Processos - Polibio Braga

Como você já está cansado de saber, querido(a) leitor(a), o jornalista Polibio Adolfo Braga está processando Walter Valdevino, um dos blogueiros da Nova Corja, pelo post “Mensalinho gaúcho? Junta os pontos e vai“, escrito pelo blogueiro Rodrigo Alvares.

A Nova Corja, como você também está cansado(a) de saber, defende que tudo seja público, ainda mais quando há grana pública envolvida. Como o processo não corre em segredo de justiça, fizemos esta página com um roteiro para que você entenda o caso. Vamos lá, por ordem dos fatos:

1) Post “Mensalinho gaúcho? Junta os pontos e vai” (25/06/08) - Post de Rodrigo Alvares que Polibio Braga alega ter ofendido sua “honra e reputação” e atingido “diretamente a sua honra pessoal, o decoro, a credibilidade, o patrimônio jornalístico e prestígio do Autor perante a sociedade“.

2) Post “Caso de polícia” (27/06/08) - Polibio Braga envia um email para Rodrigo Alvares pedindo seu endereço para lhe “enviar um livro“. Diante da recusa, Polibio faz a ameaça clássica:

““De: POLIBIO BRAGA (polibiob@plugin.com.br)
Enviada: sexta-feira, 27 de junho de 2008 22:32:48
Assunto: RE: Pedido

Eu vou te achar, cara. Não adianta te esconder. Algum amigo teu vai abrir a boca e contar para onde foste depois que saíste da Cauduro, da Coletiva, da Folha…

Polibio Braga”

3) Post “Tu não faz idéia de onde eu estou, Políbio” (30/06/08)- Rodrigo Alvares registra Boletim de Ocorrência por Ameaça (Artigo 147 do Código Penal).

4) Post “Polibio Adolfo Braga finalmente nos proce$$a” (01/07/08) - Polibio Braga entra com dois processos contra Walter Valdevino.

5) Post “Polibio Adolfo Braga nos proce$$a II” (02/07/08) - Polibio Braga concede entrevista ao Portal Imprensa. Primeiramente, nega que tenha entrado com qualquer processo:

PI - O senhor está movendo um processo contra os blogueiros do Nova Corja?
PB - Não sei nada sobre isso.
PI - É que eles publicaram no blog a respeito disso.
PB - Ah, botaram?
PI - Qual é o motivo do processo?
PB - Eu não quero falar sobre isso.”

Diante da afirmação da repórter de que o processo veio a público, Polibio confirma o processo e diz que está processando Walter Valdevino porque não conseguiu encontrar Rodrigo Alvares:

PI - O senhor está processando o Walter Valdevino, mas eu não encontrei nenhum post dele sobre o senhor…
PB - Ele é o responsável pela publicação.
PI - Não é o jornalista Rodrigo Alvares?
PB - Não, esse é o que assinou. Esse é fugitivo, eu não consigo encontrá-lo. Então, fiz uma pesquisa e identifiquei o responsável pela publicação.”

6) Post “Polibio Adolfo Braga nos proce$$a III” (09/07/08) - A íntegra do processo.

7) Post “Polibio Adolfo Braga nos proce$$a IV” (10/07/08) - Todos os trechos do processo que Polibio Braga e seu advogado, Romeu Bequer Carlos, copiaram integralmente - e mantendo os erros de português - de sites na internet com modelos de petição.

8) Post “Polibio Adolfo Braga nos proce$$a V” (21/08/08) - Marcada audiência de conciliação (terceiro processo) para o dia 23 de setembro de 2008, às 15h30.

9) Post “Processo do sr. Polibio Adolfo Braga” (15/10/08) - “…Ante o exposto, forte no art. 395, inc, I, do CPP (coma a redação da Lei 11.719/08), rejeito a queixa-crime, por inépcia. Condenado o querelante ao pagamento das custas processuais, e em honorários que arbitro em favor do patrono do querelado - que se fez acompanhar de Defensor na audiência conciliatória prévia - em R$500,00, forte no art. 20, parágrafo 4º, co CPC.