diz:

    Ele realmente tem consciência de si mesmo. Vocês deviam querer ser como ele quando crescerem.

    Acho que vou escrever um romance: Poli Babá e os 40 estudantes.

  2. alberto roberto diz:

    sim
    pb = nc
    mesma coisa
    somente lados diferentes…

  3. Tiele diz:

    Há muitas formas de MORRER nesse mundu lindu!

    Acabei de experimentar uma nova!

  4. Alisson diz:

    HI LÁ RIO

    Políbio mestre dos magos, sabe tudo!

  5. Diogo diz:

    Políbio Braga em:

    Kung Fu Panda dos Pampas.

  6. Pedro Henrique diz:

    Esse cara é jornalista ou advogado afinal de contas?

    E “mal jornalista” eu não chamo pq evito obviedades…

  7. La Carmencita diz:

    mal jornalista bem jornalista

  8. La Carmencita diz:

    Esqüizito!
    Não aceitou caracteres especias.

    O oposto de “mal jornalista” é “bem jornalista”.

  9. Luís Felipe diz:

    Políbio Braga não foi um daqueles jornalistas que fez um escândalo quando Guaracy Cunha e companheiros resolveram processar o Barrionuevo e o Marcelo Rech? Por que interpelações judiciais iriam contra a liberdade de imprensa? Mudou de idéia, então, por que até um leitor que lhe manda emails pode ser proce$$ado!

  10. Tosco diz:

    Passei um longo período distante deste lugar, e parece que a cousa andou agitada! Vou me informar sobre o caso.. rsrsrs

  11. Luciano diz:

    E se disser “você é um mérrrda!”, como ele provará que não?

    Audiência no DMAE?

  12. anonimo diz:

    qual a fonte dessa entrevista?

  13. Rodrigo castro diz:

    “Poli Babá e os 40 estudantes” HAHAHAHAHA

    Só não sei porque ele “interpela judicialmente” qualquer um que falar dele, se fosse macho mesmo não daria bola, ou daria resposta a altura.

  14. coiote diz:

    como futuro aluno da fabico ou famecos, gostaria de ter sofri… assistido. mas como não, agradeço os excertos aqui, já foram razoavelmente elucidativos.

  15. Luís Felipe diz:

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/fd100720026.htm

    “Uma sociedade democrática baseia-se no pluralismo, na tolerância, no respeito às leis e no comprometimento com o bem-estar de todos os seus membros. Se os seus pilares estão ameaçados, é todo o edifício que pode ruir.”

    “O atual governo e o seu partido têm pautado suas ações por uma longa série de perseguições e processos contra jornalistas e intelectuais. Inclusive organizações, como a OEA, têm assinalado que nossa liberdade de imprensa padece de problemas delicados. Uma sociedade na qual a liberdade de imprensa é suprimida ou grandemente restringida torna-se uma sociedade escrava, e nela a intimidação converte-se em regra. ”

    Signatários

    Denis Lerrer Rosenfield; Paulo do Couto e Silva; Jair Krischke; Fernando A. Lucchese; Sérgio da Costa Franco; João Carlos Brum Torres; Fernando Gay da Fonseca; Políbio Braga;

  16. Walter Valdevino diz:

    anonimo:

    “qual a fonte dessa entrevista?”

    anonimo Bellville Rodair:

    A fonte é a ATMOSFERA. Palestra foi pública e gravada por novecentas mil pessoas.

  17. Juca Brito diz:

    Desenlace esperado: WV entra na sala, cumprimenta PB com um ligeiro arqueamento das sobrancelhas e diz:

    - Como vai, Polibio, o grande corrupto…

    (Soco violento na cara. Perda de vários incisivos e um canino. Rinoplastia inevitável.)

    Ainda grogue, ele balbucia a continuação da frase (com compreensível dificuldade nas consoantes sibilantes):

    - … e sanguinário ditador Mugabe acha que o único branco confiável é o que já morreu, mas eu discordo. Apesar disso, processá-lo-ei por agressão.

  18. Gisele diz:

    Isso só pode ser mal de alzheimer… não tem outra explicação para o comportamento insano deste senhor.

  19. Eduardo diz:

    “Vai entrar no gás comigo.”

    Parece coisa de sauna gay.

  20. anonimo diz:

    q massa
    pena, seria massa ter isso gravado
    bons ringtones

  21. Arthur diz:

    PERA! PERA! PÁRA TUDO!!!

    “Inventam email. Porque se o cara me mandar com o email dele, eu vou identificar o IP dele e toco-lhe uma interpelação, um processo judicial.”

    COMO ASSIM? CADA E-MAIL TEM SEU PRÓPRIO IP? EU TO FICANDO MALUCO?

  22. Diogo diz:

    # Eduardo diz:
    16:41, 22/09/08

    “Vai entrar no gás comigo.”

    Parece coisa de sauna gay.

    Complementando o raciocínio:

    “Que eu sou corrupto na minha cara. Vai entrar no gás comigo.”

    E chamar de corrupto por trás, pode?

    Loves in the air…

  23. Ivan diz:

    Wow… boa sorte amanhã e representem a blogosfera direitinho!!

    Ah, vai rolar twitter na audiência??

  24. Maikovisky diz:

    Ele pode tentar rastrear o IP de origem, encomodar a BrT ou Virtua ou …
    Para que digam quem estava usando aquele IP em tal hora… Claro que isso é uma coisa chata de se fazer, pois as operadoras não gostam de fazer isso, só com mandato judicial e mesmo assim eles enrolam um pouco…

  25. RAMiRO diz:

    Sou um analfabeto. Admito!

  26. João Carlos Cembranel diz:

    @Juca Brito: bom post, gostei.

    Olha… podem falar o que quizerem, eu lia o blog do Políbio antes de começar a ler a NC, continuei lendo, com algumas reservas, naturalmente, mas particularmente falando, seja bom ou ruim, do bem ou do “mal”, eu gosto de gente com personalidade e gente de pulso firme, pessoas que tem postura, que não são acovardadas, gente que pode se estrepar processando ou sendo processada, mas que não fica no “enrolódromo”, que não fica no “nhu=nhu=nhummm” ou no “nhé-nhé-nhém”. Por isso, meu voto hoje vai para o Políbio Braga. Gostei das declarações dele, mandou ver bem, pois falou 90% do que pensa (os outros 10% o medo de um processo de responsabilidade civil não deixou escapulir boca afora).
    Mas isso não é demérito para o pessoal daqui, “gostar” do PB não significa que eu “desgoste” do pessoal daqui. Afinal, como diz aquele videozinho do YOUtube: “ado-ado-ado, cada um no seu quadrado”!!
    Abra$$o.

  27. Kellen diz:

    ?

  28. La Carmencita diz:

    CADA E-MAIL TEM SEU PRÓPRIO IP?

    Um IP de origem, sim. É só olhar no cabeçalho da Internet da mensagem.

    Dizem que mensagens enviadas pelo Gmail têm sempre o IP do Gmail. Porém, há quem diga que Thunderbird já traz tudo rastreado, faltando apenas o mandado judicial junto ao provedor, para identificar o usuário em questão naquele determinado momento.

    Enfim, uma visita furtiva a uma lã rauze sem registro do nome do usuário sempre resolve.

  29. Felipe de Caxias diz:

    Então podemos dizer que o Políbio é “du mal”.

  30. Gustavo diz:

    Nah JC Cembranel, se tu gosta do PB vai LEVAR MURRO NA CARA! NÃO TEM CONVERSA!

    E tem mais:

    EU VOU TE ACHAR, CARA!!!1!

  31. Gustavo diz:

    Na boa, o véio tá completamente afetado. Sem a menor noção.

  32. Felipe de Caxias diz:

    “Idiológico”?

    Mas afinal os analfabetos são os da Unisinos ou da PUC?

    Num tindi nada.

  33. Kellen diz:

    como assim?
    quem disse “idiológico” foi o PB!

  34. Cynthia diz:

    “Ameacei sim. E quem tiver coragem de me dizer isso na minha cara vai levar um murro na cara.”
    ?!?

    Outra coisa: ele rastreia e processa todo mundo?!

    Tarja preta rolando solta. Única explicação.

    (”Políbio mestre dos magos”, haehahaehaehahae)

  35. Cynthia diz:

    pqp, cadê meu comentário?
    Vou proce$$ar!
    ashagsahsahsas

  36. Manu diz:

    Ahahahhahaha, que diversão esse cara, rende umas boas risadas!

  37. Willian Wallace diz:

    IP do header do email = grandes coisa, vai achar apenas que o email veio do yahoo, hotmail, google ou qualquer outro provedor. Probabilidade dos leitores do Popó usarem MTA (mail transfer agent) próprio é zero.

    Viajou muito nessa.

  38. Dani Santa diz:

    Acho que todos já sabem quem é quem nessa terrinha - não é preciso provar mais nada. Tem cidadão que cava a própria cova, como o jornalista-palestrante-irritadiço. Fazer o quê. Cada um tem o direito de escolher com que fama quer morrer. A falta de vergonha na cara - aliada à famosa PAUTA FROUXA, ou seja, falta do que fazer - explica muita coisa: por exemplo, a necessidade de auto-afirmação, de roubar dinheiro do povo, e até de processar moleques bem-humorados que falam mal de você por aí.
    Quanto ódio semeado…
    Ó! O mundo é belo!
    A vida é linda!
    O sol é para todos!
    Vamos lá, minha gente, mais ternura nesses coraçãozinhos.

  39. Trajano do Sion diz:

    O Sr Políbio é um homem de bem, defende sua honra com a garra de um
    brasileiro que não disiste nunca. Pelo que vejo temos a mesma idiologia.

  40. Pato diz:

    “Sim, sim. Ameacei sim.”… confesou !!

  41. Fiona Drexter diz:

    Políbio demonstrou toda a profundeza de sua ignorância e arrivismo.
    Além disso, deve ter parado de tomar os seus tarja-preta.
    É evidente que está Desgovernado.

    Agora, por que essas facudades andam solicitando palestras com esse cara? Porque é um “jornalista”?
    Realmente, o ensino decaiu muito.
    E dizer que esses alunos pagam por isso.

  42. gg diz:

    “Deus, Deus, porque me abandonaste ?”

    -J.C.

  43. marlon diz:

    SR DEMORI

    precisamos de banners urgente para conseguir RECURÇOS e enfrentar o autor do ANISO. a cirurgia do canser na cabesa vai ter de esperar.

    ok? okkkkkkkkkkkkkkkk

    ODUJ ATE A MORTE

  44. Paulistinha diz:

    O Políbio violou a Convenção de Genebra ao apelar para a guerra química. Trata-se de um golpe abaixo da cintura. O fedorento deveria ser proibido de consumir feijão.

  45. Alisson diz:

    Se poli confessou que ameaçou já pode passar uns dias no xilindró, não?

  46. Carlos diz:

    Ai que mêda!

  47. el barto diz:

    imprensa brasileira: a pior do mundo.

  48. Cabral diz:

    RS nao fica no Braziu. Imprensa gaucha nao vive no Braziu. Logo nossa imprensa nao “ser” a pior do mundo.

  49. Rodrigo Alvares diz:

    Acho que não deve ter outra definição para uma imprensa que precisa de intervenção para publicar um “De acordo com revista/jornal X” para que os gaúchos tenham uma idéia da corrupção dos políticos desse estado, Cabral.

  50. Alisson diz:

    Outra coisa que corrobora com o que diz o Rodrigo, é o fato de qualquer estudante de jornalismo, com um mínimo de visão de futuro, estar louco para VAZAR daqui. Conheço uma galera que aguarda uma oportunida pra se mandar.

  51. André diz:

    Aguardamos edição extraordinária com o resultado desta audiência … Terá terminado tudo no abra$$$o ?

  52. Remindo Sauim diz:

    Não sejam tão rudes com o tio Políbio, ele é apenas um jornalista que cansou de ganhar pouco. Ei, o garoto da PUC não perguntou quanto ele cobra por notícia faturada? Pô, eu gostaria de saber.

  53. Remindo Sauim diz:

    Pessoal podem acusar, xingar a vontade, não existe crime de ofensa se você chegar na frente do juiz e disser que não é nada disso, que o tio Polibio é bonzinho e lindinho. Deixa o tiozinho processar, depois é só negar.

  54. joao henrique diz:

    vc quero denuncia joao henrique ele nao fez nada ate agora pinheiro faz entao bota para pinheiro ganha

  55. henrique diz:

    quem que mobi no habbo me add o meu e gabriel.gatinho7 add ai quem add dou truke de 20c por um mobi truke

  56. henrique diz:

    site viado

  57. henrique diz:

    site viado da poxa so mais o site habbo

  58. lula diz:

    oi gente sou o presidente vou bota joao henrique para perde ele nao faz nada vou bota pinheiro para ganha so mais pinheiro ne gente quem que fala venho nesse site todo dia

  59. lula presidente da cidade diz:

    pica dura e so a minha so mais a minha pica e boa quem que chupa

  60. lula presidente da cidade diz:

    todo mundo da cidade de salvador e viado menos gabriel e rick

Comente