As trampas do Detran não acabam

14:51 | 06/05/09 | Rodrigo Alvares

Lembranças da Rodin (Rosane de Oliveira/ ZH)

Em reunião com representantes do Sindicato dos Servidores do Detran, o deputado estadual Fabiano Pereira (PT) mostrou aos sindicalistas cópia de um relatório da Polícia Federal.

O documento detalha mandado de busca e apreensão realizado na empresa Rio del Sur no dia em foi deflagrada a Operação Rodin.

O texto diz que na empresa, registrada em nome de familiares de Lair Ferst, réu no processo da fraude no Detran, foi encontrada farta documentação referente à Atento Service.

Ao comentar a apreensão, analistas da PF levantaram a possibilidade de haver vínculo entre Lair e a Atento.

- Fabiano quer ouvir a delegada Estella Maris Simon na Comissão de Serviços Públicos da Assembleia, por ele presidida.”

Mas o melhor foi Yeda reconhecer dívida com guincho.

Tags: , , , ,

Postado por Rodrigo Alvares, 14:51, 06/05/09, na(s) categoria(s) Desgovernada Yeda. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

12 comentários para “As trampas do Detran não acabam”

  1. Cesar diz:

    CHAMEM O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, ASSIM COMO O MPF ESTA INVESTIGANDO A ESBÓRNIA DI DINHEIRO NO SENADO E EX-SENADORES(JOSE FOGAÇA QUE REEMBOLSOU DESPESAS MÉDICAS APOS O TERMINO DO MANDATO) AQUI TAMBEM TEM QUE INVESTIGAR. CUMPRAM SEU PAPEL SENHORES PROMOTORES E PROCURADORES. AFINAL SAO PAGOS PRA ISSO.
    CHEGA DE CORRUPÇÃO, OMISSÃO E PREVARICAÇÃO.

    aFINAL QUANDO O MPE NÃO CUMPRE SEU PAPEL, ESTA OCASIONANDO UMA LESÃO A SOCIEDADE, LESÃO DEVE SER RESARCIDA.

  2. Cesar diz:

    Senhora Procuradora-Geral do ministério Público Estadual: Após todos os escândalos de corrupção envolvendo este governo, e as cobranças aqui postadas e, ainda, o esgotamento da sociedade em diariamente ver pela imprensa novos casos de corrupção acontecendo e os casos anteriores sem solução, venho por intermédio deste blog requerer uma explicação de Vossa Senhoria se essses casos estão sendo investigados e o que o órgão está fazendo pra prevenir a sociedade de ser saqueada e roubada?? Grato

  3. André diz:

    Chmar o MPE ? A raposa tomando conta do galinheiro ?

    http://www.videversus.com.br/index.asp?SECAO=89&SUBSECAO=0&EDITORIA=15509

    Porto Alegre, quarta-feira, 06 de maio de 2009 - 18h51min
    Herança do Detran ainda inferniza a vida da governadora Yeda Crusius

    No início da noite desta terça-feira, a governador do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, anunciou o auditor fiscal Sérgio Luiz Buchmann (da Secretaria da Fazenda) como novo diretor-presidente do Detran. Publicamente, ela disse que entregou a ele a missão de resolver mais um grave problema surgido no Detran, o do serviço de guincho e depósito de carros apreendidos na capital gaúcha. Sérgio Luiz Buchmann entra no lugar da delegada Estella Maris Simon, da Polícia Civil, que presidia a autarquia desde a eclosão da Operação Rodin, realizada pelo Ministério Público Especial Junto ao Tribunal de Contas, pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, os quais montaram a Operação Rodin, que apurou uma fraude com desvio de recursos públicos de mais de 44 milhões de reais.

    A delegado Estela Maris se sentiu desprestigiada e pediu demissão. O problema que acabou resultando na sua demissão foi a questão do serviço de guincho estacionamento de carros apreendidos por ordem judicial ou infração nas ruas. Estela Maris já tinha resolvido que não renovaria mais uma vez o contrato existente entre Detran e a empresa Atento, de propriedade do médico Gilmar Schawck. E determinou que os carros remanescentes no estacionamento fossem recolhidos para o pátio da Secretaria da Segurança Pública, com autorização do secretário, em uma situação emergencial. O prédio da Secretaria de Segurança fica na área da antiga estação ferroviária de Porto Alegre, bem ao lado da Estação Rodoviária, e tem uma grande área ociosa, além de ter policiamento ostensivo permanente, porque no prédio funcionam setores que trabalham 24 horas, como a área de inteligência (o Guardião, equipamento que faz gravações de telefonemas, está localizado nesse prédio). Por conta dessa decisão, tomada na sala do secretário da Casa Civil, a delegada Estela Maris Simon recebeu um telefonema do secretário da Transparência, procurador de Justiça Carlos Otaviano Brenner de Morais, na noite de quinta-feira, dia 31 de abril. Nesse telefonema, Estela Maris diz que o secretário da Transparência lhe deu ordem, afirmando falar em nome da governadora Yeda Crusius, para que ela revogasse a ordem de remoção dos veículos apreendidos, do estacionamento da empresa Atento, na Avenida Ipiranga, ao lado da sede da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), para o pátio da secretária da Segurança, no centro de Porto Alegre. O telefonema é confirmado pelo secretário. A delegada conta que pediu a ele uma ordem por escrito, tendo dito que o recebimento dessa ordem representaria a entrega do seu pedido de demissão. O secretário Carlos Otaviano teria alegado que não estava ao alcance de um computador para passar a ordem por escrito. Acabou passando por torpedo de seu celular.
    O primeiro torpedo foi despachado do telefone celular (51)8445-7761 aos 19 minutos da sexta-feira, dia 1º de maio, contendo o seguinte teor:
    “Prezada Presidente do DETRAN: conforme orientação que lhe foi repassada em telefonema nesta noite, por determinação da senhora Governadora deve ser revogada a ordem de remoção dos veículos apreendidos para o prédio da Secretaria da Segurança, mantendo-se a situação atual. Além de não haver passado pelo exame do governo, tal ordem, sendo posta em prática, acarretará transtornos à circulação no centro da cidade e à própria rotina das instalações da Secretaria de Segurança. Cordialmente, Carlos Otaviano, Secretário de Estado”.
    O segundo torpedo, disparado pela delegada Estela Maris Simon, aos 58 minutos, para o celular (51) 8445-7761, do secretário Carlos Otaviano, dizia o seguinte: “Por favor, passe a ordem para o meu email. presidência@detran.rs.gov.br”.
    A uma hora e 5 minutos do dia 1º de maio, o secretário Carlos Otaviano respondeu com outro torpedo: “Lamento, mas não disponho de e-mail agora, por isso repassei-lhe a recomendação da senhora Governadora por torpedo. Carlos Otaviano”.
    Então a delegada Estela Maris enviou o quarto torpedo da série, com o seguinte teor:
    “Sr. Secretário, para que eu possa dar cumprimento a orientação de V. Exa. necessário se faz a formalização documental, para anexar ao processo onde a Atento notifica o Detran, com seus advogados, do encerramento das suas atividades, uma vez que este documento se presta para preservar direitos junto ao TCE, CAGE, MP, justificar o ato do secretário ao qual a Autarquia é vinculada. Por fim, a decisão adotada pela signatária visa preservar o governo de possível ilegalidade”.
    Este caso tem desenvolvimentos que parecem alheios ao conhecimento da governadora Yeda Crusius e podem se tornar mais um grande problema político para sua administração. Sem que a Atento tenha ido a Juízo reclamar direitos, um escritório de advocacia se apresentou para defender seus interesses. E não é qualquer escritório. No dia 31 de março deste ano, uma terça-feira, o famoso advogado Oswaldo Lia Pires, com mais de 90 anos, moveu-se de sua casa até o Detran, para uma reunião com a delegada Estela Farias, acompanhado por seu sobrinho Flávio Pires, levando uma tese jurídica a defender o interesse da Atento, sobre os valores devidos por automóveis apreendidos por ordem judicial (quanto aos outros não há problemas, após um curto período de depósito, sem manifestação do proprietário, o veículo é leiloado, o Detran é pago, assim como o dono do estacionamento). A tese defendida pelo advogado Oswaldo de Lia Pires é que levaria à dívida de 16 milhões de reais do Estado para com a Atento. Mas, quem auditou esses valores? Como eles se constituíram? O fato é que, por trás de todo o imbróglio, há o interesse de uma grande incorporadora imobiliária que atua no Rio Grande do Sul. O interesse dessa incorporadora é o de construir um grande projeto imobiliário na área de 22 mil metros quadrados de propriedade da Atento na Avenida Ipiranga, onde está o seu estacionamento de carros apreendidos. A governadora Yeda Crusius deu, na noite desta terça-feira, uma prazo até o final de maio para que a nova administração do Detran resolva a questão do contrato de empresa para recolhimento dos carros apreendidos. Nesta terça-feira, Sérgio Luiz Buchmann começou a estudar uma forma jurídica de manter provisoriamente o serviço da Atento até conseguir realizar uma licitação. Conforme ele, a empresa só continuou a atuar em razão de um acordo informal, o que é verdade. Também foram anunciados o diretor administrativo-financeiro, Ciro Luiz Comiran, igualmente auditor fiscal da Secretaria da Fazenda, e o assessor da presidência, Maximiliano Antoni de Oliveira (também da Secretaria da Fazenda). O nome para a diretoria Técnica deverá ser anunciado nos próximos dias.

  4. Marcelo Amorim diz:

    Desde que ano o Detran tem contrato com a Atento? E essas mensagens são torpedos mesmo?

    Da página da Roseane:
    “A pedido do advogado de Lair Ferst, a juíza Simone Barbisan Fortes deu prazo de cinco dias para que o Ministério Público Federal informe se abriu investigação a partir das suspeitas apontadas por Luciana Genro.”

  5. Gastão Muri diz:

    Guardar carros é uma mina de ouro no RS. Então…

  6. el barto diz:

    que fedor de quadrilheiro detranzista e zé “fala liderança” no ar…
    e até quando os otro “pudê” vão permitir que o (des)governo dessa desgraçada continue? pq. naum fazem nada?

  7. Observador diz:

    E o ilustríssimo deputado federal - governador do Vale do Rio Pardo - Sérgio Ivan Moraes, relator do processo no Conselho de Ética (??) da Câmara Federal, ao defender o nobre colega Edmar Moreira, afirmou que não há como provar o uso de verba indenizatória pelo ex-corregedor da Casa: “Ele está sendo usado como ‘boi de piranha’”….

    E sobre os jornalistas: “Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim”

    E viva a democracia!!!!

  8. Cesar diz:

    Não vamos esquecer que no Gabinete do Deputado-RS Vieira da Cunha estava sendo comercializadas passagens aéreas, digo PDT-RS; além, do atual cidadão presidente do tribunal de Contas do RS, fala-se do João Luiz Vargas, PDT-RS, estar sendo investigado pela Polícia Federal.
    Vejam o que se transformou o Pardito do saudoso Leonel Brizola no Rio Grande do Sul.
    Que Vergonha ….

  9. Gringo Cardíaco diz:

    Ainda sobre o embróglio Detran-Atento Service, anteontem a desgovernada falou para quem quizesse ouvir:
    –Temos uma dívida? Sabemos que temos. Juridicamente, como faço para fazer o cálculo dessa dívida? Se vamos continuar a depositar os carros lá, dependerá da boa vontade do proprietário. Estamos especialistas em resolução de problemas – disse a governadora.
    Aqui já há um pequeno problema na área do direito administrativo: para executar um serviço que é obrigação do Estado, “vamos depender da boa vontade do proprietário de um depósito de veículos?”
    Mais adiante, questionada sobre a estratégia adotada pelo novo diretor, lascou: - Mesmo que o contrato tenha terminado, há um acordo verbal para que o depósito continue sendo utilizado.”
    Por favor, alguém me indique onde encontrar estas modalidades “boa vontade” e “acordo verbal” entre as formas previstas para esse tipo de serviço!
    Isso não é só o “novo jeito de governar”, é o “novo jeitinho de governar”!!!

  10. cante comigo diz:

    150 quilometros..
    rouba um pouquinho
    desvia um pouquinho
    corrompe tudinho
    250 quilometros
    250 quilometros?
    rouba um pouquinho
    desvia tudinho põe aqui no bolsinho
    350 quilometros….
    350 quilometros?
    rouba tudinho
    nega tudinho
    o povo é bobinho…
    ……
    assim vai, até os limites desta terra desgraçada…

  11. Cesar diz:

    Fora Gilmar! Fora Gilmar!”
    “Oh Gilmar Dantas, assim já é demais! Saia nas ruas e não volte nunca mais!”
    “Queiroz, delegado do povo! Prende o banqueiro de novo!”
    “Ão, ão, ão, larga a toga e vem na mão!”

  12. Ricardo Lobão diz:

    Quero manifestar algo que soube, e acredito ser muito proximo da realidade, a Del. Estela, assumiu o Detran para fazer uma limpeza e logico que foi presionada de todos os lados, para que isso não acontecesse.
    Só que ela teve a promessa da governadora de que seria promovida a ultima classe de sua carreira policial e seria, ainda neste governo colocada como Chefe da Policia gaucha. A lista das promoções sairam na semana passada e o nome da Delegada não constava.

    Dá pra pensar não é?

Comente