A baderna na TFP é pior que no PMDB

6:37 | 13/12/08 | Rodrigo Alvares

Da Folha:

Sem nome, TFP tenta manter ação política (Folha para assinantes)

Fundadores do grupo, que perderam o direito de usar a sigla, celebram centenário do seu idealizador, Plinio Corrêa de Oliveira. Disputas judiciais após a morte de fundador deram poder a grupo dos Arautos do Evangelho, que deixou de fazer militância política

RAFAEL CARIELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os mais fervorosos representantes da extrema direita católica no país comemoram enfraquecidos, hoje, o centenário de nascimento do idealizador de sua organização. Adversários do comunismo, terminaram por receber duros golpes de duas instituições que observadores mais progressistas não costumam associar com o esquerdismo: a Justiça brasileira e a Igreja Católica liderada por João Paulo 2º e Bento 16.

Enfraquecidos e impedidos por decisão judicial de usar o nome “Tradição, Família e Propriedade”; privados de muitos de seus seguidores mais jovens por uma cisão ocorrida logo após a morte do fundador da organização, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995); derrotados por grupos dissidentes em disputas semelhantes em pelo menos 7 dos 16 países em que a TFP tinha representantes à época da morte de Oliveira; mas resistentes.

Há nove dias, precisamente às 20h30, um seleto grupo desses seguidores do fundador da organização se preparava para mais uma reunião semanal, uma espécie de “análise de conjuntura”, desta vez tendo em pauta a política européia em relação à eutanásia.

Um representante da TFP francesa, que também milita na associação “Droit de Naître” (”direito de nascer”, contrária ao aborto), tomou o púlpito improvisado para onde todas as cadeiras se voltavam. Antes que a palestra começasse, os cerca de 60 homens ali reunidos, todos vestindo terno e gravata, a maioria com fios brancos de cabelo, rezaram uma Ave Maria em latim. A oração se repetiria ao final da sessão.

Ladeavam o púlpito dois elegantes abajures e, na extrema direita do orador, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. Num pequeno banco aos seus pés, um livro em homenagem a Oliveira, com uma grande foto do líder na capa, e sua obra “Nobreza e Elites Tradicionais Análogas” nas traduções para o francês e o espanhol.

A palavra TFP só podia ser pronunciada ali pelos representantes estrangeiros, e apenas em referência à organização em seus países. (…)

Entre 2004 e 2006, os sócios-fundadores e seus seguidores se separaram da “nova” TFP e passaram a se denominar “Associação dos Fundadores da TFP”. Há dois anos, nova decisão proibiu o uso da sigla pelos fundadores. Eles então passaram a se denominar apenas “Associação dos Fundadores”.

Clá Dias e seus seguidores, também fundadores da associação ligada à Igreja Católica Arautos do Evangelho, são acusados pelos fundadores de terem tomado o controle da entidade que teve seu auge no regime militar (1964-1985) para abandonar a principal característica da TFP: a militância política em defesa intransigente do direito de propriedade e combate a movimentos sociais que ameacem esse princípio.

Questão secular

Estudiosos da TFP ouvidos pela Folha confirmam a mudança de ênfase criticada pelos fundadores. “Não percebemos, por parte dos Arautos do Evangelho, muito movimento em relação à questão secular”, ou seja, política, diz o historiador Rodrigo Coppe Caldeira, que defendeu na Universidade Federal de Juiz de Fora a dissertação de mestrado sobre Plinio Corrêa de Oliveira. “Fazem algo mais religioso, tradicional.”

“Desde que os Arautos assumiram a TFP, as campanhas [políticas] foram silenciadas”, diz a historiadora Gizele Zanotto, que fez doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina sobre a organização. Mesmo o endereço da entidade na internet, ela diz, “ficou quase sem atualizações” desde a mudança na direção.

Por duas semanas, a Folha fez pedidos de entrevista com a atual diretoria da TFP, ligada aos Arautos do Evangelho, mas não obteve resposta. (…) Processos de cisão e disputa judicial, como o do Brasil, passaram a acontecer, nos anos 90, em outros países onde atua a TFP. (…)”.

Tags: , , , ,

Postado por Rodrigo Alvares, 6:37, 13/12/08, na(s) categoria(s) Mondo Fristão. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

22 comentários para “A baderna na TFP é pior que no PMDB”

  1. Ariela diz:

    . pasmo em saber em as senhoras do Sagrado Coração de Jesus ainde existam militem, seja lá o que isso queira dizer a elas.

    . elas deveriam ser vilipendiadas fisicamente, para saber o que é ter um corpo (que não é o de Jesus, claro). De outra forma, elas o negam e o devolvem ou 1) ao Estado ou 2) à Igreja.

    . estou completamente bêbada e convido a todos que invadam o ex-Coral, para fazermos um coral em ode à civilização. Caso contrário, bem, ouvi que vai sair mais uma igreja (Glord, bite, killmit).

  2. xico das latinhas diz:

    A familia se mudou, as propriedades foram a leilão e a tradição, ninguém se lembra mais. Descanse em agonia grupelho de babacas. Tuas filhas estão todas nos inferninhos e os filhos perdendo tudo na bolsa.

  3. Marcelo Amorim diz:

    A família é a base da sociedade, e a propriedade é indispensável ao desenvolvimento econômico e social de uma nação. Todo mundo já sabe disso desde antes da queda do Muro de Berlim - apesar de ter 3 ou 4 gatos pingados que pararam no tempo, mas são insignificantes.
    Sinceramente, nunca entendi a parte da Tradição, sou a favor dos emergentes. Abaixo à nobreza!

  4. Cahê Gündel Machado diz:

    Li os livro “Nobreza e Elites Tradicionais Análogas” e “Revolução e Contra-Revolução”, ambos do Plínio Correa. Achei muito interessante. O problema é ninguém na TFP tem o nível que ele tinha….

  5. Cahê Gündel Machado diz:

    * o problema é que ninguém…

  6. juan diz:

    El movimiento de los Heraldos del Evangelio (“Arautos”) fue iniciado por antiguos miembros de la TFP.

    Aunque los Heraldos y la TFP, tienen en común su ultraconservadorismo y cierta tendencia elitista, existen grandes diferencias en la actuación de ambos movimientos:

    Mientras el mensaje de los heraldos tiene un carácter religioso católico tradicionalista, la TFP difunde una interpretación derechista y antidemocrática de alguna parte de la doctrina social católica.

    El movimiento de los Heraldos se encuentra en franca expansión, y son notables sus esfuerzos para posicionar a miembros suyos en cargos de poder dentro de la iglesia católica (como denota el reciente nombramiento de su presidente, el sacerdote CLÁ DIAS como monseñor) y para ampliar su influencia a través del contacto y la búsqueda de adherencias de renombrados personajes de la vida política, eclesial, académica y social de los países donde actúa.

    La TFP aún subsiste en Norteamérica y sucedáneos de dicho movimiento aún se encuentran en algunos países suramericanos y europeos, pero no con el crecimiento de los heraldos.

    Aunque en los actuales momentos la TFP norteamericana y movimientos relacionados en otros países (Francia, Chile, Colombia, entre otros) se encuentran disociados de los Heraldos del Evangelio, lo cierto es que ambos movimientos comparten nexos ideológicos a la doctrina del fallecido profesor Brasileño PLINIO CORREA DE OLIVEIRA.

    Valga aclarar que en la sociedad TFP de Brasil tomó distancia de sus homólogas y movimientos afines en otros países y adoptó una actitud pasiva, por un cambio de directivas afines actual monseñor JOAO CLA DIAS. No obstante en dicho país continúan células de la antigua TFP (“Associação dos Fundadores”) con la misma tendencia de la TFP norteamericana.

  7. Plaza diz:

    declaração de adolpho lindemberg no blog Union Softwares
    “Nenhum governo, militar ou civil, foi tão liberal quanto o governo Lula. Tem sido maravilhoso”,

    Que maravilha o adolpho lindemberg ,aquele cuja tfp deixou de uma hora para outra mais de mil colaboradores(zumbis) na rua sem ter como subsistir,sem ter onde cair morto;agora bajula o nosso arqui-inimigo da epoca: Lula.
    Eles me devem 10 anos de salario, como guarda costas que fui de Plinio Oliveira.
    Atraves da manipulação mental utilisada pela TFP(cf Pe Jacques Trouslard), me convenceram a trabalhar de graça, pois a guerra mundial era iminente e dinheiro não servia para nada…Vigarice!
    plazaescudeiro@homail.com

  8. Plaza diz:

    A Associação dos afundadores,riquissimos senhores, não tem a decencia de responder a minha cobrança de salario de 10 anos de trabalho escravo.
    O adolpho lindemberg, aquele que constroi barracos para os ricos, ao comemorar 80 anos deu uma festa num restaurante para mil pessoas…
    Cobrança de uma decada de salarios mereceu um e mail do adolpho, cujo texto parcial, segue abaixo:

    Nosso Senhor às vezes nos envia sofrimentos que podem nos acabrunhar, mas é preciso que nos lembremos que sua cruz foi muitíssimo mais pesada que a nossa e se nós soubermos suportar nossas dores com coragem e sobranceria nós estamos dando uma grande gloria à Ele.
    Infelizmente não estou em condições de ajuda-lo, pois três membros do grupo foram atacados por cânceres que exigem tratamentos caríssimos e eu preciso socorre-los. Mas certamente irei lembrar-me de v. em minhas orações e vou pedir a Nossa Senhora que facilite um retorno seu a sua família.
    Adolpho lindemberg

  9. Plaza diz:

    .Quelles sont les principales caractéristiques sectaires de la TFP ? -
    Une triple manipulation mentale : en utilisant une technique
    Cognitive : endoctrinement
    Comportementale: embrigadement
    Affective : séduction-destruction-reconstruction -
    Une triple destruction
    De la personne : perte de l’esprit critique et du libre arbitre
    De la famille : rupture parents-enfants
    De la société : campagnes moralo-spiritualo-politiques -
    Une escroquerie
    Intellectuelle Financière
    Ainsi, selon la loi du 12 juin 2001, “tendant à renforcer la prévention et la répression des mouvements sectaires portant atteinte aux droits de l’homme et aux libertés fondamentales”, l’on peut affirmer qu’Avenir de la Culture et la TFP sont coupables du délit d’abus frauduleux d’ignorance ou de faiblesse de personnes en état de sujétion psychologique ou physique résultant de l’exercice de pressions graves et réitérées ou de techniques propres à altérer leur jugement pour conduire ces personnes à un acte ou une abstention qui lui sont gravement préjudiciables.

    2001Déposition du père Jacques TROUSLARD
    TFP dos fundadores, uma vigarice intelectual e financeira, tirou-me 10 anos fundamentais na minha formação intelectual e financeira.
    Para burlar a fiscalização do trabalho chegaram a me fornecer e aos outros guarda-costas carteira de agente da secretaria de segurança do Estado de S.Paulo.FALSIDADE IDEOLOGICA.
    Esta a tfp do Lindemberg, dos Xavier da Silveira.Milionarios que se aproveitaram de jovens adolescentes, de familia pobre,utilisando-nos como escravos.
    Justiça NELES!!! santos do pau oco.

  10. Xico diz:

    É burro hein, trabalhar de segurança de graça…

  11. Plaza diz:

    Xico
    Pior que burrice, loucura.
    A TFP chega de mansinho e usando a igreja catolica como escudo te põe de joelhos e ai e so montar no coitado.
    O mal tem um grande poder.PROTEJA-SE
    Hoje pago caro o erro cometido na adolescencia
    Tenho 61 anos e nada no bolso ou nas mãos.
    A França declarou a TFP como seita que promove a tripllice destruição de suas vitimas.
    Abraço

  12. Plaza diz:

    A frança esta tentando se livrar das seitas que promovem a destruição do ser humano, entre elas a tfp de caio vidigal xavier da silveira. Estou dando uma mãozinha.
    O covarde se esconde atras do silencio, fugindo, fugindo…
    Eles são perigosos e parece que matam os inimigos. Quah! quah!
    Estive trez dias defronte a sede de Paris, encostadinha nos Invalides.
    La ostentei, numa placa, um protesto sobre a divida que eles, os caça-niqueis, tem comigo.

  13. Jorge diz:

    Vale a pena visitar http://www.emagister.com e entrar ao foro sobre heraldos, tem muito material ahi. A TFP e uma lepra e os heraldos peor.

  14. Pedro diz:

    Esse Plaza é um extorsionário. Primeiro entrou para a TFP porque quis. Depois foi burro de ser guarda-costas (eu heim, ter um tipo destes como guarda-costas !), e agora é desleal em vir cobrar salário quando deu seu tempo como voluntário. Já pensou se a torcida do Flamengo vai cobrar salário por torcer pelo mengão. Vá ser burro assim na China, ninguém acredita em papai noel. Vá trabalhar e pense no futuro, esqueça a TFP, Plaza, ela não é para gente como você.

  15. maria pia diz:

    O que o Sr. Plaza diz e muito serio. A TFP se mostrava de uma maneira para o publico, mas no seu comportamento interno a coisa era bem diferente. A TFP nao foi otra coisa que uma seita, manipulou a vontade de muitos jovens. Os Heraldos do evangelio e uma coisa muito diferente. E o que eu poso dizer.

  16. Simone Poulain diz:

    Muitos ficaram revoltados com certos procedimentos. Deram de si mesmo e de volta receberam pouca consideração. Lamentável que isso ocorra. Adoecer, padecer depois, ter uma reação retroatiava, acontece com alguns e afeta muito os familiares que não sabem o que pensar. O que apresentava-se como algo bom, de nível excelente, tornou-se um capricho na mão de algum líder que desconhece o amor filial.

  17. Plaza diz:

    Pedro(com certeza membro dos fundadores da tfp)
    Se o time do flamengo tivesse funcionarios clandestinos,”convencidos” quando criança a servir como trabalhador escravo, seus dirigentes iriam parar na cadeia.
    O fato deu cobrar salario de 10 anos por ter trabalhado dia e noite sem direito social algum, disperta em voce, uma indignação que mostra quem são os antigos dirigentes da tfp. Voce deve ter tido muito lucro com a exploração de jovens.Seu pai; tios…

    Identifique-se, como faço eu.
    Tento tirar indenização para mim e meus companheiros que tiveram suas vidas destruidas.São ricos como adolpho lindemberg, como Plinio Xavier da Silveira e irmãos, primos.
    Meu objetivo foi atingido quando ano depois meu comentario atingiu pessoas isentas que constataram o mesmo que eu.

    Obrigado Maria Pia e Simoni Poulain
    Plaza

  18. plaza é burro diz:

    Ese plaza só não é mais burro que o proprio burro hahahah que trouxa

    Vai chupar melado seu nerd.

    A TFP é entidade honesta e voce nunca pos os pés lá seu trouxa

    Agora é um velho derrubadinho e miserável ? um dia te dou uma muleta hahahah

    Tem sempre alguém para meter a pua na TFP porque só os bons são perseguidos. Da mesma forma que jesus foi apadrejado e crucificado a TFP está sentindo o mesmo

    viva longa a plinio Xavier

  19. plaza é burro diz:

    tomará que esse Plaza pegue lepra e aids. Filho do demo hahah

  20. Plaza diz:

    les sectes, alors qu’elles sont une drogue psychique, un viol psychique, un terrorisme intellectuel et un sida social et culturel ! Jacques Trouslard.
    Traduzindo: As seitas são drogas psycologicas, violações psycologicas, um terrorismo intelectual e uma aids social e cultural.
    Apostolado da TFP
    Pegam uma criança, ou jovem e convence que o mundo vai mal.Que seus pais(fmr), pactuaram com o grande pecado da RCR. Que aquele jovem tem um chamado de Deus.Usam todo peso da igreja de 2 mil anos:cruzadas,santos, infabilidade papal, aparição de Fatima, etc e tal.
    Se não seguir ao chamado vai arder no inferno! Estudos? Trabalho? Casamento, Pra que? O castigo esta por poucos dias………..
    Se alguem dividar que fui da TFP pergunte ao M. João Cla.
    Plaza

  21. plaza diz:

    Agressões não ajudam a dar uma boa impressão sobre a TFP dos fundadores.São homens cultos, deixei muitos amigos la dentro, e não precisam deste tipo de ajuda.
    Sei que a TFP do meu tempo era mais inteligente. Existem caracteristicas que definem uma seita. Vai la algumas:
    a. isolamento da familia
    b. isolamento da sociedade
    c. abandono dos estudos e empregos
    d. condenação da sociedade atual.
    e.Doutrinação continua
    f. existecia de um homem da Providencia, um profeta
    g.racismo e desprezo pela mulher
    Aqueles que frequentaram a tfp que digam se havia isso no grupo.
    Peço aos que forem abandonados que não percam a esperança.Existe vida fora da tfp…. é bem mais suave.

  22. Plaza diz:

    Vitimas de seitas
    Não desanimem levantem suas cabeças! Acreditem em si mesmos. Exijam das forças que regem o universo que os acolha, os proteja e os elevem.
    Eles não conseguirão destruir suas vidas se voces negarem consentimento.Usem sua força interior e vivam em paz o tempo que lhes resta.
    Se vc for jovem, sera mais facil…mande para “aquele lugar” os tais que se autodenominam porta vozes de deus. Eles não são nada e morrendo acabarão sem deixar vestigios.Não terão quem os ame…Busque uma razão para viver!divirta-se, tire de sua mente as obrigações com a religião. De um tempo para se equilibrar mentalmente e descobrir o caminho.
    Manipulação mental é uma droga psiquica. Trate-se, perdoe-se. tenha amor por si mesmo…voce merece! Foi sequestrado e violado psiquicamente por pessoas equivocadas e doentes.
    Salvei a vida de PCO no acidente automibilistico em Jundiai.A unica ves que pedi a ele um emprestimo, tipo 100 reais para uma passagem aerea ele negou.Meu pai morreu, em Londrina, no mesmo dia.Eu precisava estar com ele nos momentos finais. Isso so foi possivel graças a uma atitude individual deo sr Luiz Gonzaga. Que Deus lhe pague!

Comente