Cachorrada

15:58 | 16/01/06 | Gabriel Brust

Recém comecei a ler Cachorros de Palha, do John Gray, e a alegria já está ali na Introdução. O professor de Pensamento Europeu na London School of Economics pratica com maestria o exercício de colocar abaixo algumas certezas, ou melhor, demagogias. Nada mais secular e ingênuo do que o humanismo, afirma ele. Sem entrar no mérito do livro – que no Brasil já foi cooptado pelo fenômeno da filosofia de butique –, o pensamento de Gray é um alento para todos aqueles que crêem na descrença, de uma maneira geral, e não se consideram estúpidos por isso. Há uma cruzada contra o ceticismo em marcha pelas ruas – e confesso que eles já estavam quase me convencendo. De vez em quando tem de vir alguém para nos lembrar que os idiotas são eles e que a crítica pela crítica, no fim, é só o que importa.

Uma entrevista recente feita com Gray pela Época dá uma idéia da coisa:


ÉPOCA - Seus críticos afirmam que o senhor se expressa por meio de afirmações apocalípticas e que suas teses pecam por um catastrofismo que não leva a conclusão alguma.
Gray - Não sou um missionário, um neocristão, um neoliberal, um neocomunista. Não tenho crenças a defender nem trago uma doutrina, um manual de salvação para determinado grupo. Eu só estou interessado em estimular as pessoas a pensar, levando a elas subsídios que lhes sirvam de alertas. Há questões desagradáveis a ser encaradas e meu intuito é ajudá-las nesse processo.

ÉPOCA - Alguma palavra de alento sobre o destino da humanidade?
Gray - Essa não é minha área (risos). Recomendo que as pessoas busquem a religião para isso.

Leia a íntegra da entrevista aqui.

Postado por Gabriel Brust, 15:58, 16/01/06, na(s) categoria(s) Aloprando. Você pode acompanhar os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Deixe um comentário ou coloque um trackback em seu site.

3 comentários para “Cachorrada”

  1. Cesar diz:

    Sou de Curitiba e fiquei curioso com essa repercussão da coluna da Martha Medeiros….li ali embaixo que ela é a favor da remoção de dunas para ter melhor visão dapraia (???????) e que é acha a CHINELIZAÇÃO um sucesso….não li a coluna, mas ela não defende o tal do glamour? não entendi esa parte da chinelização…estou fora do contexto…alguem pode me esclarecer…

  2. Gabriel diz:

    Tente isso: http://www.insanus.org/novacorja/archives/013959.html#13959

  3. ânderson diz:

    estou querendo ler Cachorros de Palha já há algum tempo. tudo indica que é um ótimo livro.

Comente