A Petrobras é translúcida pacas

12:09 | 09/06/09 | Rodrigo Alvares

Espero que a Petrobras e seus mil funcionários não demorem a explicar isso aqui no Fatos e Dados:

Petrobras omite dados antigos na internet (Folha)

Usado frequentemente pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, como resposta às críticas sobre falta de transparência nos gastos, o site da empresa na internet omite dados de contratos anteriores a junho de 2008, dedica apenas uma linha à descrição do objeto da contratação e deixa de informar a execução do contrato –quanto recebeu a empresa em certa data.

Se a prática for mantida pela empresa, em julho todos os dados de junho de 2008 desaparecerão das opções de pesquisa. E assim sucessivamente: de 12 meses para trás, os dados desaparecem.

Há uma brecha para recuperar as páginas que foram retiradas do ar entre agosto de 2007 e maio de 2008, mas isso não é explicitado no site. De agosto de 2007 para trás, não há forma de conferir os números no site.

A Folha teve que ir copiando e acumulando os números do período 2005-2007 para formar uma base de dados com 28 mil contratos referentes a quatro anos e meio.

Há falha grave na descrição do objeto do contrato. Tudo se resume a uma linha, e mesmo assim quase sempre incompleta, com palavras cortadas.

Um contrato de R$ 27 milhões com um escritório de advocacia, por exemplo, é assim descrito: “Serviços técnicos jurídicos para levantamento e recuperação”. Nomes de alguns fornecedores também aparecem cortados.

Os números de 2008-2009 estão praticamente escondidos na página da Petrobras. Podem ser achados a partir de um botão chamado ‘Informações Para o Governo’ -e não para o ‘Público’, o que induz o internauta a erro. O endereço é www2.petrobras.com.br/ materiaishtm/contratos servicos/portal_1000 s.htm.”

Mas nem adianta procurar: o site já está inacessível.

Tags: , ,

Postado por Rodrigo Alvares, 12:09, 09/06/09, na(s) categoria(s) Demência moral. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

53 comentários para “A Petrobras é translúcida pacas”

  1. jusé diz:

    eh eh eh, a PetrobaX pisou no calo delles. eh eh eh

  2. Fróid diz:

    Xiiii!! Lá vem a horda de CC’s brigões outra vez…..

  3. Diogo diz:

    Taí mais um motivo para apoiar o PetroBlog: agora a maioria dos jornalistas vai REALMENTE ser obrigado a fazer um jornalismo investigativo.

    Do que adianta bater o pé e ficar brabinho se a Petrobras publica conteúdo de entrevistas de porta-voz? Queremos trabalho de bastidores, levantamento de dados, fontes ímpares.

    Tem que botar o dedo na ferida.

    Mas como o cara falou acima, isso só funciona se pisar no calo, até porque uma ou duas passagens aéreas “de grátis” logo amolecem o lindo e puro coração dos jornalistas.

  4. João Espora diz:

    O Leandro Demori anda fazendo falta nesse blog…

    “Agora o blog da Petrobras
    do Leandro Demori de Leandro Demori

    Todo mundo em chamas defendendo e atacando o Papa e o Cristo, recebo um e-mail pedindo pra postar sobre o blog da Petrobras.

    Li muita coisa por aí, faço o resumo do mundo em dois atos:

    1) Há os que odiaram a idéia por que a Petrobras “entrega” os furos dos jornalistas, os pressionando. Alguns até a chamam de “ilegal”.

    Bem, bem, BEM: ilegal ela não é. No máximo, quebra uma relação de confiança entre jornalista e fonte - uma relação importante, sem dúvida, mas nem por isso um dogma. Jornalistas, aliás, quando acham que o furo vale a pena, fritam a fonte no George Foreman Grill - não deveriam se espantar, portanto, quando a brasa pega fogo do outro lado.

    Isso se aplica também na parte sobre “entregar os furos ou informações exclusivas” obtidas pelos jornalistas ao divulgar as perguntas. Pode ser uma tremenda implosão no relacionamento, mas continua sendo do jogo. Além do mais, me espanto em saber que tem gente por aí entregando “furo” em perguntas via e-mail.

    2) Há os que acharam genial que uma estatal tenha criado um blog para publicar as perguntas feitas por jornalistas e suas versões do fato. Acham genial por que, nossa, olha aí a tão pedida transparência. Desiludam-se, farrapos: esse blog não foi criado para dar transparência a absolutamente nada, foi criado, isso sim, para defender a opinião de quem comanda a empresa. No meio de tudo o que será postado haverá tantas verdades, mentiras e omissões quanto há em qualquer um dos jornais que foram expostos no próprio blog.

    Acreditar que “A VERDADE” sobre a Petrobras aparecerá em um blog gerido pela… Petrobras? Menos.

    Se não tivesse com mais coisas para me preocupar (minha vida), eu faria o seguinte: uma trolha de perguntas pertinentes, suscintas e objetivas à Petrobras. Aposto muito que jamais obteria respostas. Então publicaria todas as perguntas (sem respostas) aqui.

    Ficaria tudo bem tran$parente.”

  5. Carlos Magnata diz:

    mais uma bomba pra Folha: ontem, no roda viva, o sérgio gabrielli estava com os opoucos cabelos assanhados. Nossa, vai virar capa de domingo!

    patético

  6. Suzie diz:

    Pois é…
    Neta hora serve até a Folha!
    Eu estou ADORANDO esta briga.
    Cidadãs(ãos) comuns são beneficiadas(os).
    Odeio VERSÕES!
    Convenhamos: quem são os “inocentes” em guerra de bugios?
    Quem é neutra(o), desinteressada(o) e imparcial?
    Quem?

  7. Tiago C. diz:

    dos “inocentes” …. so o silencio.

  8. Lúcifer diz:

    Estou sentindo um cheiro de vingança no ar. A jornalistada está enloquecida porque agora não vão poder “editar” as matérias da Petrobrás, ou seja, cairam a desconstalização e versões, omissões e outros truquezinhos baratos muito usados pelo PIG. Então a missão é fazer todo o possível para rechear os jornais/rádios /tv´s de “notícias” desfavoráveis e que ataquem a imagem da empresa interna e externamente, o que sem dúvida vai ajudar muito o Brasil. Claro, sem esquecer que essa briga é antiga, basta recuar aos anos 50 e ler o que a nossa patriótica imprensa fez de força para que não se criar a Petrobrás, pois era melhor que os americanos, que já tinham now how, o fizesse para nós, depois nós comprariamos dêles. Então para os barões da mídia, entregar nosso subsolo para estrangeiros era um grande negócio, então vejam se dá para confiar nessa gente. Quebraram a cara antes, e vão quebrar de novo, a Petrobrás é uma potencia, temos o pré- sal, e hoje existe a internet para não deixar os caras falando sózinhos, portanto, vamos ver o que vai dar.

  9. José Antonio Meira da Rocha diz:

    Parafraseando Verissimo, “Antes de vaiar a Petrobrás, olhe para quem está vaiando ao seu lado”.

  10. Jones Rossi diz:

    Vamos combinar que só IDIOTA fica falando de Pré-Sal como se fosse ganhar muita coisa com isso e tecendo teorias conspiratórias sobre o que eu e o Rodrigo escrevemos aqui?

    Na real, esse pessoal com tanto tempo para ficar comentando aqui só pode ser funcionário:

    () público
    () do brogue da PTBras
    () leitor do Bishcoito
    () desocupado (em caso de ser funcionário público, desculpe o pleonasmo)
    () fã do Rodrigo
    () todas as alternativas acima

  11. Diogo diz:

    Eu sou fã das gurias que postavam aqui.

    Apronta logo mais uma Yeda! [saudades]

  12. Sbentenar Container diz:

    - Ah! sim, A Folha não é aquela da ditabranda??? Putz!!!

  13. Paula Tejando diz:

    Talvez se tu não colocasse o link ERRADO, o página aparecesse… teu link tá cheio de buracos (como as matérias maldosas dos teus coleguinhas jornalistas).

    O link correto é esse: http://www2.petrobras.com.br/materiaishtm/contratos_servicos/portal_1000_s.htm

    Coisa feia…

  14. PEDRO CENTEINA diz:

    Valeu Paula!

    O link funciona mesmo!

    Acho que o pessoal do blog esta’ deixando de entender a TENETI!!!!!

    COISA FEIA!!!

  15. Ney Motta diz:

    Trabalhei na Petrobrás de 74 a 76, participei das primeiras descobertas da Bacia de Campos. FHC queria esquartejar e vender a empresa, mas o governo Lula a colocou no cenário mundial. Vc está sendo injusto…

  16. PEDRO CENTEINA diz:

    E certo!
    O que teria sido da Petro BRAX do FFHH…………….

  17. Fábio Carvalho diz:

    Jones,

    Aprenda a conviver com a opinião divergente sem ataques pessoais. Os comentadores que aqui se manifestam são leitores da Nova Corja, ora. A generalização de que funcionário público é desocupado é grosseira - tão grosseira como quem vive a denunciar o PIG.

    Eu sei que tem gente que acha lindo chamar a Yeda de desgovernadora, mas não suporta ouvir uma crítica ao governo Lula - que tentou evitar uma CPI potencialmente explosiva; por outro lado, grandes financiadores de campanhas eleitorais já estão acossando tucanos e democratas (segundo a coluna Painel, da Folha).

    Eu acho, sim, um absurdo as pessoas acharem que um blog institucional (Petrobras) tem mais credibilidade que a imprensa. Mas é isso o que está acontecendo - o que é um grave indício do nível de credibilidade de grandes veículos. Não é a horda de fanáticos que está criticando a denúncia do “vazamento de informação” feita pela imprensa em editoriais que tratam leitores como imbecis. É gente como o jornalista Cláudio Abramo que está a descontruir a nota patética da ANJ.

    A estratégia da companhia é ousada e agressiva - e eu acho que ela também sacaneia o bom repórter, que vê sua pauta eventualmente exclusiva pelo ralo (o Sérgio Léo elabora bem essa questão). Mas, a essas alturas, os jornalistas e comentadores deveriam estar entupindo o blog da Petrobras com questionamentos pertinentes e sagazes. Quero ver se aguentam o tranco da transparência quando falcatruas forem reveladas. Se voltarem atrás na “transparência”, vão acusar o golpe.

    E, se possível, retifica o link do Rodrigo - que, em seu comentário sobre a boa matéria do Rubens Valente, presta uma informação falsa comentada pela Paula Tejando.

  18. Ney Motta diz:

    Vamos combinar outra coisa: quem estaria falando de Pré-Sal se a Petrobrax fosse privatizada pelo FHC, Jones Rossi? Os gringos?

  19. Jones Rossi diz:

    Funcionário público não é folgado não, desculpe. Por isso que uma amiga foi hoje na Caixa Econômica Federal pedir um empréstimo para pequena empresa e o gerente falou para ela procurar um banco privado.

  20. jorge diz:

    Essa casa já foi frequentada por donos mais qualificados.

  21. Jones Rossi diz:

    Ney, não entendi seu questionamento.

    E Flávio, não fiz nenhum ataque pessoal. Ataquei uma categoria. Quem não for folgado não se sinta atingido. Assim como não compro a briga dos jornalistas. Acho o blog da Petrobras uma grande idiotice. Mas isto não me põe ao lado de todo um espectro de jornalistas automaticamente.

  22. jorge diz:

    Este vinha sendo um dos únicos, senão o único blog com um enfoque, digamos assim, liberal, que dava para ler e encontrar textos bem escritos, críticos e eventualmente engraçados. Na medida em que os articulistas começam a adjetivar quem pensa diferentemente deles de IDIOTAS ou outros quetais, cai na vala comum do tucanalhismo e do petralhismo mais chinelão. Ofensa é falta de argumento. Quem berra e bate na mesa nunca tem razão.
    Daí a credibilidade desce lomba abaixo. Se a audiência minguar, não digam que não houve aviso.
    Decididamente, o blog da Petrobrás mexeu com a cabeça dessa gente.

  23. Ney Motta diz:

    Jones, vc está atacando uma empresa que apenas se defende, é apenas isso. E não me sinto idiota em falar do pré-sal, como vc colocou, mesmo sendo funcionário público, com muito orgulho, e do qual poderia falar como geólogo, assim como defendo o direito de todos os brasileiros de se expressarem sobre um feito que só foi atingido por uma empresa que foi sobrevivente de uma era privativista.

  24. Jones Rossi diz:

    Ney, lágrimas rolaram face abaixo diante de tão miserável situação da Petrobras. Faça-me o favor.

  25. Amigo de FHC diz:

    Nossa, quanta ignorância junta! É muita burrice e falta de informação reunida num espaço tão rico quanto o vácuo perfeito. A Petrobrás é um antro de petistas ladrões - como todos o são - e não querem largar o ossobuco. Cruzes, como é que tem gente que acredita na lisura de um Lula ou de um petista qualquer? Deus-o-laivre!

  26. Fábio Carvalho diz:

    Jones,

    Ao sugerir que os comentadores são IDIOTAS ou que, para dispensar tempo comentando por aqui, só podem ser funcionários:

    ( ) públicos
    ( ) do brogue da Petrobras
    ( ) …

    Existe, evidentemente, um ataque pessoal. Ou seja, uma agressão que despreza o que foi comentado a partir da desqualificação do comentador e não do que ele diz. Se o pré-sal não é um argumento cabível nesse post, a teu juízo, por que desqualificar o comentador como um idiota prontamente?

    Note-se que existem pontos de vista técnicos que podem, ou não, corroborar o suscinto comentário reputado como idiota. Na edição de janeiro da revista Piauí, há uma caudalosa reportagem, assinada por Consuelo Dieguez, da qual me socorro. Ela buscou informações junto ao atual diretor de Exploração da Petrobras, Guilherme Estrella, e as que foram defendidas por seu antecessor no cargo, durante a gestão de FHC, José Coutinho.

    A matéria menciona o risco alto que a Petrobras assumiu ao pesquisar petróleo em tamanha profundidade, inclusive com parceiros desistindo da pesquisa. “Em meados de 2005, os parceiros no projeto – a Petrobras, a Chevron e a British Gas – haviam desembolsado mais de 100 milhões de dólares. E estavam longe de alcançar o pré-sal. Era um gasto inédito, quase absurdo. O poço mais caro do mundo tinha sido furado pela Pemex e custara 100 milhões de dólares (…) Assustada com os custos e as dificuldades, a Chevron abandonou o projeto. Parte de sua participação foi comprada pela Petrobras e pela portuguesa Partex”.

    Guilherme Estrella, critica duramente a gestão tucana - ao assumir essa Diretoria, ele foi acusado de ser um técnico defasado e de ser um dos petistas que aparelharam a estatal. Estrella se aposentou da Petrobras em 1994 e, ao retornar à empresa, disse quase não tê-la reconhecido. “Quando cheguei aqui de volta, não encontrei uma empresa de petróleo. A Petrobras tinha se transformado em uma instituição financeira. Uma empresa de petróleo tem que correr riscos, tem que ser agressiva na exploração, tem que investir muito e desenvolver tecnologia e conhecimento geológico. Banqueiro não quer correr risco.”

    Ainda segundo Estrella, em 1999, a Petrobras adquiriu 24,3 mil quilômetros quadrados de área para explorar. Em 2002, o número caiu para 14 mil. Em 2003, no governo Lula, subiu para 21 mil e, em 2005, foram 40 mil quilômetros quadrados de novas áreas. Conforme o diretor, investimentos em exploração também aumentaram. Entre 1994 e 2002, a companhia investiu uma média anual de 536 milhões de dólares. De 2003 a 2006, a média saltou para 1,1 bilhão de dólares.

    Por outro lado, seu antecessor, José Coutinho, justifica os rumos adotados em sua gestão num livro. Segundo ele, a Petrobras estava fragmentada em várias ilhas. “Cada ilha não compartilhava uma visão comum sobre seu futuro no novo ambiente competitivo. Fez-se, então, um plano estratégico que reestruturou o sistema de governança corporativa e de gestão empresarial”. A visão, portanto, é de que a Petrobras deveria se comportar como qualquer outra empresa: obter os maiores lucros a custos menores.

    Isso, portanto, me leva a concluir que dificilmente uma pesquisa cara e arriscada como a do pré-sal seria feita na gestão de Coutinho. Todavia hoje eu não vejo nenhum tucano ousar afirmar que a decisão de comprar mais áreas de exploração, aumentar investimentos e correr riscos na pesquisa do pré-sal, foi equivocada. Ou uma decisão idiota. O comentador, portanto, tem um ponto de vista que merece ser aquilatado, não te parece?

  27. Jones Rossi diz:

    Fábio, preguiça. Não leio um texto desse tamanho nem na minha revista predileta (Playboy).

  28. Jones Rossi diz:

    Mas, enfim, o Pré-Sal é importantíssimo, etc e tal. Tem em reservas pelo menos duas vezes o PIB nacional. Dá pra mudar a história do país. Não creio que estaria melhor em mãos privadas. Mas o que diabos isso tem a ver com o blog da petrobras ou com o fato de ter mais de mil pessoas no departamento de comunicação da empresa? Isso, na real, é dar munição para quem diz, como razão, que a BR joga dinheiro no lixo. É pouco diante do que a empresa arrecada, mas não altera o fato de que se trata de dinheiro mal gasto. Fábio, para ser sincero, não entendi onde vc quer chegar.

  29. Ariela diz:

    Não percam: “O ataque do vermes malditos”. Na Globo, agora.

  30. Fábio Carvalho diz:

    Jones,

    Sorry, o comentário foi longo. Eu quis apenas apontar que não curto muito essa coisa de chamar o comentador de idiota ou de funcionário público desocupado (com alegado pleonasmo). Isso é ataque pessoal a meu juízo e o fulano, mesmo que desfusorado, não entrou aqui para avacalhar. Não me pareceu um troll. Se o argumento do comentário não tem nada a ver com o post - e talvez não tenha mesmo ligação automática - parece-me mais razoável apontar essa incorência. No mais, Ariela está correta ao indicar o filme - eu estou vendo e é um horror.

  31. Gilberto diz:

    Esse brogue pudia muda di nome : que tal “A velha corja”….

    bons tempos de antigamente, agora só tem anta….putz…..

    e vamos de encontro ao PIG garotos….

    Ah, belo exemplo Jones, muito inspirador…. precisa conhecer mais empresas públicas pra poder se expre$$ar melhor…kkk

  32. Paula Tejando diz:

    Já que o negocio do NC é ctrl+c, ctrl+v, toma esse, direto do fatosedados:

    Dados na internet
    Junho 9, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras
    Na matéria “Estatal omite dados antigos na internet”, publicada (09/06) na Folha, a Petrobras repudia a análise feita pelo jornal sobre o seu site. A página da Companhia na web é um espaço que prima pela transparência das informações.

    No site da Petrobras, com apenas três cliques, o internauta chega a uma lista com todos os contratos da Companhia. Basta clicar em “A Petrobras”, em seguida no link “Informações ao Governo” e, por último, no link “Contratos de Serviços” ou de “Materiais”. O internauta terá na tela os contratos da Petrobras listados. Todos com o número do contrato; nome e CNPJ da empresa; o objeto de contrato; a modalidade de licitação; a data da assinatura e do término; e o valor contratado.

    A reportagem acusa o site de omitir dados anteriores a 2008. Na verdade, a legislação define o conteúdo a ser publicado e recomenda a publicação apenas mensal das compras e contratações. Apesar disso, a Petrobras vai muito além, mantendo uma série histórica em que exibe as contratações dos 13 últimos meses.

    UHASAHSAUHSAU…

    Ah, e corrige o teu link e tira a frasesinha chorona “Mas nem adianta procurar: o site já está inacessível.”, OK????

  33. fernando diz:

    > A reportagem acusa o site de omitir dados anteriores a 2008. Na verdade, a legislação define o conteúdo a ser publicado e recomenda a publicação apenas mensal das compras e contratações. Apesar disso, a Petrobras vai muito além, mantendo uma série histórica em que exibe as contratações dos 13 últimos meses.

    Se eu entendi direito, então, a reportagem tá certa.

  34. orson diz:

    Tem neoliberal atrasadinho, no mínimo 15 anos.

  35. vanx diz:

    Jones Rossi: …só idiota fica falando do Pré-Sal…
    SEM NOÇÃO

  36. vanx diz:

    Os acionistas gostaram. E muito$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.
    Quanto a ser desocupada por “perder tempo postando aqui”…bem se fosse vc. quem escrevesse a Nova Corja, eu jamé, como diz o Lêlê, voltaria aqui. Se enxerga MEO!

  37. Diogo diz:

    É Copa do Mundo amigo! [Bueno, Galvão]

  38. vanx diz:

    eu sou fã do RA, Tiele, Ariela, Fróid, Marlon, Dante, Camilo, Carmencita, Fábio Carvalho, Cembra, me perdoe se esqueci de alguém, pessoas educadas, gentis, inteligentes e engraçadas.

  39. vanx diz:

    Diogo.

  40. vanx diz:

    Leandro Demori

  41. vanx diz:

    Juca Brito. ADORO

  42. bboulon diz:

    …é assim, o cara quando não está conseguindo sucesso, dá um passinho à direita… é bucha!!!

  43. vanx diz:

    Max Colorati, bbboulon.

  44. euzébio diz:

    A gurizada do PSDB detonou os deputados do PT Bohn Gass e Pont no ministério público:

    http://jpsdbrs.blogspot.com/2009/05/entrevista-com-salazar.html

    Quero ver o que vocês dizem disso!

  45. Juca Brito diz:

    Van, Van!

    Não tente despertar o meu lado bonzinho, ok? Senão, daqui a pouco vou estar postando (antigerundistas me mordam!) elogios e apoios indiscriminadamente.

    Ariela, feliz aniversário!

    (Droga, viu o que você fez?)

  46. Lúcifer diz:

    Opa, ainda tem vida inteligente no Blog, Fábio Carvalho e Jorge falaram e disseram. Não sou funcionário público, não sou filiado ao PT ou qualquer outro partido, nãp pretendo ganhar nada com pré -sal, mas espero que o País ganhe muito, que apliquem e educação e para erradicar a miséria crônica do Brasil, conforme prometeu o Lula, assim ficaria bom para ti, Jones Rossi? Há, também não sou jornalista, mas aproveitando a tua idéia Jones, quais as assertivas são mais inerentes a essa nobre profissão:
    ( ) O importante é ser funcionário da RBS/RECORD/PAMPA/BAND etc…
    ( ) Pouco importa se a minha matéria é editada e distorcida desde seja divulgada
    ( ) Não acho a Ética fator relevante para a profissão
    ( ) Sei que as empresas de comunicações distorcem, omitem, são parciais e seus objetivos são claros assim como de que lado estão, mas não me importo e não faço nada para combater essa situação.
    ( ) Se houvesse uma democratização dos meios de comunicação, seria extremamente benéfico para o País, mas isso não é problema meu.

  47. fabricio diz:

    QUEM AFUNDOU A P-36 ?? NÃO JUSTIFICARAM ATÉ HOJE !! PORQUE SERÁ ?? SERÁ QUE O “CORJA” ESQUECEU DESSE FATO QUE DEU PREJUIZO DE mais de 150 milhões de Dolares!! Não somos otários e palhaços dessa campanha contra a petrobrás !!

  48. bboulon diz:

    Fabrício: a campanha é contra o que está dando certo neste país. Eles não aguentam um semi analfabeto (intelingentíssimo!!!!!!) governando o país (quese ingovernável) muito melhor do que um caquético e laureado professor da Sorbonne….ah! e que vendeu o país a preço de babana para governar.

  49. Suzie diz:

    Tô falando…
    A “juventude” do psdb (com mais de 30 anos) detonou deputados no MPE?????
    Até parece!
    Afirmo aqui: o “rapaz” negou para o JUIZ.
    A conta bancária da tchurma está $$$$$$$$$$$$$$$?
    De algum lugar terá de sair o $$$$ para continuar alimentando o “denunciante”.
    Ontem vi uma “propaganda” do velho psdb.
    Sofrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não existe recheio.
    Pararam em 2005!

  50. Camilo diz:

    oJud quando falam “o” corja, “o” nova corja…

    Referência direta às citações “‘o’ Pata de Elefante” (@RockInstrumental)

  51. Fróid diz:

    # vanx diz:
    10:33, 10/06/09

    eu sou fã do RA, Tiele, Ariela, Fróid, Marlon, Dante, Camilo, Carmencita, Fábio Carvalho, Cembra, me perdoe se esqueci de alguém, pessoas educadas, gentis, inteligentes e engraçadas.

    ================

    Pois é, os (nossos) comentários “não pagos” são bem melhores, ainda que divergentes. Pelo menos só temos compromisso com nossas próprias consciências….

    Mandou bem, Van(x)…. ;-)

  52. ORRESTODOMUNDO diz:

    Fora do TOM, JONES?

  53. Ariela diz:

    Ora essa, obrigada, Juca, Van, Fróid, Tiele… =)

    Agora, falta só o RA colocar aqui neste espaço umas mesinhas e trazer a ceWa: para mim, tornou-se mais que apenas um local de postagem de comentários.

Comente