Para proteger o laquê, use 200 brigadianos

12:33 | 22/07/09 | Rodrigo Alvares

Brigada montou megaoperação para
proteger Yeda (Correio do Povo)

Menos de uma semana após o protesto em frente à casa da governadora Yeda Crusius, a Brigada Militar montou uma megaoperação no Centro da Capital para evitar possíveis manifestações de sindicalistas. Duas horas antes da chegada de Yeda, que havia confirmado presença em uma solenidade na Universidade Estadual do RS, 200 policiais fizeram um cordão de isolamento para garantir sua proteção.

Foto: Paulo Nunes
02brigad.jpg
“É uma escola de lata aí dentro, magrão?

Pessoas que passavam pelas imediações da Farrapos, Barros Cassal e Alberto Bins foram abordadas pela polícia. ‘Todas as pessoas que estivessem com algum volume saliente, como mochilas ou pacotes, foram revistadas’, admitiu o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Leonel da Rocha Andrade.

A corporação atuou juntamente com dois pelotões do Batalhão de Operações Especiais (Boe), agentes do 11º BPM e da 4ª Companhia do 9º BPM. ‘Essa mobilização é para evitar incidentes que venham a denegrir ou muitas vezes tumultuar a comunidade’, completou Andrade.

O forte aparato de segurança chamou a atenção dos moradores, acostumados com o reduzido número de efetivo na área. O subcomandante-geral da BM, coronel Lauro Binsfeld, negou falta de policiamento e enfatizou que a segurança de Yeda será reforçada.

‘Temos que dar um basta ao movimentos radicais. A Brigada Militar não irá mais tolerar ações de falta de respeito‘, apontou Binsfeld, em referência ao ato do Cpers, na semana passada. O subcomandante afirmou que, a partir de agora, a mesma operação será repetida em todos os atos de governo.”

Melhor questionar de quem vem a falta de respeito no Rio Grande do Sul. Ainda bem que Yeda vai tirar uma semana de férias enquanto os prefeitos imploram ajuda em relação à gripe suína e assim evitar aglomerações no ambiente hermeticamente fechado que é o seu gabinete.

Tags: , , ,

Postado por Rodrigo Alvares, 12:33, 22/07/09, na(s) categoria(s) Desgovernada Yeda. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

22 comentários para “Para proteger o laquê, use 200 brigadianos”

  1. The ment diz:

    ‘Todas as pessoas que estivessem com algum volume saliente, como mochilas ou pacotes, foram revistadas’

    Ah, não falta mais nada MESMO! Vou deixar minha mochila no trabalho quando passar na frente do Palácio Piratini. Se ninguém de lá me roubar a BM enquadra.

  2. estranho diz:

    A BM fará esta operação até ela queimar o filme deles…

    E é muito fácil negar a falta de policiamento, mas o sub nunca passa lá pra provar isso.

  3. Träsel diz:

    Só vi operações desse tipo em Bogotá, Colômbia, perto dos prédios do governo. País em guerra civil contra as Farc e as milícias de fazendeiros.

    Sei não, mas parece que a Brigada Militar está exagerando um pouco. Se ainda fosse na Argentina, onde o povo tem o costume de ir às ruas exigir seus direitos…

  4. vera diz:

    Onde isso vai parar?

  5. Träsel diz:

    Sendo que em Bogotá havia no máximo uns 50 policiais revistando as pessoas em todo entorno dos palácios de governo.

    E o policiamento está em todo lugar da cidade. Certamente não tiraram gente da ronda para fazer a segurança dos políticos, como aqui.

  6. Fróid diz:

    Tá!!! Mas, e quanto aos assaltos, roubo e furtos de automóveis, assassinatos de taxistas e demais crimes….. QUANDO É QUE A BM VAI COMEÇAR A FAZER ALGO?

  7. Sbentenar Container diz:

    - Desmilitarizar a Brigada é uma questão de honra. É uma Policia que serve a governos e não ao estado. Corporação dirigida por Coronéis barrigudos que ganham mais que Generais de Exército.

  8. GBRL diz:

    Tomara que um Brigadiano insatisfeito com o salário e deslocado pra proteção da rainha dê-lhe um tiro nos cornos cobertos de laquê.

  9. Lucio Maciel diz:

    Ta, só esqueceram de noticiar que de ultima hora a Yoda desistiu, e não compareceu alegando “dificuldades na agenda”…

  10. Fábio Carvalho diz:

    Bogotá fez cair a taxa de homicídios (uma das mais altas do planeta) para níveis, digamos assim, brasileiros. No Rio Grande do Sul, segundo a Divisão de Estatística Criminal da Secretaria de Segurança Pública, houve um aumento de cerca de 5% no comparativo entre 2007 (1.572) e 2008 (1.649) no número de assassinatos - latrocínios exclusive. Em 2009, até o dia 21 de julho, foram 925 homicídios. Nesse ritmo, temos chances de novo recorde até o final do ano.

    P.S.: 1) Estatística criminal não é muito considerada entre pesquisadores de violência no Brasil, que preferem comparar dados do DATASUS. 2) Ontem, vi outdoor do governo anunciando mais segurança (em frente à entrada do estacionamento do Bourbon Country), na avenida João Wallig.

  11. Marco diz:

    Sem comentários.

  12. Rodrigo Alvares diz:

    Fábio Carvalho: tem foto desse outdoor?

  13. Fábio Carvalho diz:

    Não. Posso fazer e remeter (hoje não, tô sem equipamento). Quer?

    P.S.: Sou péssimo fotógrafo.

  14. Fábio Carvalho diz:

    Atualização (que todos já sabem): Buchmann foi exonerado.

  15. Edelmar diz:

    200 brigadianos pra proteger a rainha loca… da a volta na redencao, se ver 2 brigadianos vc tah com sorte suficiente pra ganhar na loteria.

  16. Fábio Carvalho diz:

    Cobriram o outdoor da João Wallig com publicidade de uma loja de calçados. :o(

    Deve haver outros pela cidade.

  17. marcelo diz:

    porra, cadê o tal do estado democrático de direito? esses PMs pensam que a gente voltou pra 68?

    a mentalidade desses caras é pré-moderna. o tal porquinho fala em “ações de falta de respeito”, surreal isso. parece que o direito ao protesto e à oposição, essa “novidade” de uns 200 anos ainda não chegou nesse pasto…

  18. Cês querem o q? diz:

    Polícia Militar Tucana é sempre assim! Nunca foi diferente! Pelo fim das polícias militares brasileiras, já!

  19. fernando nunes diz:

    Marcelo, o estado democrático de direito existe para todos e não somente para alguns. A democracía não têm donos, pois o teu direito termina onde inicia o direito de outro. De 64 até hoje pssaram-se mais de 45 anos, tempo suficiênte para se aprender alguma coisa sobre extremistas.Infelizmente, pessoas como vc. merecem a polícia que têm.
    A policia na verdade é o espelho da sociedade local. Se a sociedade é ignorânte(no sentido da intransigência)como a policia que é oriunda do meio poderá ser diferente??? O teu palavreado é só este, imagino a tua forma de protesto. Vai evoluir um pouco para poder ser respeitado homem.

  20. Desentupidora Esgolimp diz:

    sem comentários, já este filme

  21. Mata Cupins diz:

    Desentupimento Descupinização da Desentupidora Abba 24 horas 11 3481-9820 todos os dias da semana inclusive feriados
    http://www.abbapaidobrasil.com.br
    Descupinização e Desentupimento escolha certo é Abba. Uma das empresas novas que mais cresceu em São Paulo. Ligue e descubra porque somos referência no serviços que prestamos.

  22. assistência técnica eletrodomésticos importados diz:

    AAQUITEC Assistência Técnica, Reparo, Conserto, Manutenção, Instalação de Eletrodomésticos Importados das marcas: Viking, Kitchenaid, DCS, Sub-Zero, Wolf, Lofra, Smeg, Kenmore, Whirpool, Jenn-air, Maytag, GE Monogram, LG, Ariston. Ligue: 11 3992-8402.
    http://www.aaquitec.com.br/assistencia-tecnica-importados.html

Comente