Eu quero um PT para implodir

16:12 | 05/05/09 | Rodrigo Alvares

Os últimos dias têm sido dignos de acreditar na existência de um Bizarro PT. Se não tratasse do PT, claro. Em que mundo estamos quando Ricardo Berzoini (presidente nacional da sigla) vem a público dizer que “Tarso Genro precisa lembrar que o PT gaúcho faz parte do Brasil”? Ele deve estar cheio de moral (José Dirrrceu) para essa pachorra toda.

Logo quando os petistas gaúchos começam a sair do autismo para decidir quem será o candidato ao governo do Bovinão em 2010, Berzoini vem falar que eles devem respeitar o estatuto partidário e esperar o PMDB para firmar um acordo nacional da política de alianças.

Mas não deixa de ser engraçado ver os petistas cometerem o mesmo erro em nível nacional que seus pares bovinos, anos atrás. Vão gerar uma discussão completamente desnecessária e desunir o partido mais uma vez.

Se é para ficar nas regra$ interna$ dos petistas, não lembro de Berzoini ter sido repreendido depois de contratar Os Aloprados que participaram da compra dos documentos que vinculariam tucanos à máfia dos sanguessugas, em plena sucessão de 2006. O então presidente do diretório bovino David Stival e companhia foram condenados na Justiça pelo mensalão, ao menos.

Ninguém se iluda que Berzô defende essa demência sem saber como funciona a dinâmica política no RS. Se o PT gaúcho não tivesse cometido tantas cagadas nos últimos dez anos - nem vou listá-las agora -, o gritedo dos aliados do ministro da Justiça contra as declarações de Berzoini até faria algum sentido.

Segundo a Zero Hora de hoje, “o secretário nacional de finanças do PT, Paulo Ferreira, disse ontem que o diretório nacional, em 8 de maio, deverá aprovar uma resolução para ressaltar a ‘primazia das questões nacionais’. O texto deverá deixar claro que as decisões nos Estados não devem obstruir o diálogo nacional com o PMDB.”

Que graça: o PT vai esperar pelo PMDB com sua pré-candidata à presidência em meio a um tratamento de quimioterapia. A única questão nacional que lembro do PT aplicar com sucesso foi o mensalão. Não sobrou para ninguém, mesmo. Nem para o diretório gaúcho.

Foto: Marcelo Oliveira/ Ag.RBS
carna.jpg
“Que horas o Tarso, o Zé e a Yeda chegam, Olívio? Temos um acordo”

Óbvio que o mensalão lembra sempre uma pessoa em especial. José Dirceu postou no seu blog que admite participação nessa implosão do partido no Rio Grande do Sul:

Por uma tática nacional em 2010

Evitei entrar na polêmica gaúcha até agora por considerá-la divergências naturais do PT local (…). Lá, há várias visões e táticas eleitorais para 2010: candidatura própria; aliança com o PMDB; um nome novo ou um já testado para disputar as eleições ao governo; a definição, já no mês que vem, da candidatura ao governo; e Tarso Genro como candidato. (..)

Daí eu não entender porque Tarso Genro exige desculpas do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, por ter se posicionado pelo adiamento da decisão no Estado, levando em conta a questão nacional das alianças para o palanque de nossa candidata, Dilma Rousseff. Berzoini externou uma posição tão legítima quanto a dos que defendem a definição já!

Nesse debate, quero repelir o uso da expressão “manobra” pelo ministro da Justiça ao se referir a uma provável participação minha nessa defesa do adiamento. (…) Melhor é enfrentar o debate sobre como o partido vai disputar as eleições sem os aliados de sempre, PSB e PC do B, já que estes podem apoiar um candidato do PMDB (e o PTB e o PDT também).

Se esse candidato peemedebista for o atual prefeito e Porto Alegre, José Fogaça, o vice-prefeito José Fortunati (ex-petista) assumirá a prefeitura e, inevitavelmente, será candidato a reeleição em 2012.

Restaria ao PT, então, fazer alianças com o PSOL e o PSTU. Outra questão a ser discutida é sobre quem deve ser o candidato. Um novo nome ou as lideranças que já foram testadas e estão consolidadas, como Olívio Dutra - que abriu mão - ou Tarso Genro?

É possível unificar o PT gaúcho, e mesmo com a candidatura Fogaça (apoiada por nossos ex-aliados) ter um palanque forte para Dilma, abrindo mão da candidatura ao Senado e a vice para outras correntes do partido que não a Mensagem ou a DS?

Faltou Dirceu contar quando Yeda Crusius será apeada do Piratini, já que tem tanta certeza da eleição de Fogaça com o apoio do PT gaúcho. Vai ser hilário se a desgovernada cair depois do tal acordo nacional, em fevereiro de 2010, e o PSDB resolver apoiar Fogaça para o governo do estado.

E os petistas gaúchos ali parados, sabendo que foram castrados por José Dirceu.

Tags: , , , , ,

Postado por Rodrigo Alvares, 16:12, 05/05/09, na(s) categoria(s) Eleições 2010. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

45 comentários para “Eu quero um PT para implodir”

  1. Tiele diz:

    Matando um pouco da saudade da Corja, nesse post. :~

    PT = fatal implosion.
    José Dirceu, correndo para as montanhas e abra$$ando novos bi$hinhos (nhóim!).

  2. Max Colorati diz:

    Mas é mesmo o fim do mundo.

    PT + PMDB + POETA X YODA = ??????

    Tiele, minha amiga virtual predileta e mais querida, o Zé Dirceu abraçando bichinhos???? correndo pras montanhas????

    A cara de pau desse homi faz com que ele fique “tô nem aí”, pois é ministro emérito….

    Um abraço

  3. Cesar diz:

    Devemos nos preocupar com a conduta dos possíveis candidatos a cargos eletivos e ocupantes. por exemplo: não poderia ser permitida a homologação de candidatos indiciados, denunciados e que respondam a processos e muito menos condenados pelo 1ª instância.
    O principio da moralidade pública não pode ficar abaixo do princípio da inocência, caso contrário não existiria tanta corrupção de desvio de dinheiro público. TEMOS que começar a limpar e depurar nossa DEMOCRACIA, antes de perdê-la.

  4. eu diz:

    @Cezar: E coca-cola deveria sair dos bebedouros públicos. Em que país tu acha que vive?
    Nunca dantes nesse país terá uma lei assim, visto que tirará o ganha-pão dos nossos honestos e mui trabalhadores políticos.

  5. Arthurius Maximus diz:

    PT? Isso ainda existe? Pensei que já tinham virado uma sucursal do PMDB faz tempo.

  6. Fábio Carvalho diz:

    Cesar,

    O dono do boteco responde a proce$$o = não vote neLLe.

  7. Diogo diz:

    Só a legenda da foto já vale o post.

    Queria mesmo ver até que ponto nossos ilustres políticos iriam.

  8. Joaquim diz:

    Por favor, “só não me façam pegar nojo”.

  9. Patrick diz:

    A solução é uma: Valter Pomar!

  10. Tiele diz:

    Max, PT todo acabado.
    E eu esqueço do [ns] após tódo o que eu digo. ajsgds
    No más, obrigada e forte abra$$!

    E dá-lhe Grêmio, hoy! :~)

  11. Juca Brito diz:

    O dono do boteco responde a proce$$o = não vote neLLe.

    Entendeu bem direitinho.

    Já, para quem não conseguiu ir tão longe, dois esclarecimentos:

    1) Processo penal.
    2) Tão logo for absolvido ou tiver cumprido toda a pena, pode se candidatar de novo.

  12. Cesar diz:

    Bom, enquanto a sociedade não levar a sério o problema e ficar transformando em piada tudo, nosso BRASIL vai precisar de mais 500 anos para amadurecer. Se o povo ignora e acha graça, o político e as autoridades fiscalizadoras tripudiam. Mas eu acredito que se nós cidadãos unidos conseguiríamos mudar o quadro e exigir uma legislação forte e contundente, onde não permitisse que o cidadão com má conduta nem entre no jogo político.
    Depende de nós mesmos a mudança.

  13. Fróid diz:

    Nós quem, cara pálida? Eu faço a minha parte….

    ==========================

    Infelizmente, essa de proibir a candidatura de quem tem processo não resolve nada. Desse jeito, pra se inviabilizar alguém, bastaria um laranja qualquer processar o cara por um motivo besta e tá feita a merda…. mais uma fraude eleitoral…..

    Se o cara foi condenado, aí sim. Detona o sujeito!! Mas, só por “estar sendo processado”… não vejo como isso possa funcionar.

  14. João Carlos Cembranel diz:

    Prezado Cesar: “se nós cidadãos unicos”, ainda bem que colocaste o “SE” na frente, pois a união dos cidadãos não ocorre para os problemas cotidianos e recorrentes como a corrupção política, já que esta é um reflexo da corrupção social. Portanto, o que prega é uma linda utopia, talvez no reino de Xangri-lá isso possa quiçá ocorrer.
    Mas concordo contigo que é necessário uma legislação forte e contundente, os freios inibidores legislativos são uma forma razoavelmente eficaz de coibir e punir condutas inescrupulosas. Mas antes de uma legislação que proiba o “facere”, urge uma legislação que permita a eficácia da punição, ou seja, que realmente penalize o político criminoso; e a melhor maneira disso é (1) cassar seus direitos políticos e (2) indisponibilizar o seu patrimônio para, após, ser utilizado para pagamento das indenizações em razão das falcatruas; isto porque “botar na cadeia” no século XXI não é mais uma forma capaz de inibir a criminalidade. Assim sendo, creio eu, teremos uma medida razoável para que ocorra o “non-facere” aplicável em uns 10 anos, talvez mais; isto porque toda vez que você cria um obstáculo, é só uma questão de tempo para que as mentes más, perversas, mesquinhas e interesseiras achem uma solução para burlá-la e solapá-la.

    Solução não-utópica para isto? Religião, ou melhor, Cristo no coração.

    Acham que é utopia, lembro-lhes que na Alemanha Ética é disciplina obrigatória no currículo escolar, sendo a cadeira de “religião” meramente optativa. Ética resolve alguma coisa? Lembro-lhes os 50 milhões de mortos na II Guerra Mundial, além dos 6 milhões de Judeus.

    Alguém estende a mão para alguém por ética? Não, se faz isso por solidariedade humana, por caridade. Donde vem estes sentimentos nobres? De Cristo, Jesus Cristo.

    Bom dia a todos.

  15. Tiele diz:

    Cesar = a um passo da CANDIDATURA e PERDIÇÃO.

  16. van diz:

    Cembra aderiu aos evangélicos, daqui a pouco vai começar a citar salmos e versículos. O que há de novo no ensino fundamental já em prática em algumas escolas é uma nova cadeira, pasmem, de “Boas Maneiras”…q. é tão somente a etiqueta, em francês “ethiquete”- pequena ética. Dar bom dia, pedir por favor, com licença, obrigado(a), não pegar coisas dos amiguinhos sem consentimento, se pegar devolver, enfim essas pequenas coisas que diferenciam um cidadão bem formado e ético de bandidos e malandragem.

  17. dante diz:

    “Donde vem estes sentimentos nobres? De Cristo, Jesus Cristo.”

    na minha religião, o CAPETA é mais nobre que jesus.

    “Solução não-utópica para isto? Religião, ou melhor, Cristo no coração.”

    isso. vamos dar as mãos e cantar. tudo se resolverá. veja o sol, neste dia tão lindo. não é a mais pura manifestação de deus? cristo, por exemplo, quando estava na cruz blablabla.

    ou seja, enfiar FÉ no meio da ÉTICA pode causar constrangimentos. consulte um especialista.

    ***

    “lembro-lhes que na Alemanha Ética é disciplina obrigatória no currículo escolar, sendo a cadeira de ‘religião’ meramente optativa. Ética resolve alguma coisa? Lembro-lhes os 50 milhões de mortos na II Guerra Mundial, além dos 6 milhões de Judeus.”

    uou.

    então quer dizer que A ALEMANHA TODA, este ente feio, bobo e malvado [e INTANGÍVEL], é a responsável pela morte de 6 milhões de judeus?

    quanta asneira.

    hitler era AUSTRÍACO, só pra relembrar.

    bom dia.

  18. João Carlos Cembranel diz:

    Não sou evangélico, e nada contra quem o é.
    Com relação aos comentários de Dante, perdão vestal amigo, mas o que disses é deveras patético, sinal de que lhe falta Cristo, uma lástima a bem da verdade.
    E para arrematar, não mudo uma vírgula do que disse, e me prontifico a discutir fé, filosofia e ética com quem quer que seja, mas em alto nível, nível teleológico, com quem já estudou, leu ou tem uma mínima noção do Velho e Novo Testamento, quem não passa sua vida vossiferando contra o ’status quo’ mas tem algo de positivo a acrescentar.
    E antes de falar em fé, leiam um capítulo curtíssimo de Corintios, capítulo 13. Vão se surpreender, me permito não falar mais nada para não estragar a surpresa. Mas irão se surpreender tanto quanto Renato Russo se surpreendeu.
    ;)
    E por fim, guapissima Van, me desculpe, mas Adolf Hitler (só para ilustrar) era extremamente afável, muitíssimo educado, ético e, perdoe-me muitíssimo, vegetariano (!).

  19. Fróid diz:

    Bah! Era só o que faltava, catequese estilo “Nova Corja”! Ssklhfdasfghl!!

    A propósito….. Hitler, um vegetariano pra lá de sanguinário….

  20. dante diz:

    e eu só discuto com quem escreve “vociferando” corretamente, cembranel.

    [fico intrigado como pessoas que pagam de DOUTAS - “me prontifico a discutir fé, filosofia e ética com quem quer que seja, mas em alto nível, nível teleológico, com quem já estudou, leu ou tem uma mínima noção do Velho e Novo Testamento” - NÃO SABEM ESCREVER. quiçá pensar]

    acho que lhe falta um pouco de satã no coração, cembranel.

  21. Tiele diz:

    acho que lhe falta um pouco de satã no coração, cembranel.

    deos do céo, o dante não poderia ter SAÍDO de outro bairro. ALIÁS, deve ser meu VIZINHO. medo.
    askjdgasd.

    FIIIIRE.

    RA, postar sobre FÉ, órg. Alimentar o coração dos teus SEGUIDORES.

  22. Tiele diz:

    dante = MILTON. Siga >>

    http://www.youtube.com/watch?v=kaO-v2v8xVo&feature=related

  23. Tiele diz:

    me destruo.

    adeo$.

  24. van diz:

    Nossa Tiele, q.babado! As pessoas estão muito revoltadas, com certeza.

  25. fernando diz:

    > E por fim, guapissima Van, me desculpe, mas Adolf Hitler (só para ilustrar) era extremamente afável, muitíssimo educado, ético e, perdoe-me muitíssimo, vegetariano (!).

    E cristão.

  26. João Carlos Cembranel diz:

    Pois é, mais uma vez (está se tornando recorrente) cairam na velha “pegadinha”, qual seja: quando não tem o que contra-argumentar, ficam malhando erros de português estrategicamente pontilhados.

    (PS: isto já aconteceu outras vezes, os erros ortográficos em post’s polêmicos são propositais diletos amigos do blog)

    Abra$$o (perdoem, mas não resisti)

    :D

  27. dante diz:

    o problema é que lhe falta uma gramática da língua portuguesa no coração, cembranel.

  28. Fróid diz:

    O Cembranel sempre erra “de propósito”.

    Os acertos dele é que são por “mero descuido”….. asdagfjklg!!

  29. Juca Brito diz:

    Solução não-utópica para isto? Religião, ou melhor, Cristo no coração

    Isso já temos, e de sobra. Mostre-me um - um só - político corrupto, safado, mentiroso e ordinário que não leve Cristo no coração. Que não não manifeste profundo e genuíno temor a Deus. Que não esteja pronto para citar várias vezes a Bíblia e dar crédito ao Criador por todo e qualquer evento afortunado ou condição favorável que ele observe.

    E quem elege mesmo esses políticos tementes a Deus? Os religiosíssimos brasileiros, que, em sua esmagadora maioria (87%) jamais votariam num candidato ateu (pesquisa CNT/Sensus de 2008, publicada na Veja).

    A propósito, que tal uma rápida consideração sobre a relação entre a religiosidade de um povo e o seu desenvolvimento? Você pode dar uma olhada nesse artigo:
    http://www.portalateu.com/2008/02/22/existe-correlacao-entre-religiosidade-e-uma-sociedade-melhor/

    Naturalmente, ele foi escrito por um maldito herege, cafajeste e [cuspida para o lado] ateu. Mas como os dados estão publicados e disponíveis, e a estatística empregada é a usual para artigos científicos (teste de correlação e análise de significância ANOVA), qualquer honrado e respeitável cidadão que leve Cristo no coração, no pâncreas ou na vesícula biliar pode conferir os resultados usando apenas a Internet e uma prosaica planilha Excel.

    Resumindo: comparadas a correlação entre irreligiosidade (percentual da população que declara não ter religião) com diversas outras variáveis, foi concluído o seguinte:

    - Não há correlação significativa entre irreligiosidade e taxa de homicídios, produção científica e PIB per capita.

    - Há correlação positiva entre irreligiosidade e o índice de desenvolvimento humano e a taxa de alfabetização.

    - Há correlação negativa entre irreligiosidade e taxa de mortalidade infantil.

    Trocando em miúdos, para quem só lê a última linha do comentário: quanto menos religiosidade, a tendência é de melhor IDH, maior alfabetização e menor mortalidade infantil.

    Só pode estar errado. Deus não permitiria isso!

  30. Tiele diz:

    Trocando em miúdos, para quem só lê a última linha do comentário

    kzjadhasd. entende das cousas! :D

  31. João Carlos Cembranel diz:

    Irreligiosidade não significa “não acreditar em Deus”, como quer dar a entender o prosaico e supérfluo comentário supra do amigo Juca Brito.
    Mas numa coisa concordo, que os ateus são pessoas mais “honestas”, mais sérias e mais cumpridoras das normas legais do que os religiosos. Psicologicamente há um estudo nesse sentido, de saber porque uma pessoa que se declara e é efetivamente atéia é mais “séria” no seu dia-a-dia do que um evangélico, por exemplo. A conclusão que se chegou foi de que a “retidão de conduta” é uma bengala psicológica para quem renega Cristo e se afasta de Deus (como diria Santo Augustinho).
    Agora, a nível teológico e a bem da verdade, ser honesto, manter uma conduta de retidão não leva a Deus, ou melhor, não salva a alma.
    O que eleva a alma e garante a imortalidade da mesma, após a morte física é pura e simplesmente seguir o ensinamento de Cristo, que a bem da verdade é pura e simplesmente “fazer o bem não importa a quem”.
    A lembrem-se, ser honesto, pagar as contas em dia, respeitar o vizinho, ser bem educado só serve para vivermos em “sociedade”, ou seja, são atos e comportamentos necessários para a manutenção do que atingimos no decurso da evolução, ou seja, CIVILIZAÇÃO. Mas para se obter a vida eterna é necessário mais do que ética e do que a moral volúvel, é necessário o que a Igreja prega desde a morte de Cristo: “AMOR”.
    ;)
    Bom dia a todos!

  32. dante diz:

    “Mas para se obter a vida eterna é necessário mais do que ética e do que a moral volúvel, é necessário o que a Igreja prega desde a morte de Cristo: ‘AMOR’.”

    “amor” aos menores de idade, claro.

  33. Fróid diz:

    Ouch!!!

  34. Juca Brito diz:

    …como quer dar a entender o prosaico e supérfluo comentário supra…

    Não seja injusto, amigo Cembra. Eu citei a definição exata do termo, tal como entendida no artigo, e não a usei com outra conotação.

    Fiquei espantado com a conclusão estapafúrdia do artigo que você mencionou, mas fico feliz que, mesmo por vias tortuosas, você tenha percebido que ética e honestidade não dependem de crenças, crendices ou superstições. Isso me faz imaginar que você deve estar reconsiderando a sua receita “não-utópica” para a solução dos problemas do país.

    A propósito, para ajudá-lo ainda mais nessa reconsideração, cruzei os dados de irreligiosidade com os de percepção de corrupção da Transparência Internacional (links abaixo), e adivinha o que deu! Uma altíssima correlação positiva de 0,58 entre ausência de religião e ausência de corrupção.

    Vamos lá, velho Cembra! Vamos tirar Cristo (e outros menos votados) do coração dessa gente e melhorar o nosso país!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Irreligion
    http://en.wikipedia.org/wiki/Corruption_Perceptions_Index

  35. João Carlos Cembranel diz:

    Velho Cembra “,”, sou muito novinho para tal apanágio, e isto não é subterfúgio não, realmente devo ser bem mais novo que você novel amigo Juca Brito, talvez por isso ainda conserve no meu dimito coração as chamas ainda ardentes do amor (!).
    Mas sabe, “conclusões estapafúrdias” à parte (cfe. seu juízo de valor), eu acredito no que disse, e acho que a solução dos males do mundo é não mais, não menos que o amor.
    Kant fez naufragar as virtuosidades da moral, que nada mais, nada menos são que convenções humanas para tornar suportável a vida em sociedade (= civilização), portanto, 9 fora todo o grande deserto do absoluto nada do ateísmo (sem falar que “não crer em Deus” também não explicada nada de nada), ainda fico com Jesus Cristo e tenho por mim que a única solução para os males da humanidade é realmente elevar mais o sentimento humano e Cristão de “amor”.
    Pois é por amor que estendemos a mão, é por amor que um pai dá sua vida ao filho, é por amor que um esposo não desonra sua esposa, e não por convenções sociais, por questões éticas ou por “regras de conduta”. Portanto, querido irmão Juca Brito, é por amor que te recomendo a leitura do Evangelho de São João, afinal, antes de pregar contra, precisamos no mínimo saber ou entender com o que estamos lutando, não achas? Entre o deserto e o nihilismo do ateísmo, fico com o amor maior da crença.
    E lembre-se, para arrematar, já que aqueles que lêem somente as últimas linhas: “Amar a Deus acima de todas as coisas.” É “amar”, não é adorar, não é ter fé, não é idolatrar, não é odiar, pura e simplesmente amar, assim como “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”. Terrivelmente simples não?
    ;)

  36. Fróid diz:

    ZZZ…..zzzzz…..ZZZZ…..zzzzzz…..ronc……ZZZ…..

  37. dante diz:

    “é por amor que te recomendo a leitura do Evangelho de São João”

    só piora.

  38. Camilo diz:

    “talvez por isso ainda conserve no meu dimito coração as chamas ainda ardentes do amor “

    Ame enquanto é tempo, Cembranel. No mais, nem li o resto do comment.

    ____________________________________________

    http://www.youtube.com/watch?v=6XXBBIWnyaM

  39. dante diz:

    “nem li o resto do comment”

    camilo claramente não tem jesus no coração.

    uma lástima, realmente.

    mas deus há de perdoá-lo.

    amém.

    lml

  40. Camilo diz:

    IAPI FTW (2000-2002 na rua Sobradinho)

    lml

  41. João Carlos Cembranel diz:

    Para finalizar: de todos comentários acima, só ridicularizações, insinuações e frivolidades, e ainda querem mudar algo (!). Claro que as coisas vão mudar, mas com certeza para pior, como sempre.

  42. Fróid diz:

    Eu não quero mudar nada, por mim fica tudo como está. Afinal , nós merecemos já que somos todos “descrentes”….

  43. dante diz:

    cembranel, perceba: não é com AMOR CRISTÃO que vamos mudar algo.

    largue o rosário por uns minutos e raciocine.

  44. van diz:

    Cembra… não me diga que vc. ficou assim depois do Tamiflu. Eu te avisei.

  45. marlon diz:

    única solução para os males da humanidade = $EWA

    ou seja, EXU HEINEKEN no coração.

Comente