Me dá dois pesos e duas medidas

13:06 | 10/06/09 | Rodrigo Alvares

Uma das melhores coisas de se estar longe do Brasil é que o teu distanciamento crítico a respeito da demência geral fica bem menos sectário. O Leandro publicou esse post sobre o Blog da Petrobras, lá da Bota:

Blog da Petrobras: para entender

A BBC Brasil acaba de soltar esta notícia:
Província argentina bloqueia contas da Petrobras

O governo da Província argentina de Santa Fé bloqueou as contas bancárias da Petrobras Energia S.A. na Argentina acusando a empresa de não pagar dívidas tributárias com a administração local no valor de 8,5 milhões de pesos (cerca de R$ 4,4 milhões), entre 2003 e 2009.

A medida foi autorizada pela Justiça provincial, atendendo a pedido da Subsecretaria de Ingressos Públicos - o fisco local - ligada à Secretaria de Economia do governo de Santa Fé.

A informação foi confirmada à BBC Brasil, nesta terça-feira, pela assessoria do governador Hermes Binner e pelo administrador provincial de Impostos, Nicolas Ruejas.

“A Petrobras foi notificada, mas ainda não respondeu à nossa iniciativa. As dívidas tributárias atrasadas com a província vão de 2003 até hoje”, disse Ruejas à BBC Brasil.

(…)”

Dada toda a polêmica envolvendo o blog criado pela empresa para dar a sua versão dos fatos (até mesmo antes que as matérias saiam na imprensa), deixo quatro perguntas:

1. A BBC Brasil procurou a Petrobras antes de publicar o “furo” reproduzido acima?

2. Se sim, por que a Petrobras não se antecipou à publicação e postou de antemão sua defesa?

3. Se não, a Petrobras irá se defender através do blog? Parece que, diante dos fatos envolvendo a estatal e seu novo canal de comunicação, isso se torna uma obrigação. Como bem lembra a própria empresa, “a publicação das respostas no blog, antes da decisão editorial de o jornal publicar ou não a reportagem em questão, reforça o objetivo da Petrobras de alcançar o máximo de transparência possível no relacionamento com seus públicos de interesse.”

4. Caso não mencione nada em seu blog sobre a denúncia da BBC (ou sobre qualquer outra), a Petrobras admite que não tem outra versão para dar ao fato além daquele que saiu na imprensa?

Se a moda é ditar novos rumos nessa relação, vamos lá, façam a coisa direito para que todo mundo possa entender.”

Como o post que escrevi domingo foi eleito a Piada da Semana porque escrevi que a criação do blog da Petrobras seria um instrumento para acossar jornalistas em suas apurações, aguardo ansiosamente a resposta à BBC, que, como vocês sabem, não é tão combalida como a imprensa brasileira e muito menos precisa das verbas publicitárias da estatal.

A matéria da BBC saiu ontem, mas desde então só vi respostas da Petrobras a textos da Folha, do O Globo, O Estado de S.Paulo, uma Carta da Petrobras ao jornal Folha de S.Paulo, à Band News e à ABI. Dois pesos, duas medidas. Muito mais fácil constranger os nativos.

Os mais de mil funcionários ficaram mudinhos por que é da BBC? Imagina se sai alguma coisa no NY Times ou na The Economist contra a Petrobras, aquele discurso pomposo de José Gabrielli vai para o espaço, pois quer dar lição aos jornalistas mas ainda não entendeu que o Blog da Petrobras também é jornalismo, não um diarinho contra a CPI.

Tags: , , ,

Postado por Rodrigo Alvares, 13:06, 10/06/09, na(s) categoria(s) Demência moral. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

32 comentários para “Me dá dois pesos e duas medidas”

  1. Suzie diz:

    Ai meu Deus!
    Pobre “jornalistas”… jornalistas “pobres”!

  2. Rodrigo diz:

    Pra quem tem fixação n(o fato de outros mamam n)as tetas da Petrobrás, essa reivindicação de tratamento igualitário, segundo o modelo do AMOR MATERNO, é o máximo. Como se tratar pessoas adultas com justiça, inclusive jornalistas, não fosse tratar segundo o mérito.

    Mamãe eu também quero! Ma guarda che carino…

  3. Leandro Demori diz:

    Suzie: evite.

    Rodrigo: o blog da Petrobras, como diz a estatal, surgiu para dar transparência às relações com a imprensa. E transaparência não combina com seletividade. Ser transparente pela metade não existe. Se é pra fazer (e pra mostrar que não faz só por birrinha) que façam direito.

  4. Fróid diz:

    Touché!!!

    Eu disse que esse “revolucionário” blog da Petrobrazzzz ia virar, no máximo, a central de desmentidos da empresa.

    Resta saber se a cecezada vai responder ainda hoje, já que é vespera de feriadão…. asfdsefsjg!

  5. Fábio Carvalho diz:

    Eu sigo achando que o blog da Petrobras não dará conta de transparência quando o bicho pegar pra valer. A conferir.

    Não sei se a empresa foi procurada, ou se algum jornalista encaminhou pergunta. O que podemos afirmar é que a notícia da BBC, do dia 9, traz a versão da Petrobras, que se manifestou através de nota pública na terça-feira, dia 8.

    “A Petrobras paga regularmente, em tempo e forma, todos os tributos que as leis nacionais, provinciais e municipais em vigor determinam pelas atividades que realizada como sociedade constituída na Argentina”, diz o texto.

    “No caso de Santa Fé, em conceito de ingressos brutos (tributos da província) foram pagos entre 2008 e os meses de 2009, cerca de 19 milhões de pesos, quando sua obrigação tributária, nesse período, foi de 9 milhões de pesos, ficando um saldo para a companhia de 10 milhões de pesos. Apesar disso, a Petrobras está avaliando o requerimento recebido (de Santa Fé)”.

    A versão da empresa foi reproduzida pela BBC.

  6. ricardo bras diz:

    A distância fez o Leandro confundir mesmo as coisas… A explicação da Petrobras sobre a suposta sonegação na Argentina foi dada… na própria matéria da BBC. Diante de jornalismo sério, empresa - ao que tudo indica - deu-se por satisfeita, por enquanto.

  7. Diogo diz:

    Bom, se o blog é transparente, não sei [minto], mas os questionamentos agora estão sendo muito maiores. Ou alguém aqui acompanhava de perto o desdobrar da CPI. Fala sério? Vejam só, ironia, quanta pauta para jornal combalido ele já gerou.

    Para mim é o que importa.

    A Petrobrás que se vire na vitrine recém criada. E os jornalões que parem de tratar até entrevista coletiva como “furo”.

  8. Fábio Carvalho diz:

    Tem um erro no meu comentário. A nota da Petrobras é de terça-feira, dia 9 - e não dia 8 - mesmo dia de publicação da matéria.

  9. Jean Baptiste diz:

    Tenho minhas dúvidas se a Itália é o melhor base prá emanar críticas distanciadas, però…. De toda a forma, querer que a empresa faça uma tese tributária num blog é no mínimo forçar a barra. Deixa a empresa comunicar, assim como queremos que vocês tenham liberdade prá noticiar, demonstratar, discutir, creio que a outros também deve ser dada essa possibilidade. Caso alguém se sinta ofendido, cerceado, que procure a justiça (vide Monobio brega, o trololó da band, ….)

  10. Rodrigo diz:

    “Transparência não combina com seletividade”. Se o objetivo é dar a tal da transparência, então ela tem que ser igualmente distribuida. A Petrobrás está, desde logo, proibida de distinguir entre (e tratar diferentemente, segundo o seu juízo) contextos mais ou menos deficitários da dita cuja. Afinal, fazer tal distinção seria pura “birrinha”. Cecezada, não levem a mal, isto não é acossamento. O povo só quer ajudar!

  11. Leandro Demori diz:

    ricardo bras e Fabio Carvalho: a versão da Petrobras foi postada depois que a matéria saiu, em uma atualização da BBC. Escrevi outro post a respeito aqui:

    http://leandrodemori.com/2009/06/10/ainda-o-blog-da-petrobras-efeitos-praticos/

    Fundamental ler este post pra entender um desdobramento prático do blog. A matéria saiu sem a versão da empresa, por volta das 19h20. Depois, por volta das 21h, houve uma atualização com a nota da Petrobras.

    Aí eu pergunto: se é pra soltar nota oficial (como se faz há mil anos) qual a finalidade do blog?

    Rodrigo: não entedi teu comentário. Na tua primeira frase tu concorda comigo, depois se perde.

  12. Leandro Demori diz:

    Jean Baptiste: “Tenho minhas dúvidas se a Itália é o melhor base prá emanar críticas distanciadas, però…”

    NENHUM SENTIDO.

    “De toda a forma, querer que a empresa faça uma tese tributária num blog é no mínimo forçar a barra.”

    Não quero tese nenhuma, releia.

  13. Leandro Demori diz:

    Aliás, a própria empresa (leia-se governo) já não anda achando a idéia tão genial assim:

    “Petrobras recua e decide publicar solicitações da imprensa em blog após meia-noite
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u579473.shtml

    A decisão foi tomada depois de reuniões feitas hoje pela equipe de comunicação da Petrobras na sede da petrolífera, no Rio. Muitos dos presentes concluíram que a forma adotada pelo blog, de divulgar os questionamentos antes mesmo da publicação das matérias pelos jornais, foi desastrosa.”

    “Painel da Folha: Governistas aconselham presidente da Petrobras a evitar confronto com imprensa
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u579240.shtml

  14. Jones Rossi diz:

    Carne nova no pedaço: http://petroperguntas.blogspot.com/

  15. Rodrigo diz:

    Vamos ver se assim eu não me perco: sabe a água do Dilúvio? Na nascente, é bem transparente. Na foz, já é bem menas. Recomenda-se seletividade ao beber.
    Sabe o jornalismo?

  16. Leandro Demori diz:

    Rodrigo: cada vez pior.

    Vou desenhar: BBC publicou matéria dizendo que a Petrobras deu calote de impostos na Argentina. Petrobras não postou nada de nada em seu blog.

  17. francisco pereira neto diz:

    O nome é apropriado. Nova corja!!!
    Quem são esses reaça?
    Oh turminha branca de olhos azuis. Essa não cola mais.

  18. Ruy Barbosa Maciel diz:

    Leandro Demori diz:

    18:27, 10/06/09
    Aliás, a própria empresa (leia-se governo) já não anda achando a idéia tão genial assim:

    “Petrobras recua e decide publicar solicitações da imprensa em blog após meia-noite
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u579473.shtml

    A decisão foi tomada depois de reuniões feitas hoje pela equipe de comunicação da Petrobras na sede da petrolífera, no Rio. Muitos dos presentes concluíram que a forma adotada pelo blog, de divulgar os questionamentos antes mesmo da publicação das matérias pelos jornais, foi desastrosa.”

    “Painel da Folha: Governistas aconselham presidente da Petrobras a evitar confronto com imprensa
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u579240.shtml

    VCS SÃO UNS TROUXAS QUE ACREDITAM NO PIG HEIN? A EMPRESA NÃO RECUOU, OCORRE QUE PORCAUSA DO CHORÔRÔ DA MERDA DA MÓDIA NATIVA SOBRE VAZAR “FUROS DE REPORTAGENS” A EMPRESA DECIDIU PIBLICAR AS 00HS DO DIA QUE A REPORCAGEM FOR PUBLICADA. POIS É, NÃO VAI COLAR A DESCULPA DA MÍDIA DE MIERDA.

  19. Jones Rossi diz:

    PIG é o burraldo que escreve menas, não sabe desligar o CAPS (aquela teclinha ali à esquerda) e ainda assina Ruy Barbosa.

  20. Diogo diz:

    Barbaridade!

    Queria que o Lulla fosse tão criticado por aqui como é a Yoda. Iria ser uma tal de PIG pra cá, reaça pra lá, DEOSOLIVRE.

    Libere os comentários dos defensores do Santo Inácio da Silva, POR FAVOR, Reinaldo de Azevedo. Quem sabe o pessoal migra pra lá…

    Pensando bem, vou votar no Tarso ano que vem: NC rumo aos MIL comentários diários em 2011.

  21. Jefferson Alves diz:

    Sempre vi a Nova Corja como um espaço para a exposição das informações criticas que não saem na grande imprensa, de forma inteligente e muito acertada.
    Vejo o governo Yeda como a pior coisa que nos aconteceu depois do Britto, sendo que o governo lula tambem não é flor que se cheire (apesar de reconhecer muita coisa boa nele, que poderia ser bem melhor se não fossem os corruptos e a famosa venda nos olhos do presidente).
    Porem perdi toda a admiração que tinha por vocês ao descobrir que são iguais aos jornalistas da grande imprensa, quase tão idiotas quanto os Polibios.
    Milito na área do direito e nem por isso acho um absurdo quando atacam as famosas prerrogativas dos advogados, pois creio que nada é absoluto. POrem voces demonstram que quando uma “prerrogativa” do jornalismo é questionada, se comportam como qualquer outro imbecil da imprensa, inclusive xingando os leitores.
    Lamentavel!

  22. Paula Tejando diz:

    Disse tudo, Jefferson. NC e Políbio são dois lados da MESMA moeda, capisce?

  23. marlon diz:

    “Milito na área do direito”

    evito sempre.

    “NC e Políbio são dois lados da MESMA moeda, capisce?”

    no, non ho capito un cazzo. evite tomar muitas drogas depois da meia-noite.

  24. Leandro Demori diz:

    Quando o Rodrigo postou meu texto aqui, logo pensei: não vai ter 10 comentários, todos os grandes defensores do “pluralismo”, diante de um fato que mostra o contrário, fugirão.

    E pensei isso por que o texto não chama no partidarismo “vida loka” e nessa lenga-lenga de direita e esquerda (que no Braziu não existe, pra começar), e sim, faz a análise de um fato específico. E, principalmente, propõe perguntas - que ninguém respondeu.

    Jefferson Alves e Paula Tejando representam esse típico leitor: não lêem o texto, são incapazes de argumentar qualquer trecho e mais incapazes ainda (por que não leram o texto) de perceber que há pontos de concordância entre o que eu penso sobre o assunto e suas visões de mundo. Apressam os dedinhos para a caixa de comentários cheios de idéias pré-concebidas e acabam fazendo parte da (como é mesmo?) “piada da semana”.

    Tentem de novo.
    Ou melhor não.

  25. Rodrigo Alvares diz:

    Leandro: ou ao menos ler os arquivos do blog de quando quase fomos surrados por petistas no auge do mensalão:

    http://www.novacorja.org/?p=601

  26. Paula Tejando diz:

    Desculpe, Leandro, mas quem não entendeu nada de nada foi você.

    Li teu texto e o que ele se propõe é apresentar uma tese TUA: Se a Petrobrás publica perguntas e respostas de jornais brasileiros logo deve publicar perguntas e respostas de jornais “estrangeiros” (duvido que o jornalista que escreveu a matéria do site da BBC seja estrangeiro).

    Ao que tudo indica, o blog da Petrobras publica informações que a empresa considera pertinentes, assim como qualquer blog do mundo. Mais uma vez me desculpe, mas só um mentecapto acharia que isso é pautar o trabalho jornalístico da tal ‘mídia” brazuca por isso.

    Triste ver que na falta de argumentos, desqualificam, simples assim, seus leitores. Achei que podiam um pouco mais que isso. Quando começaram a cortar o contraditório, afinal, se é para ser fodido, façam logo como o tio Rey.

  27. Paula Tejando diz:

    Refazendo o último parágrafo:

    “Triste ver que na falta de argumentos, desqualificam, simples assim, seus leitores. Achei que podiam um pouco mais que isso. Quando começarem a cortar o contraditório nem avisem, afinal, se é para ser fodido, façam logo como o tio Rey.”

  28. Rodrigo Alvares diz:

    Paula: nossos leitores e comentaristas são tão qualificados que raramente deletamos alguma coisa.

  29. Leandro Demori diz:

    Paula,

    Não escrevi em nenhum momento nada que mostre dicotomia entre imprensa brasileira/imprensa estrangeira. Releia.

    E se a Petrobras não considera “pertinente” ter contas bloqueadas por dar calote na Argentina, se acredita que isso é OK e que TU, brasileira e dona da empresa, não espera uma resposta, bem, o blog é seletivo e só responde ao que quer (como tu mesma disse). Logo, é igual à Mídia Má, Feia e Bobona, aquela que está fazendo um complô para destruir o universo conhecido.

    A lógica é desgraçada mesmo, mas é bom se acostumar.

    Bom feriado.

  30. Jefferson Alves diz:

    Leandro.
    Apesar de antes acreditar o contrário, vejo que aprendeste bem na “velha escola” do jornalismo, pois ao invés de um debate sério, prefere desqualificar aqueles que não concordam com tua opinião, fazendo alusões descabidas.
    Aparentemente quem não leu meu comentário foste tu, pois deves ter utilizado um método muito comum aos jornalistas que vocês tanto criticam, ou seja, uma leitura dinâmica seletiva.
    Não concordo com tuas opiniões, porem vou morrer defendendo teu direito de exprimi-las. Deveria ter aprendido essa máxima, se não na faculdade de jornalismo, ao menos nas tuas lides diárias.
    Abraços.

  31. Jefferson Alves diz:

    PS: Concordo com o comentário da Paula, apresentaste uma tese tua e queres que todos concordem com tuas ideias.

    Só sendo muito inocente para acreditar que o blog da Petrobras irá dar à “grande imprensa” mais informações do que eles querem, que sairão discutindo cada minima nota que sair. Eles escolherão com muito cuidado o que publicar. Agora, considerar isso falta de ética ou o que seja, é no minimo risível, pois os jornalistas e os meios de comunicação em geral passaram décadas fazendo isso.

  32. Leandro Demori diz:

    Jefferson:

    “Não concordo com tuas opiniões, porem vou morrer defendendo teu direito de exprimi-las. Deveria ter aprendido essa máxima, se não na faculdade de jornalismo, ao menos nas tuas lides diárias.”

    E tu tá exprimindo tua idéia onde? Ah, sim, neste blog, que não tem moderação e deixa que tu te expresse como quiser. Acho que aprendi a lição antes mesmo que tu tenha pensado nela.

    “Eles escolherão com muito cuidado o que publicar. Agora, considerar isso falta de ética ou o que seja, é no minimo risível, pois os jornalistas e os meios de comunicação em geral passaram décadas fazendo isso.”

    Logo, os jornalistas e meios de comunicação não são anti-éticos?

Comente