Dead blogging

4:19 | 03/10/08 | Rodrigo Alvares

Os debates por todo o país ficaram enfadonhos, acompanhados pelo fetiche por live bloggings. Foi ótimo por um tempo, dá acesso, mas não muda absolutamente nada. Pode incluir aí a apatia de todos durante o processo eleitoral (Claro que isso não evita o uso dessa ferramenta no segundo turno). Mas estive em Porto Alegre há umas semanas, moro em São Paulo, e posso garantir: o primeiro turno só serve para os candidatos medirem suas forças tendo em vista seus interesses pessoais reais e concretos a curto, médio e looongos prazos. O pessoal do Blog da Rosane fez uma ótima cobertura, mas isso não muda nada. Puro jogo de cena.

Seja para assembléias legislativas, a Câmara dos Deputados ou o que mais vier em 2010, é tudo conchavo. Claro que isso que não é novidade, só que a menos que tu faça parte de alguma massa de manobra - geralmente da “esquerda” -, nada é feito. Se ainda assim não acredita, pensa em quem Maria do Rosário e Manuela D’Ávila pretendem apoiar no segundo turno. O tal Orgulho Gaúcho com o qual cresci e estudei deve estar com vergonha, onde quer que esteja, com o fato de que a população ainda não ter apeado um governo estadual que escancara um escândalo de corrupção semanalmente.

Li que Yeda “espera” que a falência global atinja o Bovinão. Por que não, né? Afinal de contas, acabamos de assinar com pompa e circunstância um empréstimo de US$ 1,1 bilhão com o Banco Mundial e nossa desgovernada economista professora não previu que a bolha imobiliária desse merda. Ela devia estar mais preocupada com o Detran à época.

Nossa matriz econômica prioriza a exportação e os governos passados nunca quiseram mudar esse cenário. O senador Pedro Simon (PMDB) tinha todo o capital político para promover isso quando assumiu, em 1987, mas preferiu enfrentar greves de professores a cada ano. Se eu for culpar todos que passaram pelo Piratini, as pessoas vão fugir do blog (hmm: anotação mental). Mas é óbvio que essas coisas não importam agora para os pulitizadu$ do RS.

Aí, as pessoas querem saber das eleições municipais. E o pior é que Porto Alegre e São Paulo são bons exemplos dessa decadência - quem diria - do interesse coletivo em quem vai cuidar do bueiro que está entupido na esquina de casa nos próximos quatro anos. Não é novidade: os candidatos que estão na ponta das pesquisas prometem as mesmas coisas e jogam os problemas para seus oponentes diretos. Daí o tédio abaixo:

Porto Alegre: o atual prefeito lidera as pesquisas porque ninguém quer o PT de volta ou alucina que ele faz um bom trabalho (Cco: Camelódromo Aéreo/ Viaduto Leonel Brizola). As duas candidatas para o segundo turno do desespero eram aliadas há dois anos e se engalfinham há semanas com assuntos irrelevantes para tirar a cidade do buraco, mas sem mencionar que fazem parte do desastre perpetuado durante 16 anos no Paço. Ainda bem que ninguém questiona a candidata de Tarso Genro se ele escreveu um livro chamado “How to destroy your party for dummies”.

Quanto a Manuela D’Ávila, quem tem Berfran, tem tudo. Apoiada pelo PP$, mas com o antigo partido do Poeta, é difícil crer nas respostas decoradas com o media training de que ela faz parte do “futuro” - perguntou a Fogaça sobre a atuação de Cezar Busatto como braço direito do prefeito, por acaso? Resumindo: tá um verdadeiro documentário do Discovery Channel sobre a vida das hienas.

São Paulo: é incrível a rejeição a Geraldo Alckmin (PSDB). As pessoas podem até odiar Marta Suplicy (Pê TÊ), mas sentem muito mais asco do ex-governador. E com a máquina municipal e estadual atrás dele, Gilberto Kassab (DEMO) escanteou o Chuchu, que - mais uma vez - protagonizou uma foto muito constrangedora. Foi para a Radial Leste com mulher e filha distribuir panfletos.

Ele e Tarso deveriam fazer uma acareação para definir quem é mais beiçudo quando quer alguma coisa em detrimento da unidade do partido. Nenhuma novidade nisso. As análises mais rasas anunciam que tudo isso no Fumaquistão é uma prévia para 2010. Bom, como qualquer análise rasa, ela está certa.

Não existe derrota para José Serra nesta eleição. Qualquer que seja o escolhido para a prefeitura, o governador está garantido. A menos que tu ache viável um pré-candidato à presidência evitar a entrega de obras extremamente necessárias à cidade até 2010. Marta terá grana federal e Serra não vai negá-las. Kassab, a Secretaria Estadual do Município. Alckmin terá, hmm, o PSDB.

De qualquer forma, prepare-se para a castração deste domingo ou alegue nossa desculpa habitual para não votar: “Fiquei deprimido com os candidatos, tomei um trago no sábado e não consegui sair da cama porque também bateu aquela Síndrome do Pânico básica”.

Tags: , , , ,

Postado por Rodrigo Alvares, 4:19, 03/10/08, na(s) categoria(s) Eleições 2008, Eleições 2010. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

38 comentários para “Dead blogging”

  1. Camilo diz:

    petralia vou te axar em sp

    http://www.insanus.org/novacorja/archives/lulashow008.jpg

    Bom texto, como habitual.

  2. Diogo diz:

    Muito bom o texto.

    Mas votarei, não sem antes encher a cara.

  3. Van diz:

    Contra fatos não há argumentos: nenhum debate, caso houvesse, iria desbancar o interesse do debate Palin X Joe Biden.

  4. K. diz:

    Desastre dos 16 anos?
    Você não explicou esta sua premissa.
    Mas deixa advinhar… Tu é como a Luciana: só fala a verdade!

  5. bolou diz:

    “mas sem mencionar que fazem parte do desastre perpetuado durante 16 anos no Paço”…pois é: tem um livro do Políbio Braga na Praça que é bem isso aí mesmo… não entendi? Composição de idéias?

  6. Luís Felipe diz:

    ok, ok, mas eu estou bem interessado num candidato que se esforce em colocar o metrô em Porto Alegre.

    entre outras coisas: iluminação pública melhor, Araújo Vianna de volta, atendimento decente nos postos de saúde, aquela coisa toda.

    vou votar sim, sem bocejos.

  7. Carmencita Freifrau von Fernsehglotzen diz:

    Eu também só falo a verdade.

    A propósito, será que não dá para botar um trem bala no lugar do metrô. Assim, daria para ir de um bairro a outro em segundos. Melhor que isso, só o teletransporte partidário, de uma legenda a outra.

  8. Carmencita Freifrau von Fernsehglotzen diz:

    será que não dá para botar um trem bala no lugar do metrô.?

  9. Juca Brito diz:

    Já eu, quando falo a verdade, é por distração.

    E, por falar em bala, atualmente a minha maior preocupação em Porto Alegre é não ir para outro mundo em segundos.

  10. Fróid diz:

    Aviso a Nova Corja que em protesto pela ausência de cobertura do debate de ontem não pagarei a mensalidade de outubro.

    Noves fora o debate foi o mesmo nheco-nheco de sempre. Só acordei um pouco quando a Lulu (logo ela!!) proporcionou o lance mais hilário da noite ao detonar o discursinho pré-moldado da Manu sobre a Copa do Mundo.

    Manu: “Vem aí a Copa do Mundo e vamos preparar nossa cidade blá blá blá….”

    Lulu: “Vejam vocês, já estão prometendo Copa do Mundo e tudo mais. Daqui a pouco vão prometer até gol…”

    Claque: “sdafjkghjklhgç!!”

    Lasier: “zzzz…ZZZZZ….ZZZ” Ah… o quê? Ah… a candidata Maria do Rosário pediu direito de Fogaça (sic)…. zzzz….ZZZZ”

    =============================

    Aliás…. com a lentidão que o tava ontem só posso crer que ele não recebeu a dose diária de eletrochoques Lasier

  11. Fróid diz:

    Aviso a Nova Corja que em protesto pela ausência de cobertura do debate de ontem não pagarei a mensalidade de outubro.

    Noves fora o debate foi o mesmo nheco-nheco de sempre. Só acordei um pouco quando a Lulu (logo ela!!) proporcionou o lance mais hilário da noite ao detonar o discursinho pré-moldado da Manu sobre a Copa do Mundo.

    Manu: “Vem aí a Copa do Mundo e vamos preparar nossa cidade blá blá blá….”

    Lulu: “Vejam vocês, já estão prometendo Copa do Mundo e tudo mais. Daqui a pouco vão prometer até gol…”

    Claque: “sdafjkghjklhgç!!”

    Lasier: “zzzz…ZZZZZ….ZZZ” Ah… o quê? Ah… a candidata Maria do Rosário pediu direito de Fogaça (sic)…. zzzz….ZZZZ”

    =============================

    Sobre o Lasier:

    Com a lentidão que ele estava ontem só posso crer que ele não tem tomado a dose diária de eletrochoques que receitei pra ele.

    Fui…..

  12. Fróid diz:

    Ops…. meu eletrochoque me fez postar duplamente….. bzz bzzz…

  13. Leandro Demori diz:

    “Vejam vocês, já estão prometendo Copa do Mundo e tudo mais. Daqui a pouco vão prometer até gol…”

    MORRI.

  14. Juca Brito diz:

    “Vem aí a Copa do Mundo e vamos preparar nossa cidade…”

    Tradução:

    Pintaremos os meios-fios de verde-amarelo.

  15. poi diz:

    “eletrochoque no Lasier”
    Me caguei

  16. Morte aos Poetas diz:

    Pra mim, houve dois lances jóia:

    Poeta: “Se houve intervenção do Ministério Público, foi a pedido da Prefeitura (platéia vem abaixo). Deve ser mais ou menos assim: “Ei pessoal. Alguém do meu governo pode estar roubando. Dá pra vocês virem dar uma olhada?”

    Poeta: “…Vamos estar enterrando.. hã… entregando bla bla bla….”

  17. Vaz Bisneto diz:

    luciana é mais gostosa que manuela.

  18. Sbentenar diz:

    (…) dezesseis anos de desastre em POA?? a NC está a merecer uma parceria com o jornalista convertido (que é o pior fanático) Pró-Libio Braga. Putz!!!

  19. Rodrigo Alvares diz:

    Sbentenar: lamento, mas o blog foi criado POR CAUSA da gestão do Pê Tê em Porto Alegre. Sugiro se livrar do pára-quedas e ler os arquivos de 2004.

  20. Leandro Demori diz:

    Rodrigo: desista.

    Há leitores que acham que o MOTIVO DA EXISTÊNCIA do blog é bater na Yeda, e aí se desesperam quando algo DÁ ERRADO (”ei, eles falam mal do PT também? Oh, céus, agora já indiquei o saite para todos os meus amigos du movimentu!”).

    Não entenderam que falamos sobre Demência, e não sobre Política. Aliás, não irão entender nada (nunca) jamais.

  21. Camilo diz:

    Hmmm… Política (na atual conjuntura) = Demência.

    Talvez daí a confusão de alguns.

  22. S. Omar Ramos diz:

    O que eles disserem entre parênteses.

    Fogaça:
    (Audácia, esperança. Eu li o livro do Obama.)

    Manuela:
    (Eu faço política há 10 anos, desde que entrei na primeira série e fui eleita a representante dos meus coleguinhas.)

    Onix:
    (Não sei oq que é Política Social, então vou falar do tri.)

    Maria do Rosário:
    (Nelsinho, tu não fede nem cheira nesse debate, então ao invés de responder tua pergunta vou negar o apoio do Dirceu.)

    Marchezan:
    (Oi, tudo bem? Meu nome é Nelsinho. Daqui a 2 anos concorrerei a deputado. Lembre de mim.)

  23. Luís Felipe diz:

    Manuela:
    (Eu faço política há 10 anos, desde que entrei na primeira série e fui eleita a representante dos meus coleguinhas.)

    kasjdakjshdkajshdkasjhkajshdkajsdhkajsdkashkdaskjdashhjasjkh

    registre-se: Luciana, a Genro, disse que estão prometendo GOL DO BRASIL, ignorando que mais da metade da população torce para o URUGUAI.

  24. Luis Fernando diz:

    Ningu’m perguntou sobre as malas de diheiro do Marcos Valério para o PT na eleição passada.
    Que pena….

  25. Tatata Pimentel diz:

    Eu notei dois climas estranhos no debate. Primeiro uma troca de olhares e sorrisos entre Nelsinho e Manú. Realmente fariam um belo casal. Mas Nelsinho paspalho levaria chifres, pois a tensão sexual entre Manú e Onix era impressionante. Sem romantismos, sem declarações de amor: era um lance, como dizem os globais, “de pele”. Provavelmente se xingariam na cama, de “neoliberal”, “chavista”, “comuna gostosa”, “burguês comedor”… Algo no estilo do notório caso entre Helô Helê e Luís Estevão.

  26. Fróid diz:

    E essa agora em Sapucaia, Justiça Eleitoral proíbe relinchos…. sdjkghsdfgsd!!

    http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2008/interna/0,,OI3230252-EI11872,00-RS+justica+aprende+cavalo+e+proibe+relincho+em+campanha.html

    Haja Gardenal!!!

  27. Cynthia diz:

    “quem vai cuidar do bueiro que está entupido na esquina de casa nos próximos quatro anos”
    Ótima definição de tudo.

    Concordo com o texto, concordo com os comentários (”pintaremos os meios-fios de verde-amarelo” - eu tava pensando nisso ontem). A demência crescente e a falta de paciência me impedem de votar. Minha dúvida agora é se me presto a ir até a ZONA eleitoral (= filas) especialmente pra anular o voto ou se simplesmente mando todos à pqp e pronto.

  28. Cynthia diz:

    Ah, e pra ficar melhor: Fróid, eu voto nessa bizarria chamada Sapucaia…

  29. Alisson diz:

    O melhor de tudo, disparado:

    Genro: A candidata Maria do Rosário não ganhou direito de resposta porque eu não a ofendi…

    Eu só falei a verdade. Aliás, eu só falo a verdade!

    Platéia: hsuahsuahsuahahahahahahahahahauashuahsuashauhsahahahaha hahahahaushaushuahsuahshhahahahahaushaushuahsahshaushuashuhasuhaushauhsuahsuahsuahsuahsuahsuhausahahahhahahahahahahahahauahsuahsuahuhuhasuahsuhaushahahahahahahahah

  30. Gladcard diz:

    Vcs repararam que algo está surgindo sobre a pálpebra esquerda da M. Rosário… e ontem no final do debate estava crescendo outra coisa sobre a pálpebra direita tb? Meeedo… tem coisas saiiiindo…

  31. Anahi diz:

    a nova corja e do PSOL (INTERROGACAO)

  32. Anahi diz:

    Tatata

    perfeito.

  33. Tatata (vrai et unique) diz:

    Os eleitores não poderão entrar na cabine de votação portando celulares, máquinas fotográficas e filmadoras, que deverão ser depositados em uma bandeja ou guarda-volume. A decisão dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) [blablabla] tem como objetivo impedir o registro do voto pelos eleitores eventualmente ameaçados por milícias e candidatos.
    A que “pinto” se chegou.
    Estado paternalista e autoritário.
    Medida correta seria simplesmente não ser obrigado a votar, e poder mandar candidatos e milícias plantar batatas.

    Denúncia: esse Tatata Pimentel supra é o Falso Tatata!

  34. Julia diz:

    Ah, eu gostaria de saber o que acontece se eu me recusar a entregar meu celular. Afinal estou lá prestando um favor ao Estado, e não o contrário.

  35. Renan Bastos Nunes diz:

    Me surpreende um blog de alguém que se diz gaúcho, conterrâneo do imenso Getúlio Vargas e do extraordinário Leonel Brizola, conter textos tão conservadores, de repúdio a Política Atual, sem apresentar propostas ou alternativas.

    Só criticar é fácil. Ir à luta, como sempre fizeram os seus antepassados, é díficil, né?!

  36. Camilo diz:

    No referendo sobre o desarmamento, filmei meu voto - com uma câmera digital, mesmo. Um dia, irá para o youtube.

  37. Sbentenar diz:

    - CHEGO A CONCLUSÃO QUE A NOVA CORJA É DO PISOL…ALGUÉM COM MUITA PROPRIEDADE FALOU QUE LUCIANA É A LILI CARABINA DA POLÍTICA. A NC DEVERIA VALER UMA COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO FRANCO-ATIRADOR COM OS RELINCHOS DOS QUADRUPEDES EM SAPUCAIA DO SUL.

  38. Rodrigo Alvares diz:

    Renan: não existe alternativa. Desiste. “Só criticar é fácil. Ir à luta, como sempre fizeram os seus antepassados, é díficil, né?!”. Olha, tu eu não sei, mas eu nasci em 1980 e não tenho NENHUMA prestação de contas a fazer para gente morta e que certamente não estava pensando em mim quando foram “à luta”.

    Sbentenar: não somos de nada e ninguém se importa com Sapucaia do Sul. Abra$$o.

Comente